INTRODUÇÃO: O uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), são fundamentais para garantir saúde e proteção, preservando em caso de acidente de trabalho. Uma unidade de alimentação e nutrição (UAN), tem como finalidade servir alimentação benéfica do ponto de vista nutricional e higiênico- sanitária. Nesse sentido, o regulamento de biossegurança objetiva a prevenção, redução ou extinção de riscos os quais podem prejudicar a saúde dos trabalhadores. Entre as normas regulamentadoras, a NR6 designa os critérios que devem ser adotadas em relação a aquisição e compartilhamento dos EPIs nas empresas. OBJETIVO: Relatar uma ação educativa aplicando o arco de Maguerez em uma Unidade Hospitalar, voltada para a importância e o uso correto dos EPI. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo relato de experiência, idealizada dentro da disciplina Educação e Saúde do 8° semestre do curso de nutrição. A proposta é baseada do Arco de Maguerez que se dá através de cinco pontos principais: A observação da realidade, ponto chave, a teorização, hipótese de solução e aplicação da realidade. Assim, a metodologia problematizadora pautada no Arco de Maguerez, desenvolve nos sujeitos uma postura reflexiva, julgadora como também investigativa, caracterizando o problema, e analisando à formação de um argumento crítico para a escolha das soluções propostas. A ação foi realizada em uma UAN Hospitalar, no qual foi feita a explicação da ação, e em seguida a realização de um jogo intitulado “boas práticas”. Para o jogo a cozinha foi preparada com erros, simulados pelos estagiários, sobre o uso de EPI e também sobre a manipulação dos alimentos e utensílios usados na produção. Ao decorrer do jogo de boas práticas, os colaboradores foram incentivados a relatar os erros encontrados. Para fechamento da ação foi realizado uma roda de conversa e a exibição de ilustrações, onde os estagiários evidenciaram a importância do uso correto dos EPI dentro da unidade hospitalar, bem como o manuseio de equipamentos na hora da produção, a importância da lavagem das mãos, contaminação cruzada e o uso de adornos. RESULTADOS: Foi evidente a dedicação dos copeiros na ação, assim como o envolvimento no jogo de boas práticas. Praticamente todos acharam os erros espalhados pela cozinha e destacadas nas vestimentas dos estagiários. Foi percebido após a ação que os EPI começaram a ser utilizados da maneira correta, como por exemplo: a touca cobrindo as orelhas, a máscara cobrindo nariz e boca, o uso dos aventais e luvas quando necessário. CONCLUSÃO: Através da atividade empregada, do material explicativo em forma de cartazes coloridos, lúdicos e do acompanhamento dos participantes durante todo o processo, a ação teve um bom aproveitamento, além da participação dos colaboradores em relação aos assuntos abordados como manipulação de alimentos e o uso dos EPI, o que confirma bom acolhimento na ação e o atual interesse nos temas evidenciados.
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Pesquisa Uninta Itapipoca
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