INTRODUÇÃO
No cenário pedagógico o movimento físico é central para o desenvolvimento das. No entanto, experiências relacionadas ao movimento e outras atividades corporais, como brincar e dançar, geralmente apresentam contradições e dilemas para os educadores da primeira infância.
Como modo de aprendizado, o movimento sofreu uma existência questionável, apesar das evidências de pesquisas e teorias de apoio, que fornecem boas razões para a inclusão do movimento nos currículos dos primeiros anos. "Movimento e dança na vida das crianças" examina o local do movimento na vida das crianças e aborda o movimento como forma de expressão, substituindo assim a dependência dos modos de expressão linguística e honrando a ação do corpo (SANSOM, 2011).
Em consonância com as competências e habilidades relacionadas com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) para o eixo corpo, gestos e movimentos (BRASIL, 2019): “Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno,[...], um movimento dado através do programa de dança é uma maneira de abrir as portas para inúmeros benefícios e oportunidades culturais.
Criar contextos para a aprendizagem enriquece as crianças e oferece-lhes diferentes oportunidades para entender e negociar o mundo. A integração curricular inclusiva e a participação dos pais e da comunidade são componentes importantes de uma experiência em artes culturais que aprofundam o repertório de comportamento e respostas das crianças ao mundo. Os profissionais de educação infantil são incentivados a explorar de maneira criativa sua comunidade e a desenvolver ricas experiências de aprendizado cultural para crianças.
MATERIAL E MÉTODOS
O método utilizado para a elaboração deste trabalho foi o uso de pesquisa bibliográfica investigativa qualitativa, baseando-se artigos científicos e livros que abordam o tema supracitado, concebendo uma análise histórica e as análises dos autores.
DESENVOLVIMENTO
Os primeiros anos de vida da criança são críticos para desenvolvimento e domínio do movimento. A aquisição da habilidade de movimentar-se é baseada no desenvolvimento sequencial e dependem de múltiplos recursos internos e fatores externos (biológicos, psicológicos, sociais, motivacional, cognitivo etc.) e o processo de aquisição ocorre através de uma variedade de experiências. Essas habilidades permitem que as crianças interajam e explorarem seu ambiente.
Existem muitos links entre a aprendizagem e movimento. Movimento e linguagem são formas de comunicação e auto expressão. A linguagem corporal é um método distinto de comunicação, e acredita-se que “Ideias e sentimentos expressos em palavras realmente começam no corpo[...]. Antes de você escrever ou falar, existe uma resposta física” (MINTON 2003, 37). Frequentemente ouvimos que nossos corpos expressam mais do que nossas palavras durante a comunicação com os outros.
O aprendizado explícito pode ser mais rápido que o aprendizado através da experiência física, mas o último tem um significado maior para as crianças e fica com elas por mais tempo. Existem muitas razões para isso, incluindo o fato de que o aprendizado implícito cria redes neurais no cérebro e emprega mais sentidos (BLOCK, 2001). Outra razão pode ser que o aprendizado implícito seja simplesmente mais divertido!
A BNCC (BRASIL, 2019) ajuda a compreender a concepção de prática corporal, para além do exercício, mas como composição textual, que portanto, pode ser escrita e reescrita, lida e relida, empregando condições inovadoras e criativas. Aqueles que educam fisicamente crianças pequenas estão preocupadas com o tipo de atividades de movimento que devem ser incluídas para desenvolver as habilidades motoras fundamentais das crianças.
De acordo com Gallahue e Ozmun (1998), o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades motoras fundamentais é essencial porque através deles as crianças exploram o mundo. Durante a infância deve ser colocada no processo de aprendizagem essas habilidades. Segundo as diretrizes propostas pela BCNN (BRASIL, 2019) dentro do eixo “Corpo, gestos e movimentos” temos como parâmetros:
"Na primeira infância, o corpo e? o instrumento expressivo e comunicativo por excelência, que serve de suporte para o desenvolvimento emocional e mental, sendo essencial na construção de afetos e conhecimento. Esse campo destaca experiências nas quais o CORPO, os GESTOS e os MOVIMENTOS constituem linguagens das quais as crianças, desde cedo, fazem uso, e que as orientam em relação ao mundo. [...] O(a) professor(a) escolhe práticas a serem promovidas com as crianças, referenciadas em sua formação, na proposta pedagógica da instituição e na sua observação e escuta dos interesses, desejos e necessidades das crianças.
As atividades criativas podem fornecer oportunidades para uma criança aprender em muitos níveis além do intelectual. Em uma atividade que envolva a movimentação, as crianças estão aprendendo a usar suas próprias experiências e observações como base para o conhecimento. Dar às crianças o espaço físico e emocional para explorar as partes internas de si mesmas, sem saber se eles estão certos ou errados permite que eles integrem seu senso de si com o material que eles estão aprendendo na escola (GRISS, 1998, pp. 5-6).
O movimento criativo como uma abordagem holística no ensino e aprendizagem poderia estimular o desenvolvimento do pensamento criativo, poderia ser um método para ensinar e aprender o pensamento criativo, e possibilita a transferência do pensamento criativo de uma modalidade não-verbal (movimento) para outra modalidade não verbal (desenho).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O corpo se torna um instrumento capaz de expressar uma linguagem, que pode ser relacionada com outras linguagens, sendo algo interdisciplinar, como a ampliação de sua bagagem cultural e sua compreensão do meio, no entanto, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) relata que a falta de movimento nas práticas escolares durante a primeira infância afeta relativamente na efetivação das práticas pedagógicas e as competências gerais propostas. Dentro da proposta a BNCC apresenta como Eixos Estruturantes os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças:
(1)Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais; (2) Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia; (3) Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens; (4) Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
No intuito de alcançar o desenvolvimento das habilidades e competências dentro desse campo de experiências, o projeto pedagógico se torna imprescindível para a tomada de decisão que comtemplem situações em contextos de aprendizagem com brincadeiras, dança e dramatização. Brincar de explorar o espaço com o corpo promovem o desenvolvimento das habilidades e se tornam muito atrativas para as crianças pois envolvem diferentes formas de movimentos, dinâmicas de forma a construir a sua percepção sobre o espaço, planos e formas, delimitando seus referenciais. Brinca cria a representatividade cotidiana e de fantasias presentes na imaginação e nas histórias apresentadas pelo próprio docente no ambiente escolar ou em outros espaços não formais, como representações teatrais.
O contexto da dança se relaciona com as festividades, momentos culturais que marcam situações específicas e significativas culturais e de uma comunidade. Através da dança, a criança, como a música, o som, uma ideia, consegue criar movimentos e expressões gestuais, na medida em que explora o espaço sozinha ou interagindo com os seus colegas. As expressões corporais são trabalhadas quando as crianças são oportunizadas a criar movimentos livremente. O enredo também e? importante. A dança representando rituais, um baile, uma escola de samba, ou imitando os movimentos de um animal ou imitando um personagem possibilita a? criança explorar seu corpo através da encenação de realidades fantasiosas dentro de contextos culturais importantes da sociedade.
O teatro também deve ser uma experiência integrada as demais experimentações vividas pelas crianças. Numa apresentação teatral e? possível notar a expressão corporal. A aprendizagem teatral, além do brincar de faz de conta, também possibilita as crianças aprender lidar com palavras e imagens que estão relacionadas com o contexto da contação e assim, elas podem começar a construir, juntamente com o auxílios dos docentes, roteiros para histórias conhecidas, situações improvisadas ou criações coletivas, estimulando sua a imaginação.
Ao usar a atividade de dança e movimento, as crianças são mais facilmente motivadas por diferentes conteúdos de aprendizagem. Essa abordagem também traz as ideias mais complicadas e conceitos menos compreensíveis mais próximos das crianças. Um progresso notável é feito ao estabelecer relações interpessoais entre crianças; a relação entre a escola, professor e criança são mais genuínos depois de usar esses métodos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O jogo e o movimento fazem com que as crianças se sintam bem; eles estão conectados com emoções positivas. Professores que estão implementando atividades criativas de movimento e relaxamento, entre outras na pré-escola e escola primária, afirmam que as crianças estão gritando menos e são menos agressivas durante esse tipo de trabalho. Ao se mover criativamente em um grupo, as crianças se mantem mais relaxadas, agradáveis, cooperam e entendem melhor os assuntos.
Métodos criativos de movimento, dança e educação para relaxamento podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade criativa de uma criança, razão pela qual é necessário torná-la um elemento da educação de hoje. O movimento criativo e o método de dança, como um desses abordagens, permite às crianças expressão e expressão cinestésica através das artes.
O uso deste método tem efeitos positivos importantes em todos os campos do desenvolvimento infantil: os aspectos socioemocionais, cognitivo e psicomotor, assim como em crianças com necessidades especiais e crianças inquietas e hiperativas. O método de ensino através da brincadeira e do movimento criativo possibilita todas as condições preliminares para uma educação bem-sucedida, bem como aprender e ensinar.
Podemos concluir que a expressão através da dança e do movimento criativo é importante para um desenvolvimento social, emocional, físico, motor e intelectual da criança. A dança e o movimento criativo estimulam o desenvolvimento geral do motor e habilidades, principalmente coordenação de movimento, orientação no tempo e no espaço, equilíbrio e velocidade, resistência e precisão. É importante enfatizar que a dança tem um efeito positivo na autoestima da criança, nas relações sociais e emocionais de um grupo, e uma compreensão mais fácil do mundo.
REFERÊNCIAS
BLOCK, B.A. Literacy through movement: An organizational approach. Journal of
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: nov. 2019.
FILGUEIRAS, I. P. A Criança e o Movimento – questões para pensar a prática pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Disponível em: https://avisala.org.br/index.php/assunto/conhecendo-a-crianca/a-crianca-e-o-movimento-questoes-para-pensar-a-pratica-pedagogica-na-educacao-infantil-e-no-ensino-fundamental/
GALLAHUE, D. OZMUN, J. Understanding Motor Development. Infants, Children, Adolescents, Adults. New York: McGraw-Hill, 1998.
Physical Education, Recreation & Dance 72 (1): 39–48, 2001.
SANSOM, Adrienne N. Movimento e dança na vida de crianças pequenas: cruzando a divisão. Contrapontos: estudos da teoria pós-moderna da educação. Volume 407, 2011.
SILVA, Audrey Debei da. Teorias e práticas do currículo / Audrey Debei da Silva, Claudia Aparecida Morgado Soares, Rosângela de Oliveira Pinto. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2017. 192 p.
TATIT, Diana Ribeiro. Corpo e movimento. Londrina :Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.192 p.
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