Introdução: Os meios de comunicação possuem crescente impacto e expansão no mundo atual. No ano de 2021, segundo o relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) em tecnologia da informação e comunicação, 4,9 bilhões de pessoas utilizaram a Internet. Neste contexto, em consequência da globalização e da transição nutricional, as pessoas buscam constantemente resultados e informações acessíveis, gratuitas e de rápida transmissão, o que abre espaço para conteúdos postados na mídia. Considerando que essa é uma das principais ferramentas de comunicação do século evidencia-se a importância de utilizar a ciência da nutrição a favor da profissão do nutricionista. Diante disso, podcasts ganham importância como recurso educacional por ser uma tecnologia apta a propiciar novos modos de realização de atividades educacionais. Ainda enquanto ferramenta de comunicação é necessário que as informações possuam evidência científica respeitando a valorização e ética profissional. Objetivo: Avaliar a aplicação da ciência na utilização de podcast como ferramenta informacional de comunicação. Metodologia: O estudo trata-se de uma revisão bibliografia de caráter qualitativo utilizando como banco de dados para a pesquisa a plataforma Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): MEDLINE, LILACS e SciELO Brasil, baseando-se nos respectivos critérios de inclusão foram utilizados como filtros: publicações entre os anos de 2017 a 2023 e os descritores: Webcast, Rede social e Nutrição. Ainda como critério de exclusão publicações redundantes ou duplicadas e estudos de cunho quantitativo. Resultados: Ao analisar os estudos percebe-se que a atualização de ferramentas como podcast podem favorecer a ciência da nutrição informacional e validar a figuração de nutricionistas nas plataformas digitais compilando informações sobre áreas temáticas abordadas diariamente nas redes sociais uma vez que torna público conhecimentos de respaldo Técnico-Científico sendo essas informações de fácil acesso. Em contrapartida é necessário destacar a necessidade de identificar a origem como uma forma de ratificar e filtrar o acesso a informações falsas através dessas ferramentas. Ainda, estudos apontam que um dos principais agravantes efeito das fake news sobre a saúde reverbera sob a área da nutrição, culminando em excesso de informações que não possuem evidencias comprovadas cientificamente. Salienta-se ainda que a escassez de estudos sobre o presente tema foi um ponto negativo e limitante para a pesquisa. Conclusão: Em síntese, a utilização de podcast como ferramenta digital de informações e comunicação torna-se válido quando respaldado mediante comprovação cientifica, está sendo uma via ainda pouco utilizada e estudada, no entanto a sua utilização como recurso de aprendizagem deve ser melhor divulgado e propagado, pois traz uma maior amplitude ao acesso.
Comissão Organizadora
Pesquisa Uninta Itapipoca
Comissão Científica