PRÁTICA DELIBERADA EM CICLOS RÁPIDOS NA DISCIPLINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Ana Beatriz Frota Lima Rodrigues
  • Co-autores
  • Francisco Mayron Morais Soares
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: A Prática Deliberada em Ciclos Rápidos (PDCR) é uma estratégia de ensino, que por meio da simulação tem o intuito de aprimorar os conhecimentos e habilidades dos participantes. Sua sistematização é baseada na repetição de tarefas, proporcionando feedback imediato baseado em evidências, por intermédio de um instrutor. Em virtude disso, a estratégia de ensino por meio da PDCR está cada vez mais inserida nas aulas práticas da disciplina de urgência e emergência do curso de enfermagem. OBJETIVO: Descrever a experiência da aluna-monitora acerca do uso de PDCR em aulas práticas na turma de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Acerca da utilização dessa estratégia nas aulas práticas da disciplina de Urgência e Emergência, cujo é realizada durante o 8° período letivo da graduação no curso de Enfermagem da Faculdade UNINTA Itapipoca, as experiências vivenciadas pela aluna-monitora referem-se ao semestre 2022.2. A temática abordada foi Parada Cardiorrespiratória (PCR), na qual foi elaborada com base nos seguintes livros: Suporte Básico de Vida - BLS, Suporte Avançado de Vida Cardiovascular - ACLS, Suporte Avançada de Vida no Trauma– ATLS, Suporte Pré-hospitalar de Vida no trauma– PHTLS, autorizados pela organização American Heart Association (AHA). RESULTADOS: As aulas ocorreram no mês de setembro de 2022, no laboratório de Emergência da Faculdade UNNINTA Itapipoca, com a participação de vinte e cinco alunos. A temática Parada Cardiorrespiratória (PCR) havia sido explanada anteriormente em aulas teóricas, diante disto, a proposta para os discentes foi executar os seguintes procedimentos: reconhecimento do ritmo cardíaco do paciente, administração de medicações na ordem e tempo correto, implementação das condutas de reanimação, organização do ambiente de trabalho e dos materiais a serem utilizados, e organizar toda a equipe de enfermagem. Portanto ofertou-se um caso clínico aos participantes, de modo que o mesmo cenário se repetisse diversas vezes, até que o conhecimento desejado estivesse fixado, a cada desacerto do participante era feito a interrupção seguindo para um feedback direcionado, e em 10 segundos ele volta a repetir a atividade. CONCLUSÃO: Dessa forma conclui-se que aulas práticas são fundamentais na formação do acadêmico, bem como a utilização de novas estratégias educacionais para aprimorar suas habilidades. A PDCR enquanto estratégia de ensino com impacto imediato potencializa o conhecimento dos discentes, na qual também possibilita um ambiente seguro de pratica e raciocínio clinico, atendendo à atual demanda de informações no cenário da saúde.

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem interativa, emergência, ensino-aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Estratégias de inovação nos processos educacionais
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