O presente trabalho tem como objetivo descrever sobre o transporte dos produtos destinados à exportação por vias aquaviárias no Brasil, em que os problemas decorrentes da falta de estrutura dos portos tornam o preço final das mercadorias menos competitiva no mercado exterior.
No território brasileiro há o predomínio da utilização das rodovias como principal via de escoamento dos fluxos de bens e de pessoas. Segundo a Confederação Nacional do Transporte, o modal rodoviário é o responsável pelo transporte de cargas do Brasil, com representatividade de 61,1%, seguido pelo sistema ferroviário com 20,7% e aquaviário com 13,6%.
O desenvolvimento sustentável do país depende de um sistema de transporte mais produtivo e com maior qualidade, o qual não ocorre na atualidade, uma vez que existe grande dependência das rodovias, unido ao baixo investimento em vias alternativas, como as férreas e as aquáticas. No entanto, nas exportações a relevância do transporte aquaviário é representativa, alcançando mais de 90% das cargas vendidas ao exterior.
COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA
FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS
Avenida Governador Roberto Silveira, nº 910
Bom Jesus do Itabapoana-RJ CEP: 28.360-000
Site: www.famescbji.edu.br
Telefone: (22) 3831-5001
O conteúdo de cada trabalho é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A reprodução dos textos é autorizada mediante citação da fonte.