E-COMMERCE

  • Autor
  • Sérgio Elias Istoe
  • Co-autores
  • Guilherme Gomes da Silva Tardin , Luan Rangel de Araújo
  • Resumo
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    E-COMMERCE

     

     

     

    INTRODUÇÃO

     

    Desde a popularização da internet, pode-se dizer que a vida se tornou mais fácil; pesquisas, compartilhamentos de opiniões e conteúdo, a presença, ainda que virtual, nos mais diversos tipos de eventos, sem contar nos serviços que muitos sites prestam. De todas as maneiras, a internet ajuda a facilitar a rotina de atividades e maneira de realiza-las. Este trabalho dedica-se ao ‘e-commerce’ e a alternativa que as organizações têm encontrado para se estabelecer neste ambiente virtual.

    Desde o início do ano de 2020, o mundo inteiro passa algo jamais experimentado pelas gerações atuais: uma pandemia mortal, cujo método de prevenção da doença que a constitui, consiste em isolar-se socialmente, evitar aglomerações e manter-se em casa. Pois bem, sabendo que as demandas existem, muitas organizações intensificaram seu atendimento virtual – online – para que os clientes possam ser atendidos e, assim, realizarem suas compras, de maneira mais tranquila e segura.

    Um dos muitos efeitos da prática do isolamento social, imposto pela pandemia do COVID-19, implica a necessidade de se resolver determinadas questões de maneira remota assim são com aquilo que se compra. Escrever sobre o “e-commerce” nesse momento é interessante por diversos fatores, dentre eles: esclarecer e apontar o considerável aumento deste “novo” jeito de consumir. Empresários, a fim de que não fechem suas portas, precisam compreender a nova, e crescente, realidade que, segundo especialistas, veio para ficar definitivamente.

    A questão norteadora desta pesquisa é: A realidade do e-commerce: por que se adaptar? E para responder a esta questão, foi estabelecido o seguinte objetivo geral: Conhecer a realidade do e-commerce nas vendas das organizações.

    Justifica-se a realização desta pesquisa, uma vez que além da realidade que o e-commerce já vinha exercendo nas organizações, houve a necessidade urgente de adaptação a esta modalidade de comércio para continuar a sobrevivência, principalmente daqueles que ainda não haviam optado por ela. Este não será o futuro, mas já é o presente.

     

     

    MATERIAL E MÉTODOS

     

    Optou-se pelo método qualitativo, portanto, a pesquisa aconteceu em sítios especializados no assunto, textos e demais informações que pudessem contribuir com a constituição do trabalho.

     

     

    JUSTIFICATIVA

     

                Um dos muitos efeitos da prática do isolamento social, imposto pela pandemia do COVID-19, implica a necessidade de se resolver determinadas questões de maneira remota, assim é com aquilo que se compra, escrever sobre o “e-commerce” nesse momento é interessante por diversos fatores, dentre eles: esclarecer e apontar o considerável aumento deste “novo” jeito de consumir. Empresários, a fim de que não fechem suas portas, precisam compreender a nova, e crescente, realidade que, segundo especialistas, veio para ficar definitivamente (GARCIA et. al., 2020).

     

     

    DESENVOLVIMENTO

     

    No bojo das mudanças que a pandemia de COVID-19 promoveu e está promovendo desde que se alastrou pelo planeta, a maneira de consumir veio com a promessa de se estabelecer a partir de um cenário com menos contato pessoal direto, isto é, a necessidade de ir até uma determinada loja para comprar um ou outro produto diminuiu drasticamente. Uma das maneiras de se evitar a proliferação do corona vírus é o isolamento social, para que se evite o contágio entre os indivíduos, contudo, as demandas de consumo não deixariam de seguir o fluxo natural, ao contrário, para determinados artigos elas aumentaram, afinal, muita gente passou a ter mais tempo livre, portanto, passaram a utilizar com mais frequência, gerando, assim, a necessidade de reposição ou troca de um objeto ou outro (RIBEIRO, 2020).

    Diversos gêneros entram na lista dos produtos comprados pela internet, em alguma loja virtual: objetos de decoração, eletroeletrônicos, produtos de beleza, móveis e eletrodomésticos, alimentos, comida fast-food, fármacos e produtos de higiene, serviços de streaming e toda sorte de coisas que podem ser despachadas, a alta no e-commerce chegou a 47%, que é a maior em 20 anos, isso só no primeiro semestre (A VOZ DA CIDADE, 2020).

     

    Descrição: https://www.meioemensagem.com.br/wp-content/uploads/2020/08/grafico-um-pagina-10-cred-art-mm_02.jpg

    Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/08/27/e-commerce-cresce-47-maior-alta-em-20-anos.html

     

    O número de adeptos do e-commerce chegou aos 41 milhões de pessoas, isto é, houve um crescimento de cerca de 40%. Em abril de 2020, quando o mundo já estava enfrentando a pandemia, o faturamento ultrapassou os 8 bilhões, representando um crescimento de mais de 48% no mesmo período, em 2019 e mais de 14%, numa comparação feita entre os meses de fevereiro e março de 2020.

    Descrição: Vender mais em e-commerce: 18 otimizações essenciais para 2020

     

                Dos 41 milhões de pessoas que compraram pela internet, 58% são ‘heavy users’, quer dizer, pessoas que realizaram mais de quatro compras num período de seis meses. Outros 20% desse número realizaram mais de dez pedidos nos mesmos seis meses. Em 2019, o número chegava em 53%, dos quais, 17% com mais de 10 compras, por semestre. Os caminhos para a negociação pela internet são vários: site da loja, aplicativos terceirizados ou da própria vendedora, sites de compra, sites de pesquisa, que redirecionam o usuário para um determinado site ou aplicativo (MARTUCCI, 2020).

    Descrição: Vendas on-line sobem e faturamento representa 10% dos negócios

    Fonte:https://avozdacidade.com/wp/__trashed11/?fbclid=IwAR0h2qtPLkkaGXrx79plVqs6BEyGgMgO8pe6in5d1JnlF0kK3KwINYauaU

     

    Especialistas são categóricos em afirmar que o comércio digital é uma realidade que veio para ficar, sobretudo, no mundo pós COVID-19 (MARTUCCI, 2020). Todavia, o que não se afirma é a intensidade, pois que com a reaberturas das lojas, o consumidor passa a contar, novamente, com essa opção. Durante o período de isolamento, quando as lojas ainda estavam fechadas, a única maneira de se comprar algo, era pela internet, mas, que a realidade do comércio virtual, isto é, da compra on-line é uma realidade permanente, isto é.

     

     

    RESULTADOS E DISCUSSÃO

    A realidade como se conhecia é algo que, definitivamente, não poderá ser retomada. O mundo pós-covid-19 terá de se submeter a novos padrões de comportamento, que implicam em novas maneiras de pensar e agir. O que se vê é o nascimento de uma nova era, um tempo em que os meios e práticas de vida terão de ser revistos e adaptados a uma nova realidade, sobre a qual ainda não se tem muita ciência. A construção e a adaptação são as palavras de ordem para que empresas, por exemplo, continuem atuando no mercado, para que consumidores continuem consumindo e, deste modo, fazendo com que o movimento comercial e econômico continuem seus movimentos. Uma pesquisa, feita em maio, pela Kantar, mostra que os hábitos dos brasileiros mudaram relativamente (GARCIA et. al., 2020).

    Descrição: t

    Fonte: https://br.kantar.com/mercado-e-pol%C3%ADtica/sa%C3%BAde-e esporte/2020/thermometer-ed2

     

    A mesma plataforma realizou uma pesquisa que aponta o que os consumidores esperam das marcas;

    Descrição: t

    Fonte: https://br.kantar.com/mercado-e-pol%C3%ADtica/sa%C3%BAde-e esporte/2020/thermometer-ed2

     

    O cenário ainda é incerto, mas muito propício para o e-commerce e para seu desenvolvimento.

     

     

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

     

    O comércio virtual é uma realidade que passa a ser reforçada em 2020, como um dos muitos efeitos das mudanças promovidas pela pandemia do COVID-19. Adaptar-se a ele, tanto pelas perspectivas de quem oferece um serviço e quem o consome, é uma necessidade essencial, para que se possa viver neste novo momento da história.

     

     

    REFERÊNCIAS

     

    MARTUCCI, R. 8 tendências de e-commerce para 2020. E-COMMERCE BRASIL, 19 de maio de 2020. Disponível em:<https://www.ecommerce

    brasil.com.br/artigos/tendencias-e-commerce-2020/> Acesso em 29 de set.

    de 2020.

     

    RIBEIRO, P. Está na hora de investir num e-commerce?. E-COMMERCE BRASIL, 20 de maio de 2020. Disponível em:<https://www.ecommerce

    brasil.com.br/artigos/ /hora-de-investir-num-e-commerce/> Acesso em 29 de set. de 2020.

     

    GARCIA, T., FORTES, T. e LEITE, G. Pandemia: Os reflexos no comportamento de consumo e posicionamento das marcas. MIGALHAS 08 de maio de 2020. Disponível em: < https://www.migalhas.com.br/depeso/326423/

    pandemia-os-reflexos-no-comportamento-de-consumo-e-posicionamento-das-marcas/> Acesso em 29 de set. de 2020.

     

    MERCADO E POLÍTICA Termômetro Pandemia 2020. KANTAR.COM. Disponível em:< https://br.kantar.com/mercado-e-pol%C3%ADtica/sa%

    C3%BAde-e-esporte/2020/thermometer-ed2/> Acesso em 29 de set. de 2020.

     

    A VOZ DA CIDADE  Vendas on-line sobem e faturamento representa 10% dos negócios. A VOZ DA CIDADE, 03 de abril de 2020. Disponível em https:<//avoz

    dacidade.com/wp/__trashed-11/> Acesso em 29 de set. 2020.

     

  • Palavras-chave
  • Comércio Eletrônico; negócios, internet
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Ciências Sociais e Aplicadas
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Essa publicação reúne as produções científicas de discentes, docentes e pesquisadores dos cursos de graduação da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC, unidade de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, participantes da V Expociência Universitária do Noroeste Fluminense, com a temática: Os impactos da pandemia nas relações sociais, jurídicas e de saúde, realizada entre 21 e 23 de outubro de 2020.

Em sua 5º edição, o evento se destina, fundamentalmente, o propósito de se criar, na Instituição, um lugar de intercâmbio científico e cultural entre os pares, privilegiando-se uma discussão sobre as teorias interdisciplinares que ganham expressão no debate acadêmico contemporâneo.

Nessa edição os trabalhos apresentados envolvem àreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Estudos Interdisciplinares. Tal fator resultou na apresentação de 204 (duzentos e quatro) trabalhos de pesquisa apresentados a seguir. Acreditamos que a discussão ampliada, que inclua os diversos atores envolvidos nas diversas áreas, e, entendendo que existe uma abordagem interdisciplinar, esperamos contribuir para o fomento do saber acadêmico científico, viabilizando um espaço à divulgação de resultados de pesquisas relevantes para a formação do licenciando, bacharel, e do pesquisador da área e de áreas afins.

Por outro lado, queremos destacar que foi imprescindível a atuação coletiva na organização deste evento, que contou com a participação do corpo diretivo, das coordenações de curso, docentes e discentes. Sem o interesse de todos, a dedicação e a responsabilidade principalmente dos funcionários técnicos administrativos envolvidos, não seriam atingidas a forma e a qualidade necessárias ao sucesso da atividade. 

A Expociência representa um espaço significativo e verdadeiro de troca de experiências e de oportunidade de conhecer a produção científica de forma interdisciplinar e coletiva.

Boa leitura a todos!

 

 

Profª. Mª. Neuza Maria da Siqueira Nunes

Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Metropolitana São Carlos

COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA 

Direção Geral
Dr. Carlos Oliveira Abreu

Direção Acadêmica
Dra. Fernanda Castro Manhães

Direção Administrativa
Sr. Carlos Luciano Bieli Henriques

Assessoria Acadêmica
Me. Edyala de Oliveira Brandão Veiga

Coordenação de Extensão Universitária
Ma. Neuza Maria de Siqueira Nunes

Coordenação de Monitoria, Pesquisa e TCC
Dr. Tauã Lima Verdan Rangel

Coordenação do Curso de Administração
Me. Sérgio Elias Istoé

Coordenação do Curso de Direito
Ma. Geovana Santana da Silva

Coordenação do Curso de Enfermagem
Me. Roberta Silva Nascimento

Coordenação do Curso Medicina
Dr. Antônio Neres Norberg
Dra. Bianca M. Mangiavacchi (Ciclo Básico)
Dra. Lígia C. Matos Faial (Ciclo Clínico)

Coordenação do Curso de Gestão em Recurso Humanos
Me. Fernando Xavier de Almeida

Coordenação do Curso de Gestão Hospitalar
Me. Sérgio Elias Istoé

Secretaria Acadêmica
Espa. Danila Ferreira Cardoso

Setor Financeiro
Sra. Bruna de Souza Vieira

Núcleo de Apoio Psicopedagógico
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Setor de Recursos Humanos
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ORGANIZAÇÃO E EDITORAÇÃO
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Ma. Neuza Maria de Siqueira Nunes
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