O objetivo deste trabalho é apresentar as consequências das relações comerciais do Brasil com a China, tanto na importação quanto na exportação, evidenciando a dependência que ambos os países possuem. Sendo atualmente o país mais populoso do mundo, a China representa uma enorme importância para o mercado mundial, pela grande quantidade de habitantes, logo possuindo uma grande demanda por produtos, pelo fato de possuir uma mão de obra barata e abundante, sendo escolhida por diversas empresas e organizações como sede do processo produtivo ou fornecedores dos materiais e peças necessários para a execução de suas atividades.
Tendo alcançado o número de 1,4 bilhão de habitantes em 2020, o país não dispõe de grandes áreas agricultáveis para a produção de alimentação e a criação de animais, pois embora seja o terceiro maior país do mundo em extensão territorial, o enorme contingente populacional exigiria uma área consideravelmente maior para ter a capacidade de produzir o necessário para o suprimento de todo o país. Devido a este fato, após mais de 100 anos de crise política, em 1911 chega ao fim o regime imperial chinês, e como consequência são iniciados conflitos políticos internos no país. Apenas em 1970 foi iniciada a abertura política externa, passando a fazer parte da Organização das Nações Unidas (ONU), assinando um tratado de paz com o Japão e reatando suas relações diplomáticas com outros países, como os Estados Unidos, em 1972, e o Brasil, em 1974, visando assim recuperar o atraso tecnológico e de desenvolvimento geral da população. O país também se aliou aos Estados Unidos contra a Rússia.
A partir desta tardia entrada no comércio mundial, do êxodo rural ocorrido no país e destas relações estabelecidas com outros países, logo foi necessário, tendo em vista o grande crescimento da população, que políticas de importação fossem instauradas para a manutenção da demanda do país.
Tendo em vista esta necessidade de commodities, e sendo o Brasil um dos principais produtores destas no mercado internacional, os dois países passaram a estabelecer uma importante parceria de mercado, seja para a exportação dos produtos de base do Brasil, ou para a importação dos diversos produtos produzidos em território chinês e distribuídos para o mundo todo.
COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA
FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS
Avenida Governador Roberto Silveira, nº 910
Bom Jesus do Itabapoana-RJ CEP: 28.360-000
Site: www.famescbji.edu.br
Telefone: (22) 3831-5001
O conteúdo de cada trabalho é de responsabilidade exclusiva dos autores.
A reprodução dos textos é autorizada mediante citação da fonte.