RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE BRASIL E CHINA

  • Autor
  • Carlos Delatorre Ferreira
  • Co-autores
  • Guilherme Poeys Nascimento , Rony Silva Ferreira Cunha , Neuza Maria de Siqueira Nunes , Maria Margarete Salvate Brasil
  • Resumo
  •  

    O objetivo deste trabalho é apresentar as consequências das relações comerciais do Brasil com a China, tanto na importação quanto na exportação, evidenciando a dependência que ambos os países possuem. Sendo atualmente o país mais populoso do mundo, a China representa uma enorme importância para o mercado mundial, pela grande quantidade de habitantes, logo possuindo uma grande demanda por produtos, pelo fato de possuir uma mão de obra barata e abundante, sendo escolhida por diversas empresas e organizações como sede do processo produtivo ou fornecedores dos materiais e peças necessários para a execução de suas atividades.

    Tendo alcançado o número de 1,4 bilhão de habitantes em 2020, o país não dispõe de grandes áreas agricultáveis para a produção de alimentação e a criação de animais, pois embora seja o terceiro maior país do mundo em extensão territorial, o enorme contingente populacional exigiria uma área consideravelmente maior para ter a capacidade de produzir o necessário para o suprimento de todo o país. Devido a este fato, após mais de 100 anos de crise política, em 1911 chega ao fim o regime imperial chinês, e como consequência são iniciados conflitos políticos internos no país. Apenas em 1970 foi iniciada a abertura política externa, passando a fazer parte da Organização das Nações Unidas (ONU), assinando um tratado de paz com o Japão e reatando suas relações diplomáticas com outros países, como os Estados Unidos, em 1972, e o Brasil, em 1974, visando assim recuperar o atraso tecnológico e de desenvolvimento geral da população. O país também se aliou aos Estados Unidos contra a Rússia.

    A partir desta tardia entrada no comércio mundial, do êxodo rural ocorrido no país e destas relações estabelecidas com outros países, logo foi necessário, tendo em vista o grande crescimento da população, que políticas de importação fossem instauradas para a manutenção da demanda do país.     

     Tendo em vista esta necessidade de commodities, e sendo o Brasil um dos principais produtores destas no mercado internacional, os dois países passaram a estabelecer uma importante parceria de mercado, seja para a exportação dos produtos de base do Brasil, ou para a importação dos diversos produtos produzidos em território chinês e distribuídos para o mundo todo.

     

  • Palavras-chave
  • RELAÇÕES COMERCIAIS, BRASIL, CHINA
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Ciências Sociais e Aplicadas
Voltar Download

Essa publicação reúne as produções científicas de discentes, docentes e pesquisadores dos cursos de graduação da Faculdade Metropolitana São Carlos – FAMESC, unidade de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, participantes da V Expociência Universitária do Noroeste Fluminense, com a temática: Os impactos da pandemia nas relações sociais, jurídicas e de saúde, realizada entre 21 e 23 de outubro de 2020.

Em sua 5º edição, o evento se destina, fundamentalmente, o propósito de se criar, na Instituição, um lugar de intercâmbio científico e cultural entre os pares, privilegiando-se uma discussão sobre as teorias interdisciplinares que ganham expressão no debate acadêmico contemporâneo.

Nessa edição os trabalhos apresentados envolvem àreas das Ciências Humanas e Sociais, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Estudos Interdisciplinares. Tal fator resultou na apresentação de 204 (duzentos e quatro) trabalhos de pesquisa apresentados a seguir. Acreditamos que a discussão ampliada, que inclua os diversos atores envolvidos nas diversas áreas, e, entendendo que existe uma abordagem interdisciplinar, esperamos contribuir para o fomento do saber acadêmico científico, viabilizando um espaço à divulgação de resultados de pesquisas relevantes para a formação do licenciando, bacharel, e do pesquisador da área e de áreas afins.

Por outro lado, queremos destacar que foi imprescindível a atuação coletiva na organização deste evento, que contou com a participação do corpo diretivo, das coordenações de curso, docentes e discentes. Sem o interesse de todos, a dedicação e a responsabilidade principalmente dos funcionários técnicos administrativos envolvidos, não seriam atingidas a forma e a qualidade necessárias ao sucesso da atividade. 

A Expociência representa um espaço significativo e verdadeiro de troca de experiências e de oportunidade de conhecer a produção científica de forma interdisciplinar e coletiva.

Boa leitura a todos!

 

 

Profª. Mª. Neuza Maria da Siqueira Nunes

Coordenadora da Extensão Universitária da Faculdade Metropolitana São Carlos

COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA 

Direção Geral
Dr. Carlos Oliveira Abreu

Direção Acadêmica
Dra. Fernanda Castro Manhães

Direção Administrativa
Sr. Carlos Luciano Bieli Henriques

Assessoria Acadêmica
Me. Edyala de Oliveira Brandão Veiga

Coordenação de Extensão Universitária
Ma. Neuza Maria de Siqueira Nunes

Coordenação de Monitoria, Pesquisa e TCC
Dr. Tauã Lima Verdan Rangel

Coordenação do Curso de Administração
Me. Sérgio Elias Istoé

Coordenação do Curso de Direito
Ma. Geovana Santana da Silva

Coordenação do Curso de Enfermagem
Me. Roberta Silva Nascimento

Coordenação do Curso Medicina
Dr. Antônio Neres Norberg
Dra. Bianca M. Mangiavacchi (Ciclo Básico)
Dra. Lígia C. Matos Faial (Ciclo Clínico)

Coordenação do Curso de Gestão em Recurso Humanos
Me. Fernando Xavier de Almeida

Coordenação do Curso de Gestão Hospitalar
Me. Sérgio Elias Istoé

Secretaria Acadêmica
Espa. Danila Ferreira Cardoso

Setor Financeiro
Sra. Bruna de Souza Vieira

Núcleo de Apoio Psicopedagógico
Ma. Vânia Márcia Silva do Carmo Brito

Setor de Recursos Humanos
Espa. Edimara Bizerra da Silva

 

ORGANIZAÇÃO E EDITORAÇÃO
Dra Bianca Magnelli Mangiavacchi
Ma. Neuza Maria de Siqueira Nunes
Srta. Amanda Passalini de Almeida

FACULDADE METROPOLITANA SÃO CARLOS

Avenida Governador Roberto Silveira, nº 910

Bom Jesus do Itabapoana-RJ CEP: 28.360-000

Site: www.famescbji.edu.br

Telefone: (22) 3831-5001

 

 

O conteúdo de cada trabalho é de responsabilidade exclusiva dos autores.

A reprodução dos textos é autorizada mediante citação da fonte.