O AVANÇO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO UM MEIO DE EMPREENDER POR VENDAS ONLINE

  • Autor
  • Sérgio Elias Istoe
  • Co-autores
  • Larissa de Oliveira Fumian Rezende , Roberta Machado Rocha
  • Resumo
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    O AVANÇO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO UM MEIO DE EMPREENDER POR VENDAS ONLINE

     

     

     

    INTRODUÇÃO

     

    O presente trabalho busca informar a importância e o avanço das redes sociais como um meio de empreender e realizar vendas na internet. As redes sociais são formas de gerar um marketing empresarial e mostrar seus produtos para que seu público alvo se interesse.

    O escopo principal é definir como as vendas onlines crescem cada vez mais e tem um numero significativo para as empresas. Tendo em vista esse conceito, as redes sociais ou mídias sociais estão alavancando cada vez mais o desenvolvimento empresarial por meio dessas vendas. Esse é um modo de empreender e tornar a vida do cliente mais prática.

    As redes sociais vêm tomando conta e se expandido cada vez mais nesse ramo. É muito importante compreender essa importância e evoluir para que sua empresa cresça cada vez mais por meio delas. As principais redes sociais mais utilizadas hoje são: Facebook e Instagram, ambas são usadas para divulgar seu trabalho, mercadoria e outros. Muitas pessoas dependem desse trabalho de divulgação para sobreviver.

    Com isso, busca-se entender as formas que o empreendedor pode utilizar das redes sociais para realização de seu negócio. Para tanto, foi proposto como objetivo geral, compreender o processo de realização de negócios com a utilização de Redes Sociais. Tendo como objetivos específicos, conceituar empreendedorismo e empreendedor, caracterizar as redes sociais, e explicar como o empreendedor poderá se beneficiar da utilização das Redes Sociais.

    Essa pesquisa é relevante para mostrar que com o avanço acelerado das tecnologias da informação e comunicação – TIC´s, e o uso das redes sociais, pelos empreendedores, como meio de divulgação e realização de negócios é condição importante para a sustentabilidade e desenvolvimento desse negócio nos dias atuais. 

     

     

    MATERIAL E MÉTODOS

     

    O método utilizado para a realização deste trabalho foi à revisão bibliográfica com base nas leituras de alguns sites selecionados da internet, artigos científicos, revistas online e em livros que discorriam sobre o tema abordado. Além disso, foi utilizado um contexto histórico, para que o assunto fosse decorrido com mais facilidade e ser bem explicado e compreendido.

     

     

    DESENVOLVIMENTO

               

    Há alguns motivos por trás de uma pessoa que deseja começar a empreender, e mesmo que seja difícil definir o que é ser uma pessoa empreendedora, tendo uma observação mais atenta sobre o empreendedorismo, podem-se achar várias considerações que se referem a outros conceitos diversificados (OLIVEIRA 1995, apud FUZETTI, s.d.).

     

    Empreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal (SEBRAE, 2007, apud CUSTÓDIO, et all. 2011,).

     

    Em uma de suas obras, Schumpeter se dedicou para ressaltar a importância do empreendedor no processo de inovação, dizendo que ele é o responsável pelo processo de realizar novas combinações, listando como exemplo, a abertura de um novo mercado, a conquista de uma nova fonte de matérias-primas, na introdução de um novo bem ou produto (SCHUMPETER, 1982, apud FUZETTI, s.d.).

    Hoje os empreendedores não são mais vistos apenas como provedores de mercadorias desinteressantes e que são movidos unicamente por lucro a curto prazo. Ao contrário, são pessoas que energizam, que assumem riscos necessários em uma economia em crescimento e produtiva. São pessoas que geram empregos, e que introduzem inovações e estimulam o crescimento econômico (SEBRAE, 2007, apud CUSTÓDIO, et all. 2011). Podendo seguir a linha de pensamento de Bueno, podemos entender que o empreendedorismo é:

     

    A capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacte no cotidiano das pessoas (BUENO, 2019, s.p.).

     

     

    Segundo Costa, o Brasil depende muito de uma população empreendedora, e é preciso dar suporte para que essas empresas possam crescer com consistências e oferecer mais oportunidades de trabalho, tendo o Governo um grande desafio que é fazer com que essas empresas fiquem formalizadas, e para isso acontecer teria que diminuir os impostos e oferecer certas garantias para esses empresários (COSTA, 2009).

    Com o avanço da tecnologia, de novos meios de comunicação e informação, e com a chamada era digital trouxe novas oportunidades para os empreendedores, tendo em vista novas possibilidades de realizar negócios, comercializar produtos, a divulgação de uma forma mais pratica, rápida e mais barata.  

    Quando há a maximação de oportunidades, podem ser criados negócios de sucesso, e as redes sociais são essenciais para os donos de negócios, levando em conta que no inicio de um novo empreendimento, o próprio empreendedor não está em busca somente de recursos, locais para instalação ou dinheiro, mas principalmente de conselho, informação e também confiança (BIRLEY, 1985).

    Uma boa ajuda, um conselho confiável, até certo ponto, pode ser obtido através de redes sociais que podem ser elas formais ou não, de um pequeno negócio ou de uma multinacional. Pode dizer que, uma rede se assemelha com uma teia, é um conjunto de nós interconectados, e esse nós são pontos de intersecção de linhas (CASTELLS, 1999). Se um ponto ou um nó de uma rede for um de um ator social, se tem uma rede social (Social Network). Sendo esse um conceito ligado à área da sociologia, que tem sido utilizado em diversos campos e níveis organizacional (LOPES, 2004).

    As redes sociais são essenciais como um meio de empreender, por se tratar de um local onde fornecem oportunidades, obtenção de recursos, como também a facilitação da utilização de outros recursos, que são essenciais também para a vantagem competitiva (BARNIR et al., 2002). Novos negócios são criados por empreendedores motivados e que tenham em vista um nicho de oportunidades, para obtenção de oportunidades.

    São diversos os fatores que influenciam os resultados dentro de uma empresa, e na área de vendas principalmente. Sendo as novas tecnologias grandes aliada na mudança de como os clientes veem e avaliam as empresas, e que por isso elas precisam se adaptar nesse novo contexto de negócios (JASMAND et al., 2012).

    Segundo o site UOL, as melhores redes sociais para se empreender é o Instagram, Facebook, Twitter, GOOGLE+ e o Youtube (UOL, s.d., s.p.). Sendo essas redes as mais utilizadas no mundo, podendo ser utilizadas de diversas formas possíveis.

     

     

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

     

              É visto que diante de todas as pesquisas feitas é mais entender que vendas online aumentam de forma brusca, e só tende a aumentar. Conforme André Dias, diretor executivo do Compre & Confie:

     

    O smartphone tornou-se um ativo praticamente indispensável em nossas vidas, ganhando também cada vez mais relevância para as compras online. Por isso, consumidores estão investindo em aparelhos cada vez mais rápidos e modernos, o que ajudou no aumento de 25% do tíquete médio para esta categoria no período (CORDEIRO VIRTUAL).

     

    As redes sociais ou podendo chamar também de mídias sociais, são os principais meios para que um empreendedor possa crescer, e poder vender seus produtos ou serviços, principalmente pelo fato de hoje as pessoas poder utilizá-las de forma prática e fácil, apenas nas palmas das mãos, com smarthphones.  A imagem a seguir mostra como a prática das vendas online cresce.

    Palavras-chave

  • Mídias Sociais; Empreendedor; Vendas online
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Ciências Sociais e Aplicadas
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Essa publicação reúne as produções científicas de discentes, docentes e pesquisadores dos cursos de graduação da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC, unidade de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, participantes da V Expociência Universitária do Noroeste Fluminense, com a temática: Os impactos da pandemia nas relações sociais, jurídicas e de saúde, realizada entre 21 e 23 de outubro de 2020.

Em sua 5º edição, o evento se destina, fundamentalmente, o propósito de se criar, na Instituição, um lugar de intercâmbio científico e cultural entre os pares, privilegiando-se uma discussão sobre as teorias interdisciplinares que ganham expressão no debate acadêmico contemporâneo.

Nessa edição os trabalhos apresentados envolvem àreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Estudos Interdisciplinares. Tal fator resultou na apresentação de 204 (duzentos e quatro) trabalhos de pesquisa apresentados a seguir. Acreditamos que a discussão ampliada, que inclua os diversos atores envolvidos nas diversas áreas, e, entendendo que existe uma abordagem interdisciplinar, esperamos contribuir para o fomento do saber acadêmico científico, viabilizando um espaço à divulgação de resultados de pesquisas relevantes para a formação do licenciando, bacharel, e do pesquisador da área e de áreas afins.

Por outro lado, queremos destacar que foi imprescindível a atuação coletiva na organização deste evento, que contou com a participação do corpo diretivo, das coordenações de curso, docentes e discentes. Sem o interesse de todos, a dedicação e a responsabilidade principalmente dos funcionários técnicos administrativos envolvidos, não seriam atingidas a forma e a qualidade necessárias ao sucesso da atividade. 

A Expociência representa um espaço significativo e verdadeiro de troca de experiências e de oportunidade de conhecer a produção científica de forma interdisciplinar e coletiva.

Boa leitura a todos!

 

 

Profª. Mª. Neuza Maria da Siqueira Nunes

Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Metropolitana São Carlos

COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA 

Direção Geral
Dr. Carlos Oliveira Abreu

Direção Acadêmica
Dra. Fernanda Castro Manhães

Direção Administrativa
Sr. Carlos Luciano Bieli Henriques

Assessoria Acadêmica
Me. Edyala de Oliveira Brandão Veiga

Coordenação de Extensão Universitária
Ma. Neuza Maria de Siqueira Nunes

Coordenação de Monitoria, Pesquisa e TCC
Dr. Tauã Lima Verdan Rangel

Coordenação do Curso de Administração
Me. Sérgio Elias Istoé

Coordenação do Curso de Direito
Ma. Geovana Santana da Silva

Coordenação do Curso de Enfermagem
Me. Roberta Silva Nascimento

Coordenação do Curso Medicina
Dr. Antônio Neres Norberg
Dra. Bianca M. Mangiavacchi (Ciclo Básico)
Dra. Lígia C. Matos Faial (Ciclo Clínico)

Coordenação do Curso de Gestão em Recurso Humanos
Me. Fernando Xavier de Almeida

Coordenação do Curso de Gestão Hospitalar
Me. Sérgio Elias Istoé

Secretaria Acadêmica
Espa. Danila Ferreira Cardoso

Setor Financeiro
Sra. Bruna de Souza Vieira

Núcleo de Apoio Psicopedagógico
Ma. Vânia Márcia Silva do Carmo Brito

Setor de Recursos Humanos
Espa. Edimara Bizerra da Silva

 

ORGANIZAÇÃO E EDITORAÇÃO
Dra Bianca Magnelli Mangiavacchi
Ma. Neuza Maria de Siqueira Nunes
Srta. Amanda Passalini de Almeida

FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS

Avenida Governador Roberto Silveira, nº 910

Bom Jesus do Itabapoana-RJ CEP: 28.360-000

Site: www.famescbji.edu.br

Telefone: (22) 3831-5001

 

 

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