COVID – 19: ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.
Introdução: Segundo Wang F, et, al. (2020). O SARS-CoV-2 pode acometer o sistema respiratório ocasionando que paciente desenvolva dificuldade respiratória e queda da oxigenação em poucas horas e, apresente aumento da frequência respiratória, tendo como os acometimentos mais frequentes as alterações nas vias do sistema respiratório. Cerca de 80% dos infectados por COVID-19 evoluem para manifestações clínicas leves. Nos casos mais graves podem evoluir com insuficiência respiratória aguda e até mesmo ao óbito.
A internação em Unidade de Terapia Intensiva é de extrema importância para o fornecimento de ventilação artificial realizada por aparelhos disponíveis somente nestes ambientes. (MN, et al., 2020)
Justificação: O tema presente deu-se pelo fato de pessoas próximas terem adquirido a doença. Isso nos sensibilizando a se aprofundar na importância do fisioterapeuta na reabilitação do paciente com o covid-19 no ambiente hospitalar.
Objetivo: Descrever a atuação do fisioterapeuta no paciente com COVID-19 em unidade de terapia intensiva. Método: Este estudo trata-se de uma revisão integrativa, ela é um método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. As buscas dos artigos científicos referentes à questão de pesquisa foram feitas nas bases de dados SciELO e LILACS. Foram adotados como critérios de inclusão 50 artigos disponíveis integralmente. Após passado pelo filtro, dentre eles, foram selecionados 8 artigos para a amostra final. Resultados e Discussão: Nos artigos encontrados foi enfatizado a importância da atuação dos fisioterapeutas dentro da UTI, apontando as técnicas fisioterapêutica no uso de manobras respiratórias e no uso do ventilador mecânico, proporcionando uma assistência de maior qualidade ao paciente. Embora no início da pandemia outros profissionais não concordarem que o profissional fisioterapeuta seria capaz de atuar com responsabilidade como linha de frente da COVID-19. Os profissionais mostraram a sua devida importância. (Furtado MVC, et al. 2020). Conclusão: Com o decorrer da pandemia foi possível perceber a importância do fisioterapeuta na recuperação hospitalar reduzindo as sequelas respiratórias causadas pela COVID-19.
Descritores: covid-19; fisioterapia hospitalar; técnicas de fisioterapia; unidade de terapia intensiva.
Referências: CARVALHO, E S C et el., (2021). Atuação do fisioterapeuta mediante a pandemia da covid-19 em um hospital de referência no interior da Amazônia Legal. Revista Eletrônica Acervo Saúde.
COSTA, S S S, et al., (2022). Atuação profissional no serviço hospitalar de
fisioterapia diante das infecções por corona vírus. Revista fisioterapia pesquisa.
DIAS L M S et al., (2022). Prática fisioterapêutica para pacientes hospitalizados com COVID-19. Jornal Brasileiro de Pneumonia.
Comissão Organizadora
Pesquisa Uninta Itapipoca
Comissão Científica