A INCLUSÃO SOCIAL E A RESPONSABILIDADE DA PSICOLOGIA NO CONTEXTO DA POPULAÇÃO IMIGRANTE

  • Autor
  • isabelle bezerra nunes
  • Co-autores
  • Elayne de freitas ramos , rochelly rodrigues holanda
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: A inclusão não apenas acolhe, mas torna o indivíduo parte e respeita as diferenças existentes, ela acolhe essas diferenças, tornando-a parte daquele ambiente ou espaço. De acordo com Camargo (2017), “[...] a inclusão é um paradigma que se aplica aos mais variados espaços físicos e simbólicos. Os grupos de pessoas, nos contextos inclusivos, têm suas características peculiares reconhecidas e valorizadas. Por isto, participam efetivamente.” OBJETIVOS: Quando olhamos para a psicologia podemos notar a importância de incluir cada indivíduo, independente de cor, raça, situação econômica, idade e religião, nosso código de ética nos compromete com esse acolhimento dos diversos indivíduos que fazem parte do mundo que vivemos.

    Embasados nisso temos o compromisso ético de proteger e respeitar a diversidade, nesse ponto, queremos abordar sobre um determinado grupo que necessita dessa inclusão, os imigrantes.

    METODOLOGIA: é um estudo de pesquisa bibliografica, de artigos cientificos, embasados sobre o tema. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Nesse processo notamos como é importante essa a adaptação no meio dessa transição cultural, econômica, social, ambiental entre outros fatores que fazem parte do processo imigratório, onde esses homens e mulheres saem de seu local de origem em busca de melhores salários e condições de vida. Contudo nos dias de hoje esse movimento de transição necessário para esse grupo, tem trazido grande estresse, trazendo aparecimento de complicações na saúde mental do indivíduo imigrante.CONCLUSÃO/ CONSIDERAÇÕES FINAIS O uso de estudos longitudinais para investigação dos sintomas da imigração, redes de apoio especializadas no recebimento e acolhimento das famílias imigrantes podem ser ferramentas que venham a entender e a criar meios de auxílio aos sujeitos da imigração.

     

    PALAVRAS-CHAVE/DESCRITORES:

    INCLUSÃO; IMIGRAÇÃO;PSICOLOGIA;SAÚDE MENTAL

     

     

     

     

    REFERÊNCIAS: Camargo, Eder Pires de Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2017, v. 23, n. 1 [Acessado 18 Outubro 2022] , pp. 1-6. Disponível

    em: <https://doi.org/10.1590/1516-731320170010001>. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320170010001.

     

    Franken, Ieda, Coutinho, Maria da Penha de Lima e Ramos, Maria Natália Pereira Representações sociais, saúde mental e imigração internacional. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2012, v. 32, n. 1 [Acessado 18 Outubro 2022] , pp. 202-219. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000100015>. Epub 18 Jun 2012. ISSN 1982-3703. https://doi.org/10.1590/S1414-98932012000100015.

     

    Machado, Gustavo da Silva, Barros, Allyne Fernandes Oliveira e Martins Borges, LucienneA escuta psicológica como ferramenta de integração: práticas clínicas e sociais em um Centro de Referência de Atendimento a Imigrantes em Santa Catarina. REMHU: Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana [online]. 2019, v. 27, n. 55 [Acessado 18 Outubro 2022] , pp. 79-96. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005506>. Epub 30 Abr 2019. ISSN 2237-9843. https://doi.org/10.1590/1980-85852503880005506.

     

    COIMBRA, Cecilia M B. Psicologia direitos humanos e neoliberalismo. São Paulo: Revista Psicologia Politica, 2000.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • INCLUSÃO; IMIGRAÇÃO;PSICOLOGIA;SAÚDE MENTAL
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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