Introdução: A monitoria acadêmica é um programa que objetiva a iniciação do discente à docência, através da aproximação e envolvimento do mesmo ao processo de desenvolvimento e apoio à condução da disciplina na qual foi aprovado. Nessa perspectiva, a monitoria é um meio de qualificação profissional que propicia ao acadêmico o aprofundamento do conhecimento e desenvolvimento de habilidades no processo ensino-aprendizagem de disciplinas ofertadas na grade curricular dos cursos de nível superior. OBJETIVO: Descrever, através de um relato de experiência, as reflexões acerca da monitoria da disciplina de Enfermagem em UTI. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência do processo de monitoria acadêmica realizada no período de Julho à Dezembro de 2022, na disciplina de Enfermagem em UTI do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Uninta Itapipoca. As atividades da monitoria tiveram a duração de doze horas semanais durante os semestres vigentes. RESULTADOS: A monitoria proporcionou o desenvolvimento do acadêmico-monitor em inúmeros aspectos frente ao seu envolvimento direto no processo ensino-aprendizagem da disciplina de UTI. O monitor acompanhou todas as aulas, semanalmente, dos discentes não-monitores auxiliando nas dúvidas e dificuldades, uma vez que dispunha de domínio das ferramentas e atividades desenvolvidas na disciplina. Além das participações em sala de aula, o monitor desempenhou atividades como: leitura da bibliografia básica e complementar da disciplina; incentivo ao desenvolvimento de grupos de estudos entre os alunos; atividades de suporte às necessidades do professor na condução das aulas. Considerando as atividades realizadas pelo monitor, ressalta-se a relevância do processo de monitoria acadêmica, uma vez que, trata-se de uma experiência ímpar de aperfeiçoamento e aprofundamento do conhecimento, com ênfase na troca de saberes e experiências entre o monitor, os alunos e o docente. Importante ressaltar que o monitor tem acesso às informações internas da disciplina, ou seja, devendo estar sempre atento aos princípios da ética. Por fim, ressalta-se o valor da monitoria acadêmica como um diferencial para o currículo do acadêmico-monitor. CONCLUSÃO: A experiência na monitoria acadêmica na disciplina de UTI viabilizou um desenvolvimento aprofundado do monitor nos conteúdos teórico-práticos trabalhados ao longo da disciplina, corroborando para o aperfeiçoamento do raciocínio clinico e interesse pela pesquisa científica na área, além do crescimento profissional do mesmo no cenário acadêmico.
ANDRADE, E. G. R. et al. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Revista Brasileira Enfermagem. Brasília, v.71, n.4, p.1596-1603, janeiro, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001596&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 de março 2023.
DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos. Brasília, v.95, n.241, p.567-589, dezembro, 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812014000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 de março 2023.
FIGUEIREDSS, T. C; FRIGO, L. F. Percepções acerca da monitoria acadêmica na disciplina de fisioterapia e a saúde da mulher. Revista de Epidemiologia e controle de infecção. Santa Cruz, v.4, n.1, p.01-02, março 2014. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/284784858_PERCEPCOES_ACERCA_DA_MONITORIA_ACADEMICA_NA_DISCIPLINA_DE_FISIOTERAPIA_E_A_SAUDE_DA_MULHER/fulltext/567ec1>. Acesso em: 27 de março 2023.
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