Visão acadêmica sob a importância da educação em saúde em estágio supervisionado de nutrição social

  • Autor
  • Gabrielle Barbosa Pinheiro
  • Co-autores
  • Ângela Pires Sabino , Dágila Kelly Frota Magalhães , Juliana Braga Rodrigues de Castro
  • Resumo
  • Introdução: A educação alimentar e nutricional é pautada em diversas políticas públicas de saúde e garante a participação de profissionais atuando na promoção e prevenção de doenças e agravos nutricionais. As práticas educativas em saúde visam a participação voluntária da comunidade a fim de promover hábitos alimentares saudáveis fazendo uso de abordagens e recursos didáticos de ensino em todos os ciclos da vida. Partindo disso, entende-se que a educação alimentar e nutricional protagoniza um importante papel em diferentes esferas da atenção à saúde baseada em estratégias que valorizam a cultura, os hábitos alimentares regionais, a presença ou ausência de patologias e demais aspectos importantes diante do contexto. Na última década, estudos apontam a influência da alimentação e dos hábitos de vida como um dos principais fatores associados ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, estas sendo um complexo problema de saúde mundial. Diante disso, evidencia-se a importância da educação em saúde frente a promoção e prevenção de doenças e agravos nutricionais em diversos campos de atuação com práticas efetivas e estratégias que favoreçam a adoção e adesão de hábitos saudáveis. Objetivo: Relatar a visão de uma acadêmica de nutrição sobre o processo de educação em saúde como instrumento de ensino em estágio supervisionado. Metodologia: O presente estudo trata-se de um relato de experiência, de natureza qualitativa realizado por estagiárias do Curso de Nutrição da Faculdade Uninta Itapipoca, uma Instituição de Ensino Superior do Ceará. O estágio supervisionado em Nutrição Social foi realizado em campo e permeou com a integração acadêmica em práticas educativas de saúde visando a promoção e prevenção de doenças e contou com a participação voluntária da comunidade e do público alvo das atividades realizadas. O planejamento de cada atividade fez parte do plano de ensino de estágio supervisionado e acompanhou o calendário de saúde anual, baseando-se nisso, foi possível trabalhar áreas temáticas sobre a saúde mental em alusão ao setembro amarelo, prevenção de doenças cardiovasculares referente ao dia mundial do coração, obesidade infantil e a influência da alimentação no desenvolvimento de cárie dentária. Para a realização das atividades educativas foram utilizados materiais didáticos de ensino confeccionados e personalizados de acordo cada temática e abordagens de linguagem simples baseadas em orientações nutricionais que garantem saúde e qualidade de vida. Resultado: Observou-se boa adesão às práticas de incentivo e promoção da saúde, bem como a participação nas dinâmicas didáticas de ensino e a compreensão dos assuntos abordados em decorrência às pautas levantadas durante o momento de educação em saúde. Ademais, o contato prático em campo proporciona à discente maior adesão ao ensino e contribui diretamente com o desenvolvimento de novas habilidades de aprendizagem. Conclusão: Em virtude dos fatos mencionados considero pertinente e relevante a atuação acadêmica no estágio supervisionado pois possibilita o desenvolvimento de práticas de educação que garantem a contribuição com a esfera pública da saúde como forma devolutiva de conhecimento apreendido durante a graduação e para além disso, garante maior adesão ao ensino e aprendizagem ao ensino superior.

  • Palavras-chave
  • Atenção primaria à saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Nutrição.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa científica na prática universitária
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