Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microorganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativos masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. Essas infecções provocam danos a milhões de indivíduos, tais como infertilidade, câncer de colo de útero, disfunção
sexual e doença inflamatória pélvica, contudo na maioria dos casos são infecções que não apresentam sintomas. As principais ISTs são AIDS, sífilis, gonorreia, hepatites B e C, e herpes. Dentre os países da América Latina, o Brasil apresenta quase metade de todos os novos casos de ISTs e é considerado um dos países com os mais elevados índices de casos de AIDS. A abordagem dessa temática dentro do
processo de cursos de ensino superior visa diminuir as estatísticas da população jovem entre 18 a 30 anos.
Despertados por meio do ensino de novos jogos interativos facilitando a construção coletiva de aprendizagem, em que possa proporcionar aos alunos desenvolver conhecimento em tempo real e sensibilização acerca das IST´s, de modo significativo e transformador. Objetivos: Relatar a experiência da aplicação de um jogo educativo para universitários, do tipo Mito ou Verdade, acerca de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre uma ação extensionista realizada por quatro extensionistas no Centro Universitário Uninta, campus Itapipoca, com 40 universitários durante o turno da manhã, tendo em vista a importância de ser aplicada a temática que ocorreu no período pré- carnavalesco. Quanto a abordagem, foi proposto aos estudantes que escolhessem 2 placas,enumeradas de 1 a 10, cada número correspondia a uma afirmação, e eles teriam que responder entre as duas opções, com mito ou verdade, caso o jogador da vez errasse seria justificado a afirmativa, e se acertasse ele justificaria a sua resposta. Resultados e Discussões: O jogo permitiu a realização de um levantamento acerca dos conhecimentos prévios dos universitários sobre oinfecções sexualmente transmissíveis durante as rodadas de perguntas. Por ter como principal característica a interação entre os envolvidos, o jogo constituiu uma metodologia ativa que permitiu o diálogo efetivo, no qual emergiram dúvidas e percepções sobre a temática em questão, direcionando a orientação dos extensionistas para os participantes. Além disso, o entretenimento também favoreceu a fixação das informações e temas conversados. A utilização desses novos métodos contribuiu para a experiência acadêmica dos extensionistas, de modo a fazê-los
refletir sobre estratégias de educação em saúde por meio de jogos interativos. Conclusão: As novas tendências de educação em saúde nascem de um processo de interação entre o enfermeiro educador e o paciente que se coloca como educando, nas quais são criadas conjuntamente novos métodos e caminhos de ensino-aprendizagem. Percebeu-se que a utilização de jogos educativos para universitários abordando questões relevantes como ISTs, constitui um recurso pedagógico inovador, que contribui no envolvimento efetivo dos participantes na construção coletiva do conhecimento.