Introdução: As instituições de Ensino Superior (IES), procuram cada vez mais obter melhores resultados em avaliações externas do Ministério da Educação e também serem bem reconhecidas, com isso busca-se novas possibilidades de trabalho, afim de estimular a aprendizagem como no caso de monitorias por exemplo. A monitoria tem o intuito de obter uma parceria entre o aluno e o professor para que haja uma efetividade no repasse do conteúdo explorado, facilitando o aprendizado dos demais alunos através da atuação do monitor em sala (FRISON, 2016). A matéria em questão é a de Psicologia Jurídica e tem por finalidade identificar os conceitos e fundamentos da ciência psicológica que de certa forma contribuem na compreensão do meio jurídico, além de Delimitar qual o objeto de estudo e as áreas da Psicologia Jurídica no contexto do Direito. Assegurando ao aluno uma visão crítica dos processos jurídicos sob a visão da psicologia jurídica. Objetivo: Relatar a experiência enquanto monitora da disciplina Psicologia Jurídica, e a importância para a formação do discente. Método: Refere-se a um relato de experiência, feito durante a monitoria realizada no segundo semestre de 2022, entre 02 de agosto e 22 de novembro, no Centro Universitário UNINTA, campus Itapipoca, no curso de Psicologia. Ao exercer a monitoria participei das aulas teóricas, onde na mesma também houveram estudos de caso. Resultados: A faculdade possui um regulamento no qual redige as funções que devem ser exercidas na monitoria, tendo como principais ações a realização de planejamento para cada assunto abordado em aula, e a forma de como pode ser repassado o conteúdo juntamente com o professor de forma a proporcionar melhor entendimento para os alunos. Dentro dos afazeres do monitor cabe auxiliar o professor durante as aulas nas atividades repassadas, nas aplicações de provas e na correção das mesmas, além de participar do planejamento das aulas, e tirar dúvidas dos alunos sobre a matéria de forma virtual e presencial. Pôde ser notado que a monitoria proporcionou tanto ao monitor quanto aos discentes um engrandecimento no conhecimento em relação ás competências e aptidões relacionadas á matéria estudada, aumentando o desejo nos alunos pela psicologia jurídica e exercer a monitoria. Conclusão: Pode-se concluir que a realização da monitoria no ensino superior contribui de forma efetiva no processo de ensino e aprendizagem. Como pode ser citado por Dantas (2014) A monitoria se define por despertar o desejo a docência, além de fazer com que o aluno possa ter um ensino crítico durante sua formação. Além de promover ao monitor a vivência e experiência com outros alunos, revisar conteúdos estudados, e também ter a oportunidade de lidar com situações desafiadoras como as dificuldades encontradas no dia a dia da docência e a responsabilidade da monitoria, de forma efetiva e também obter novos conhecimentos.
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