O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO E SUA UTILIZAÇÃO DO MARKETING DIGITAL PARA O ALCANCE DOS CLIENTES

  • Autor
  • Lucas Figueiredo Oliveira Jana
  • Co-autores
  • Gustavo Delatorre de Freitas Louzada , Sérgio Elias Istoe
  • Resumo
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    O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO E SUA UTILIZAÇÃO DO MARKETING DIGITAL PARA O ALCANCE DOS CLIENTES.

     

    INTRODUÇÃO

     

                Nesta pesquisa foi abordado o crescimento do comercio eletrônico e como ele veio para ajudar no empreendedorismo, além disso, será falado do Marketing Digital e como ele vem sendo usado para a divulgação das empresas e negócios. A possibilidade de negociar e fazer vendas pela internet foi um dos grandes motivadores para as empresas investirem em peso no setor de tecnologia da informação, o e-commerce que é a palavra usada para designar este comércio eletrônico, veio para ajudar as organizações a atingir mais clientes, conhecerem mais os que estes clientes necessitam, proporcionando agilidade nas negociações e atingindo as vendas planejadas.

                Existe uma forte tendência, cada vez maior, de se adotar o comércio eletrônico como o principal meio de se atingir os consumidores de quase todos os tipos de produtos e serviços. A forma como se chega a eles é por meio do marketing digital, que é o marketing que se utiliza dos vários meios para atingir seus clientes e futuros clientes, internet, Facebook, propagandas em ferramentas como o Google, dentre outros.

                Para a realização da pesquisa, foi proposta a seguinte questão problema: Como as organizações podem se utilizar do marketing digital para melhorar seu desempenho no comércio eletrônico? Para responder a esta questão foi proposta o seguinte objetivo geral: Compreender o funcionamento do e-commerce e o uso do marketing eletrônico como meio para ampliar as vendas das organizações.

    Justifica-se a proposta desta pesquisa, pois tem um caráter bastante atual e foi a forma como muitas organizações conseguiram passar pelo problema da pandemia sem muitos prejuízos.

     

     

    MATERIAL E MÉTODOS

     

    A pesquisa tem caráter qualitativo, exploratório, onde serão utilizadas informações em livros e artigos científicos que estão disponíveis na internet.

    O método utilizado para a realização deste trabalho foi a revisão bibliográfica com base em leituras de alguns sites selecionados da internet, arquivos científicos e em livros que discorriam sobre o tema abordado. Além disso, foi utilizada uma visão histórica, para que fosse mais bem explicado e compreendido sobre o presente assunto.

     

     

    DESENVOLVIMENTO

               

    E-commmerce é a abreviação de Eletronic Commerce, (Comércio Eletrônico) traduzindo para nosso português. Essa letra “e” designada para Internet. Define que o “comércio eletrônico (CE) como qualquer negócio transacionado eletronicamente, no qual estas transações ocorrem entre dois parceiros de negócio ou entre um negócio e seus clientes”. (AZEVEDO, 2013)

                Muitos ramos da economia estão associados a esse comércio, o que motiva as empresas a investirem nessa estratégia. Inicialmente, foram vendidos mais CDs, livros e outros produtos físicos com características tangíveis, mas agora, com a nova tendência desse mercado, tudo é vendido pela Internet. (DINIZ, 2011)

    O surgimento veio como um modo diferente para todas as organizações. Um avanço para fora da loja física, da cidade. Vendas feitas para outras cidades, sem o cliente sair da própria casa, com toda a comodidade.

                Devido ao seu incrível crescimento e redução nas áreas de negócios, o comércio pela Internet tornou-se uma boa opção para lojistas de todo o mundo, e também permite que os consumidores comprem produtos e /ou serviços de diferentes lugares do planeta, o que antes da existência desta tecnologia, era considerado quase que impossível, pois a empresa só poderia atender clientes em áreas próximas à matriz. (AZEVEDO, 2013, s.p.)

                O espaço na internet para o comercio eletrônico foi feito para todos, não envolve tamanho da organização, podendo ser pequena, media ou grande. E vem evoluindo nos tipos de produtos, vende-se tudo, coisas novas e até mesmo usadas.

     

    O comercio eletrônico em território nacional vem tendo ótimo desempenho, vendas no Brasil aumentaram 500 milhões de reais em 2001, ultrapassará 13 bilhões de reais em 2010. Ele cresceu mais de 2.300% em apenas dez anos. Outro indicador extremamente otimista de que o número de consumidores online tenha crescido foi o aumento de 1 milhão em 2001 para 23 milhões em 2010.(DINIZ, 2011, s.p.)

     

    Existem empresas totalmente digitais e as que estão passando para digitais. Empresas que usam o seu sistema de informação eletrônico auxiliando seus processos de negocio, ela é um empresa que usa o e-business.

    Tudo que acontece na organização desde o momento em que o cliente pesquisa, compra e recebe o seu produto, ai também se engloba o atendimento aos clientes, colaboração com parceiros de negócios e transações eletrônicas dentro de uma organização.

    As principais vantagens é tornar a comunicação mais rápida, reduzir custos, permitir uma rápida consulta de diferentes fornecedores e preços, aumenta a integração entre áreas e processos empresariais, traz mais agilidades para a tomada de decisão, aumenta a transparência da empresa.

    O SEBRAE relacionou como as principais vantagens do e-commerce:

    Promoção – a divulgação dessas propagandas em uma multiplicidade de locais na internet, dos e-mails a sites de busca, redes sociais, sites de compras, etc.

    Marketing de Relacionamento – atendimento bem feito ao cliente, utilizando de canais de respostas rápidas, sendo utilizado também para conhecer melhor o perfil do cliente.

    Mobilidade – em um mundo em que os smartphones tomaram conta de tudo, um computador na palma da mão com acesso rápido e a qualquer tempo, as lojas virtuais tem que se adaptar a eles, potencializando suas vendas.

    Segundo sites de economia as principais desvantagens são:

    Negociação – não existe a pessoa física do vendedor para o cliente pedir aquele desconto e fazer negociação. Mais existe a pesquisa de preço em vários sites para o cliente fazer sua escolha.

    Tempo – as compras tem um prazo legal a ser feita, que varia de 2 a 15 dias. Mais depende também da forma de pagamento e o envio. Pode ser mais rápido ou demorar mais um pouco.

    Frete – o preço do produto pode ter acréscimo com o frete, podendo ser pouco ou até muito. Caso que não acontece nas lojas físicas.

                Como canal para atingir seus clientes, as organizações utilizam-se do Marketing Digital é forma com que a empresa utiliza as mídias digitais para promoção de um produto ou serviço. É bem funcional por ser um modo direto de comunicação com o publico.

    Segundo o SEBRAE “o crescimento de investimento em marketing digital, será de aproximadamente 12 % ao ano até 2021.” (SEBRAE, p.2) Para o e-commerce sobreviver é fundamental o marketing digital. Tendo um planejamento e estratégias de ação bem definidas podendo colaborar para aumentar as vendas e também fortalecer a marca.

    Com o marketing digital o feedback dos clientes é em tempo real, e sendo usado para saber como está, se tem que fazer algo para melhorar, avaliar para buscar novos clientes, e saber sua aceitação.

    O mundo online hoje em dia faz parte da vida de muitas pessoas, de varias classes sociais e com isso as empresas conseguem: entender melhor seu publico; conquistar mais clientes; receber feedback; fidelizar consumidores, etc.

    O ambiente virtual, já é considerado um mercado de trabalho on-line, que conecta as pessoas que procuram empregos com os empregadores e busca de profissionais com talentos específicos, além de facilitar as negociações. A internet é um ambiente adequado para quem está procurando um emprego e para as empresas que estão busca de profissionais com talentos específicos, um bom exemplo é o site do governo que anuncia vagas de empregos.

     

    O mercado de empregos on-line é especialmente atuante na área de tecnologia, porque as empresas e os trabalhadores interessados utilizam a internet regulamente. Contudo há milhares de tipos de empresa que anunciam cargos disponíveis. (TURBAM e KING, 2004, s.p.)

     

    Um dos grandes benefícios de trabalhar com E-commerce e investir em marketing digital é utilizar-se do trafego pago, que são ferramentas feitas para rodar anúncios nas redes sociais, e com isso atingindo um grande número de pessoas.

     

     

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

     

              A partir do que foi apresentado no desenvolvimento, percebe-se um aumento significativo de atividades empreendedoras que adotam e investem no comercio eletrônico e no marketing digital, muitas lojas físicas vêm se tornando virtuais e se adequando a essa era de inovação.

     

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    (fonte ebit 2018).

     

    O gráfico que mostra o faturamento do e-commerce no Brasil, nos anos de 2011 a 2018. Em 2017, a receita do e-commerce foi de 44,4 bilhões de reais, um aumento de 7,4% em relação ao ano anterior. O aumento da receita não se deve ao aumento das compras, mas sim ao aumento de 8% no preço médio do seu ingresso. De acordo com o relatório do Webshoppers, ao mesmo tempo, um fato interessante é que o número de consumidores aumentou 22%. Cada vez mais pessoas compram produtos online, contando com o comércio eletrônico para obter os produtos de que precisam diretamente de suas casas.(BORGES, 2018, s.p.)

     

     

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

     

                O comércio eletrônico passou a ser utilizado nas ultimas décadas como uma opção não só de empresas mais de um público em geral.

    O administrador que vai fazer uso da internet como ferramenta vinculada a empresa, tem que saber muito bem utilizar e como utilizar. Por ser uma ferramenta de constante mudança, a toda hora uma coisa nova. Os administradores tem que estar muito atentos, para que seus produtos estejam sempre com melhores preços e com grandes oportunidades para ser ofertados aos consumidores.

    Sabe-se que o e-commerce esta substituindo as lojas físicas. Junto com essa substituição também ocorre que o cliente passa a ter um vinculo maior com essa modalidade de comercio, por que ela vai oferecer o produto certo para cada cliente, por já saber do seu perfil de consumidor. Também pouco gasto com estrutura física e com funcionários.

    Não tendo horário fixo para estar aberta, no feriado, final de semana, qualquer dia e hora o cliente entra, vê o produto e faz a sua compra. Promoções e divulgações na rede chegam com maior rapidez a todos os clientes.

    Fazer de conta que o e-commerce não existe, é estar andado para trás, é uma evolução. Bem feita, ela ajuda tanto a própria empresa quanto ao consumidor. Tanto grandes empresas como pequenas e ate mesmo as pessoas com suas microempresas estão nesse modelo de comercio.

    Os seus benefícios são maiores que as dificuldades, segundo o SEBRAE 53% das micro e pequenas empresas não chegam ao seu terceiro ano de vida, o e-commerce não apresenta esses dados.

     

     

    REFERÊNCIAS

     

    AZEVEDO, Cristiano Oliveira de; ODONE, Marcos Paulo; COELHO, Marcos Antônio Pereira. Estudo sobre a evolução do comércio eletrônico, suas formas de pagamentos digitais e suas preocupações quanto à segurança e privacidade.

    http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/5781. Acesso em 27 set. 2020.

     

    BORGES, Ligia Cristine Ferreira; BORGES, Luciano. O CRESCIMENTO DO MERCADO DIGITAL E SUAS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS.

    https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_atualizado_0.pdf. acesso em 24 set. 2020.

     

    DINIZ, Letícia Lelis; SOUZA, Lívia Garcia Alves de; CONCEIÇÃO, Luan Rodrigues da; FAUSTINI, Marcelo Rangel. O comercio eletrônico como ferramenta estratégica de vendas para empresas. Unisalesiano 2011. Disponível em: <http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2011/publicado/artigo0093.pdf>. Acesso em 26 set.2020.

     

    E-BIT INFORMAÇÃO. Webshoppers 37ª edição. Disponível em:<http://www.ebit.com.br> Acesso em 28 set. 2020.

     

    SEBRAE. Dez fatores-chave de sucesso para atuar no e-commerce. Disponível em:https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/dez-fatores-chave-de-sucesso-para-atuar-no-e commerce,786a152f5f3c3510VgnVCM1000004 c00210aRCRD. Acesso em 27 set. 2020.

     

    TURBAN, Efraim. KING, David. Comércio eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

     

  • Palavras-chave
  • Comércio Eletrônico; Marketing Digital; Empreendedorismo
  • Modalidade
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  • Área Temática
  • Ciências Sociais e Aplicadas
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Essa publicação reúne as produções científicas de discentes, docentes e pesquisadores dos cursos de graduação da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC, unidade de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, participantes da V Expociência Universitária do Noroeste Fluminense, com a temática: Os impactos da pandemia nas relações sociais, jurídicas e de saúde, realizada entre 21 e 23 de outubro de 2020.

Em sua 5º edição, o evento se destina, fundamentalmente, o propósito de se criar, na Instituição, um lugar de intercâmbio científico e cultural entre os pares, privilegiando-se uma discussão sobre as teorias interdisciplinares que ganham expressão no debate acadêmico contemporâneo.

Nessa edição os trabalhos apresentados envolvem àreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Estudos Interdisciplinares. Tal fator resultou na apresentação de 204 (duzentos e quatro) trabalhos de pesquisa apresentados a seguir. Acreditamos que a discussão ampliada, que inclua os diversos atores envolvidos nas diversas áreas, e, entendendo que existe uma abordagem interdisciplinar, esperamos contribuir para o fomento do saber acadêmico científico, viabilizando um espaço à divulgação de resultados de pesquisas relevantes para a formação do licenciando, bacharel, e do pesquisador da área e de áreas afins.

Por outro lado, queremos destacar que foi imprescindível a atuação coletiva na organização deste evento, que contou com a participação do corpo diretivo, das coordenações de curso, docentes e discentes. Sem o interesse de todos, a dedicação e a responsabilidade principalmente dos funcionários técnicos administrativos envolvidos, não seriam atingidas a forma e a qualidade necessárias ao sucesso da atividade. 

A Expociência representa um espaço significativo e verdadeiro de troca de experiências e de oportunidade de conhecer a produção científica de forma interdisciplinar e coletiva.

Boa leitura a todos!

 

 

Profª. Mª. Neuza Maria da Siqueira Nunes

Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Metropolitana São Carlos

COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA 

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Dra. Bianca M. Mangiavacchi (Ciclo Básico)
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