Introdução: A Nutrição Clínica é uma área da nutrição que analisa, examina e elabora uma grade alimentar balanceada para pessoas enfermas e para pessoas sadias, de todos os ciclos da vida, sejam elas crianças, adultos, gestantes ou idosos. O projeto de extensão oferece esse meio de atuação diretamente com o indivíduo, com uma responsabilidade social, no qual o aluno é protagonista perante a comunidade, atrelando ensino, pesquisa e extensão. Com base, proporciona o discente sua vivencia em prática. O estudante, como um indivíduo, é entendido na instituição como um ser único, com potencial para se desenvolver, em sua plenitude, a partir de sua condição individual e de sua história de vida. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada durante o projeto de extensão da Clínica Escola Uninta Itapipoca – CEU. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acontecido durante a vivência no Projeto de Extensão Clínica Escola Uninta Itapipoca – CEU, desenvolvido nos semestres 2022.1 e 2022.2. O projeto que tem como funcionalidade prestar serviços à comunidade através de uma equipe multiprofissional, totalmente gratuita, sendo eles: enfermagem, fisioterapia e nutrição. Resultados: Na nutrição eram realizados atendimentos a todos os ciclos da vida, com o primeiro contato com o paciente, realizando a amnésia, avaliação antropométrica, diagnóstico nutricional e o plano dietoterápico com as orientações nutricionais. O projeto acontecia uma vez por semana e conciliava teoria, vivências práticas e pesquisas, realizando em alguns momentos discussões de casos clínicos com a equipe multiprofissional. Muitas vezes conseguíamos vivenciar o que era visto em salas de aula, de forma teórica, e aplicar no seguimento terapêutico do paciente na prática clínica, potencializando o processo de formação acadêmica. A realização de momentos de discussão a respeito das dificuldades encontradas em cada etapa do projeto, do planejamento a execução, permitiu o aprimoramento dos alunos. Uma das coisas que ajudou muito a deixar os medos guardados foi o conhecimento prático, saber o que fazer em cada etapa da consulta nutricional ajudou e facilitou muito porque somente desta forma podia ter domínio, podia ter liberdade nas consultas e tinha autonomia para dar uma conduta. Além disso, o projeto possibilitou a capacitação no mercado profissional. Conclusão: É necessário estimular, desde o início da graduação, a articulação entre teoria e prática, a fim de possibilitar aos discentes a contextualização na construção de conhecimentos a formação.
Comissão Organizadora
Pesquisa Uninta Itapipoca
Comissão Científica