EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE O CONSUMO DE BEBIDAS ADOÇADAS EM UMA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR APLICANDO O ARCO DE MARGUEREZ

  • Autor
  • José Fabricio Martins Viana
  • Co-autores
  • Gizelly Alves Aguiar Barroso , Maria Lara Kelly Barbosa Castro , Francisco das Chagas do Nascimento Neto
  • Resumo
  • Introdução: O elevado consumo de bebidas adoçadas está associado a maior risco de obesidade na infância e na vida adulta, pois, tais bebidas, apresentam alta densidade calórica em pequenas porções. De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), cerca de 60,3% da população brasileira está com excesso de peso, sendo o consumo excessivo de açúcar uma das principais causas da obesidade, pois de acordo com as pesquisas, cerca de um em cada quatro adolescentes consome refrigerantes ou sucos artificiais ao menos 5 vezes por semana, onde essas bebidas estão presentes em 44% dos almoços, 30% dos jatares e 9% dos cafés da manhã dos brasileiros. Objetivo: Relatar a experiência de uma educação em saúde voltada ao consumo de bebidas adoçadas baseada no Arco de Marguerez. Método: Trata-se de um relato de experiência baseado na metodologia do Arco de Marguerez, realizado dentro da disciplina de Educação e Saúde do 8° semestre do curso de Nutrição. Levando em consideração o arco, o primeiro passo foi a observação da realidade, que no caso em questão, foi a própria Instituição de Ensino Superior – IES, sendo notório o alto consumo de bebidas adoçadas entre os acadêmicos. No segundo ponto, foram identificados os pontos chave, sendo eles a disponibilidade dos produtos, falta de opções de sucos naturais sem açúcar, a preferência e o preço das bebidas adoçadas. Dessa forma, foi feito o terceiro passo, a teorização, onde foi encontrado na literatura diversos artigos sobre o tema, para o embasamento metodológico da ação. Para o quarto passo, a hipótese de solução, foi desenvolvida uma ação educativa sobre os malefícios do consumo excessivo de bebidas adoçadas bem como um jogo para que os participantes tentassem identificar a quantidade de açúcar de cinco produtos diferentes e depois auxiliados na leitura dos rótulos para a correção do jogo. No quinto e último passo, foi feita a aplicação da educação em saúde à realidade, onde foi feita a ação nos corredores na IES onde houve boa adesão, participação e troca de conhecimento entre os participantes docentes e discentes. Resultados: A ação efetuada no mês março de 2023 nos corredores da referida IES e contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas, no qual o tema proposto foi apresentado e a educação em saúde realizada aos grupos de alunos e colaboradores do local. Alguns deles mostraram-se surpresos em relação as quantidades de açúcar nas bebidas exemplificadas e também sobre os dados epidemiológicos sobre a obesidade.  Em relação ao jogo proposto, os participantes foram bem ativos durante a execução, questionando uns aos outros, em seguida, tirando as dúvidas com a equipe que apresentava a ação. Conclusão: A educação em saúde teve boa adesão por parte do público, onde os mesmos mostraram interesse ao tema abordado, fazendo questionamentos pertinentes ao tema e participando ativamente do momento lúdico proposto. Vale ressaltar a importância do tema abordado devido aos índices de obesidade atuais e também na formação dos acadêmicos em relação as ações educativas para o público geral. 

  • Palavras-chave
  • Bebidas adoçadas, Obesidade, Educação em saúde.
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