LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: A IMPORTÂNCIA DO LÍDER NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UTI

  • Autor
  • Bruna Castro Barreto Coelho
  • Co-autores
  • Daniela de Souza Almeida , Moacyr Tardin de Figueiredo Neto
  • Resumo
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    LIDERANÇA EM ENFERMAGEM: A IMPORTÂNCIA DO LÍDER NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE UTI

     

    COELHO, Bruna Castro Barreto

    Graduanda do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC)

    brunacastrobb11@gmail.com

     

    ALMEIDA, Daniela de Souza

    Graduanda do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC)

    danisalmeida05@gmail.com

     

    NETO, Moacyr Tardin de Figueiredo

    Graduando do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC)

    moacyrtardin13@homail.com

     

    ISTOE, Sérgio Elias

    Mestre, orientador, Professor do curso de Administração e Enfermagem da FAMESC

    sergioistoe@gmail.com

     

    INTRODUÇÃO

     

    O enfermeiro tem por natureza de sua profissão estar na liderança e ser referência para sua equipe de trabalho. Sendo assim, este profissional tem que estar buscando sempre se aprimorar, evoluir e buscar novos conhecimentos para que possa gerir bem sua equipe. Ter como meta de vida profissional a incessante busca pela qualidade no conhecimento técnico e, principalmente na gestão conhecimentos na área de gestão e liderança de equipes, pois o sucesso depende da forma como atuam junto aos pacientes que correm risco de vida. Sua liderança tem que ser inspiradora, firme e facilitadora para que sua equipe saiba que a liderança seja a referência. A comunicação com a equipe deve buscar ser  harmoniosa, respeitosa, clara e eficaz, fazendo com que o ambiente de trabalho seja ao mesmo tempo prazeroso e profissional, com o objetivo de sempre alcançar a melhor maneira do cuidar.

    A equipe de enfermagem é a maior entre as equipes de profissionais da área de saúde no destaque. (RIBEIRO; SANTOS; MEIRA, 2006).

    Uma equipe bem liderada pode trazer muitos benefícios, principalmente, em áreas hospitalares mais complexas e intensas, como uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Nesta área hospitalar, o enfermeiro e sua equipe lidam dia a dia com pacientes em estado crítico de saúde, que sofrem de diversos sintomas e motivos de internação diferentes umas das outras. Por esse motivo, a capacidade de liderar e de controlar a equipe, demonstrando segurança ao comunicar a seus liderados as orientações necessárias para que o serviço seja realizado da melhor maneira possível.

    Com um acompanhamento bem de perto, cuidadoso, orientado e organizado, as UTI´s poderão se tornar referencias no cuidado aos pacientes ali internados, pois a recuperação dos pacientes é o motivo da existência dessas equipes. Com isso, mostra-se que o líder de enfermagem pode sim realizar uma melhora no atendimento e na qualidade do atendimento, a fim de trazer o bem mais precioso e objetivado por um enfermeiro e seus liderados, que é o cuidar da vida.

    A questão norteadora desta pesquisa foi: Como a liderança de enfermagem pode trazer qualidade nos serviços de unidade intensiva de saúde? Para que a pesquisa pudesse ter os resultados esperados, o seguinte objetivo geral foi proposto: Informar a importância de um enfermeiro líder, e consequentemente a busca pela qualidade do atendimento ao cliente junto a sua equipe na unidade de terapia intensiva (UTI). Desse objetivo outros específicos foram considerados: Descrever o que é liderança; Conceituar a importância da formação de um líder; Caracterizar o enfermeiro como líder; Demonstrar o Funcionamento de uma UTI; Descrever a melhoria da qualidade de uma UTI pelo líder.

    Justifica-se a proposta desta pesquisa, pois nos dias atuais a necessidade do desenvolvimento de liderança eficaz, aquela que trabalha para a entrega de resultados é importante em qualquer tipo de organização, não sendo diferente na área da saúde, especificamente na área da enfermagem que tem uma responsabilidade direta no tratar com outros profissionais que lidam diretamente com o sofrimento das pessoas que buscam auxílio para o alivio de suas enfermidades.

     

     

    MATERIAL E MÉTODOS

     

    É uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo, onde foi feita uma revisão da literatura, utilizando-se de revistas especializadas e pesquisa em sites que disponibilizam artigos e matérias sobre o assunto em pauta, com objetivo de levantar informações sobre como o profissional da enfermagem, especificamente o enfermeiro pode desenvolver sua liderança e desenvolver equipes eficazes.

     

     

    DESENVOLVIMENTO

               

    A liderança consiste no “processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. É a realização de metas por meio da direção de colaboradores” (MAXIMIANO, 2012, p. 282).

     No decorrer dos anos, o conceito de liderança foi sendo cada vez mais acrescido de especificações e características. Chiavenato (1994) cria uma linha de causa de efeito, ele observa que a dedicação aos objetivos da empresa acontece devido aos laços afetivos criados entre os membros da organização. Alguns anos depois, acrescenta que a liderança não é apenas uma forma de influência e sim que a influência é uma transação interpessoal em que uma pessoa age para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira intencional. Logo, é aplicada intencionalmente sobre um grupo específico utilizando a comunicação como principal meio de atingir o liderado.

    O líder é a pessoa que trabalha com foco no resultado e na satisfação das pessoas da sua equipe. Ele como o responsável pela equipe, precisa garantir que os resultados sejam satisfatórios para a empresa, mas, diferentemente do chefe, ele faz questão que estes resultados sejam alcançados com a satisfação e alegria de todos os integrantes da sua equipe. (CASARETTI, 2007).

    O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais do enfermeiro a prática de liderança. Para que haja essa demanda, compreender como esta variável relaciona-se com outras é de fundamental importância para estabelecer planos de ação que proporcionem o desenvolvimento desta competência. (BALSANELLI; CUNHA, 2015).

    Diante disso, além de um cuidado eficiente e eficaz ao cliente, o enfermeiro gerencia a continuidade das ações de saúde. No momento em que gerencia o custo e os gastos com materiais colabora com a promoção da realização do procedimento em outros pacientes. No mundo capitalista e de busca pela sobrevivência, cabe lutar pela sobrevida da própria enfermagem que está, na maioria das vezes, submetida a serviços institucionais. Frente à demanda de metas estipuladas pelas organizações de saúde e consequentemente à enfermagem que agrega o processo, é necessário que o enfermeiro líder busque estratégias como meio de possibilitar a conciliação dos objetivos da organização e do grupo de enfermagem com olhar a uma melhoria da assistência ao cliente e ao aperfeiçoamento de pessoal. (GALVÃO; TREVISAN; SAWADA, 1998).

     De acordo com o tema desenvolvido por Kamada (1978):

    Numa UTI o objetivo comum é a recuperação do paciente em tempo hábil, num ambiente físico e psicológico adequados, onde a atitude particular de cada membro da equipe que ali trabalha está orientada para o aproveitamento das facilidades técnicas existentes, aliadas a um bom relacionamento humano. Para um trabalho em equipe deve existir, além do espírito de equipe, o respeito mútuo entre os membros da mesma, para que cada um desempenhe harmonicamente o seu papel em área de sua responsabilidade, através da união de conhecimentos, experiências e habilidades. Em qualquer situação, a formação de uma equipe multiprofissional está sempre na dependência das necessidades do paciente e baseia-se nos objetivos da unidade. (KAMADA 1978, p.01)

    Basicamente, a equipe multiprofissional de uma UTI pode ser constituída por médico, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, sociólogo e teólogo. Desde o planejamento e organização da UTI até o atendimento, recuperação e alta dos pacientes deve se fazer notar a participação da equipe multiprofissional. (KAMADA, 1978)

     

     

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

     

                Vinte e quatro estudos mostraram que os estilos de liderança focados nas pessoas e suas relações contribuem para melhoria dos resultados da força de trabalho da enfermagem, do ambiente de trabalho e da produtividade e efetividade das organizações de saúde. Enquanto em dez estudos, nos quais a liderança foi centrada na tarefa, houve baixa satisfação da equipe. (BALSANELLI; CUNHA, 2014).

     

                                                                                            

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

     

    Buscou-se oferecer uma contribuição aos enfermeiros e aos demais praticantes da área de saúde sobre a importância do papel de liderança exercida na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), na qual o profissional consegue gerir sua equipe de modo que consiga obter maior êxito no tratamento proposto pelo mesmo.

    Conclui-se que o enfermeiro líder tenha em seu perfil requisitos para melhor controlar seus liderados, conseguindo passar com segurança e clareza tudo que deseja por em prática. Para isso a busca por novas informações e o comprometimento com a equipe e o seu trabalho, é essencial para o sucesso do cuidar.

     

    REFERÊNCIAS

               

    BALSANELLI, Alexandre P.; CUNHA, Isabel C.K.O. Liderança do enfermeiro em unidade de terapia intensiva e sua relação com ambiente de trabalho. 2015. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rlae/v23n1/pt_0104-1169-rlae-23-01-00106.pdf >. Acesso em: 25 de junho de 2019.

     

    CASARETTI, Luiz H. Qual a importância do Líder para a “sua” equipe?. 2007. Disponível em:< https://classecontabil.com.br/qual-a-importancia-do-lider-para-a-sua-equipe/  >. Acesso em: 23 de junho de 2019.

     

    CHIAVENATO, Idalberto. O papel da liderança na atuação de enfermagem: uma revisão bibliográfica. 1994. Disponível em:< https://www.webartigos.com/artigos/o-papel-da-lideranca-na-atuacao-de-enfermagem-uma-revisao-bibliografica/127808>. Acesso em: 25 de junho de 2019.

     

     GALVÃO; TREVISAN; SAWADA. Liderança em                                Enfermagem. 1998. Disponível em:< https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/ enfermagem/lideranca-em-enfermagem/32366 >. Acesso em: 24 de junho de 2019.

     

    KAMADA, Cecília e colaboradores. Equipe multiprofissional em unidade de terapia intensiva. 1978 Disponível em: . Acesso em: 25 de junho de 2019.

     

    MAXIMIANO, Antônio C.A. LIDERANÇA EM SAÚDE: uma revisão Integrativa da literatura. 2012. Disponível em:< https://www.aedb.br/seget/arquivos /artigos15/16622252.pdf >. Acesso em: 25 de junho de 2019.

     

    RIBEIRO, Mirtes; SANTOS, Sheila Lopes dos; MEIRA, Taziane G.B.M. Refletindo sobre liderança em enfermagem. 2005. Disponível em:

    http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n1/pt_25 >. Acesso em: 23 de junho de 2019.

     

    VARGAS, Divani; BRAGA, Ana Lúcia. O Enfermeiro de Unidade de Tratamento Intensivo: Refletindo sobre seu Papel.  2003                 

    Disponível       em: . Acesso em: 23 de junho de 2019.

     

     

  • Palavras-chave
  • Liderança; Equipes; Qualidade de serviços
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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Essa publicação reúne as produções científicas de discentes, docentes e pesquisadores dos cursos de graduação da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC, unidade de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, participantes da V Expociência Universitária do Noroeste Fluminense, com a temática: Os impactos da pandemia nas relações sociais, jurídicas e de saúde, realizada entre 21 e 23 de outubro de 2020.

Em sua 5º edição, o evento se destina, fundamentalmente, o propósito de se criar, na Instituição, um lugar de intercâmbio científico e cultural entre os pares, privilegiando-se uma discussão sobre as teorias interdisciplinares que ganham expressão no debate acadêmico contemporâneo.

Nessa edição os trabalhos apresentados envolvem àreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Estudos Interdisciplinares. Tal fator resultou na apresentação de 204 (duzentos e quatro) trabalhos de pesquisa apresentados a seguir. Acreditamos que a discussão ampliada, que inclua os diversos atores envolvidos nas diversas áreas, e, entendendo que existe uma abordagem interdisciplinar, esperamos contribuir para o fomento do saber acadêmico científico, viabilizando um espaço à divulgação de resultados de pesquisas relevantes para a formação do licenciando, bacharel, e do pesquisador da área e de áreas afins.

Por outro lado, queremos destacar que foi imprescindível a atuação coletiva na organização deste evento, que contou com a participação do corpo diretivo, das coordenações de curso, docentes e discentes. Sem o interesse de todos, a dedicação e a responsabilidade principalmente dos funcionários técnicos administrativos envolvidos, não seriam atingidas a forma e a qualidade necessárias ao sucesso da atividade. 

A Expociência representa um espaço significativo e verdadeiro de troca de experiências e de oportunidade de conhecer a produção científica de forma interdisciplinar e coletiva.

Boa leitura a todos!

 

 

Profª. Mª. Neuza Maria da Siqueira Nunes

Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Metropolitana São Carlos

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