Introdução: A partir das experiências de realização das atividades de monitoria, foi construído este estudo, a fim de elencar estratégias e metodologias utilizadas para aproximação dos discentes ao conteúdo da disciplina de Neurociências II, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem dos mesmos, a partir dos quais buscou-se gerar resultados positivos no rendimento acadêmico e desmistificação do conteúdo. Foram utilizados a ferramenta Kahoot!™ e a metodologia TBL (Team-Based Learning) traduzido para o português como aprendizagem baseada em equipes (ABE), fomentando uma abordagem participativa e integrada através das práticas baseadas em problemas. Objetivo: Discutir estratégias que auxiliam os docentes na facilitação e elucidação dos conteúdos programáticos das disciplinas de graduação, produzindo condições favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem significativas. Método: Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, através do relato de experiência, no qual apresenta-se recursos que proporcionam uma vivência acadêmica focada na oferta de métodos que oportunizam uma experiência ativa tanto nos discentes quanto dos docentes e monitores. Resultados: Através dessa experiência é possível verificar que com uma linguagem próxima daquela utilizada pelos sujeitos, pôde-se chegar a superação de entraves na compreensão dos assuntos na graduação, principalmente aos que dialogam entre psicologia e neurociências, além de dinamizar e estruturar conteúdo visuais, vivenciais, de formação individual e grupal, colocando os alunos como parte atuante no próprio percurso acadêmico, descentralizando a tarefa de propagação das temáticas na figura do docente, dos quais as metodologias ativas tem propostas sistemáticas das ações e influenciando na estrutura pedagógica das disciplinas, sendo uma alternativa viável aos métodos tradicionais de ensino. Conclusão: Depreende-se que as metodologias ativas contribuem para a construção acadêmica de discentes, dos quais as práticas baseadas em problemas exigem momentos para leitura, compreensão e discussão dos conteúdos em grupos, mas também se apoderando de maneira autônoma para a construção efetiva de um raciocínio teórico-prático e científico, condizentes com a proposta a ser integralizada no decorrer das disciplinas, que serão recorrentes na realidade profissional e acadêmica, impactando na qualidade do ensino, bem como da aprendizagem na vivência acadêmica.
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