INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca informar a importância e o avanço das redes sociais como um meio de empreender e realizar vendas na internet. As redes sociais são formas de gerar um marketing empresarial e mostrar seus produtos para que seu público alvo se interesse.
O escopo principal é definir como as vendas onlines crescem cada vez mais e tem um numero significativo para as empresas. Tendo em vista esse conceito, as redes sociais ou mídias sociais estão alavancando cada vez mais o desenvolvimento empresarial por meio dessas vendas. Esse é um modo de empreender e tornar a vida do cliente mais prática.
As redes sociais vêm tomando conta e se expandido cada vez mais nesse ramo. É muito importante compreender essa importância e evoluir para que sua empresa cresça cada vez mais por meio delas. As principais redes sociais mais utilizadas hoje são: Facebook e Instagram, ambas são usadas para divulgar seu trabalho, mercadoria e outros. Muitas pessoas dependem desse trabalho de divulgação para sobreviver.
Com isso, busca-se entender as formas que o empreendedor pode utilizar das redes sociais para realização de seu negócio. Para tanto, foi proposto como objetivo geral, compreender o processo de realização de negócios com a utilização de Redes Sociais. Tendo como objetivos específicos, conceituar empreendedorismo e empreendedor, caracterizar as redes sociais, e explicar como o empreendedor poderá se beneficiar da utilização das Redes Sociais.
Essa pesquisa é relevante para mostrar que com o avanço acelerado das tecnologias da informação e comunicação – TIC´s, e o uso das redes sociais, pelos empreendedores, como meio de divulgação e realização de negócios é condição importante para a sustentabilidade e desenvolvimento desse negócio nos dias atuais.
MATERIAL E MÉTODOS
O método utilizado para a realização deste trabalho foi à revisão bibliográfica com base nas leituras de alguns sites selecionados da internet, artigos científicos, revistas online e em livros que discorriam sobre o tema abordado. Além disso, foi utilizado um contexto histórico, para que o assunto fosse decorrido com mais facilidade e ser bem explicado e compreendido.
DESENVOLVIMENTO
Há alguns motivos por trás de uma pessoa que deseja começar a empreender, e mesmo que seja difícil definir o que é ser uma pessoa empreendedora, tendo uma observação mais atenta sobre o empreendedorismo, podem-se achar várias considerações que se referem a outros conceitos diversificados (OLIVEIRA 1995, apud FUZETTI, s.d.).
Empreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal (SEBRAE, 2007, apud CUSTÓDIO, et all. 2011,).
Em uma de suas obras, Schumpeter se dedicou para ressaltar a importância do empreendedor no processo de inovação, dizendo que ele é o responsável pelo processo de realizar novas combinações, listando como exemplo, a abertura de um novo mercado, a conquista de uma nova fonte de matérias-primas, na introdução de um novo bem ou produto (SCHUMPETER, 1982, apud FUZETTI, s.d.).
Hoje os empreendedores não são mais vistos apenas como provedores de mercadorias desinteressantes e que são movidos unicamente por lucro a curto prazo. Ao contrário, são pessoas que energizam, que assumem riscos necessários em uma economia em crescimento e produtiva. São pessoas que geram empregos, e que introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico (SEBRAE, 2007, apud CUSTÓDIO, et all. 2011). Podendo seguir a linha de pensamento de Bueno, podemos entender que o empreendedorismo é:
A capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacte no cotidiano das pessoas (BUENO, 2019, s.p.).
Segundo Costa, o Brasil depende muito de uma população empreendedora, e é preciso dar suporte para que essas empresas possam crescer com consistências e oferecer mais oportunidades de trabalho, tendo o Governo um grande desafio que é fazer com que essas empresas fiquem formalizadas, e para isso acontecer teria que diminuir os impostos e oferecer certas garantias para esses empresários (COSTA, 2009).
Com o avanço da tecnologia, de novos meios de comunicação e informação, e com a chamada era digital trouxe novas oportunidades para os empreendedores, tendo em vista novas possibilidades de realizar negócios, comercializar produtos, a divulgação de uma forma mais pratica, rápida e mais barata.
Quando há a maximação de oportunidades, podem ser criados negócios de sucesso, e as redes sociais são essenciais para os donos de negócios, levando em conta que no inicio de um novo empreendimento, o próprio empreendedor não está em busca somente de recursos, locais para instalação ou dinheiro, mas principalmente de conselho, informação e também confiança (BIRLEY, 1985).
Uma boa ajuda, um conselho confiável, até certo ponto, pode ser obtido através de redes sociais que podem ser elas formais ou não, de um pequeno negócio ou de uma multinacional. Pode dizer que, uma rede se assemelha com uma teia, é um conjunto de nós interconectados, e esse nós são pontos de intersecção de linhas (CASTELLS, 1999). Se um ponto ou um nó de uma rede for um de um ator social, se tem uma rede social (Social Network). Sendo esse um conceito ligado à área da sociologia, que tem sido utilizado em diversos campos e níveis organizacional (LOPES, 2004).
As redes sociais são essenciais como um meio de empreender, por se tratar de um local onde fornecem oportunidades, obtenção de recursos, como também a facilitação da utilização de outros recursos, que são essenciais também para a vantagem competitiva (BARNIR et al., 2002). Novos negócios são criados por empreendedores motivados e que tenham em vista um nicho de oportunidades, para obtenção de oportunidades.
São diversos os fatores que influenciam os resultados dentro de uma empresa, e na área de vendas principalmente. Sendo as novas tecnologias grandes aliada na mudança de como os clientes veem e avaliam as empresas, e que por isso elas precisam se adaptar nesse novo contexto de negócios (JASMAND et al., 2012).
Segundo o site UOL, as melhores redes sociais para se empreender é o Instagram, Facebook, Twitter, GOOGLE+ e o Youtube (UOL, s.d., s.p.). Sendo essas redes as mais utilizadas no mundo, podendo ser utilizadas de diversas formas possíveis.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
É visto que diante de todas as pesquisas feitas é mais entender que vendas online aumentam de forma brusca, e só tende a aumentar. Conforme André Dias, diretor executivo do Compre & Confie:
O smartphone tornou-se um ativo praticamente indispensável em nossas vidas, ganhando também cada vez mais relevância para as compras online. Por isso, consumidores estão investindo em aparelhos cada vez mais rápidos e modernos, o que ajudou no aumento de 25% do tíquete médio para esta categoria no período (CORDEIRO VIRTUAL).
As redes sociais ou podendo chamar também de mídias sociais, são os principais meios para que um empreendedor possa crescer, e poder vender seus produtos ou serviços, principalmente pelo fato de hoje as pessoas poder utilizá-las de forma prática e fácil, apenas nas palmas das mãos, com smarthphones. A imagem a seguir mostra como a prática das vendas online cresce.
COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA
FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS
Avenida Governador Roberto Silveira, nº 910
Bom Jesus do Itabapoana-RJ CEP: 28.360-000
Site: www.famescbji.edu.br
Telefone: (22) 3831-5001
O conteúdo de cada trabalho é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A reprodução dos textos é autorizada mediante citação da fonte.