DOCENTE EM NUTRIÇÃO EM ESTÁGIO PÓS DOUTORAL EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • Douglas Rodrigo Cursino dos Santos
  • Co-autores
  • Luciana Cursino
  • Resumo
  • Introdução: O estágio pós-doutoral no exterior constitui uma oportunidade de qualificação e consolidação dos conhecimentos em áreas específicas, além de favorecer parcerias e intercâmbios entre universidades e instituições de pesquisa nacionais e/ou internacionais. Entre as metas estabelecidas pelas Universidades, os diferentes grupos de pesquisa no país, consideram-se que alcançar nível de excelência seja um dos maiores desafios encontrados pelos pesquisadores. Desta forma, é estimulada a intensificação da produção científica internacional, além de estabelecimento de parcerias internacionais, as quais os estágios pós-doutorais podem ser vistos como uma tentativa para ampliar a pesquisa científica no campo da saúde coletiva nos diferentes programas de pósgraduação, com a estimulação de publicações com elevado impacto para a área de pesquisa do pós-doutor, bem como a sua realização no exterior, contribuindo para a projeção internacional da pesquisa. Objetivo: Relatar a experiência de estágio pós-doutoral em saúde coletiva em uma instituição de ensino superior americana. Método: Relato de experiência sobre o estágio pós-doutoral em saúde coletiva do docente de Nutrição de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada brasileira, em Instituição estrangeira, por meio de concessão de bolsa no período de novembro de 2022 a março de 2023. Resultados: O desenvolvimento do estágio pós-doutoral, os candidatos precisam atender a alguns pré-requisitos: possuir título de doutor, elaborar um projeto de pesquisa, plano de trabalho, e cronograma de atividades a ser avaliado pelo Programa de Pós-Graduação onde se pleiteia a vaga, além de participar de processo seletivo para a obtenção de bolsas. Para o candidato, além de possuir os pré-requisitos necessários, de acordo com o edital ao qual se candidata, faz-se necessário, no caso de docente, comprovar que o serviço apresentará ganhos acadêmicos com a liberação para o desenvolvimento da capacitação. Desta forma, elaborar um projeto de pesquisa que seja aplicável para a prática do serviço pode contribuir para a liberação. Para a escolha da instituição, foi necessário identificação de oferta de vaga por meio de edital publicado em site da Instituição de ensino superior (IES), por meio de procura em plataforma digital de busca. Em seguida, realizar a inscrição por meio eletrônico, com envio de curriculum lattes atualizado, carta de intenção, projeto de pesquisa e plano de trabalho (cronograma). Conclusão: O intercâmbio foi uma oportunidade para agregar valores, aprimorar o currículo, ampliar meus conhecimentos, habilidades e atitudes, onde a dedicação e o comprometimento aos estudos na área da saúde coletiva, aprofundando conhecimentos teóricos e científicos sobre a pesquisa e a docência. O pensamento crítico-reflexivo foi estimulado e desenvolvido a partir das participações de aulas magna, orientações de escrita científica, publicações científicas em curso, vivenciando na íntegra a pesquisa em outro nível. Estas experiências constituíram uma ferramenta poderosa para a busca de soluções para os problemas e desafios da prática docente e de pesquisador, que se vê em condições de contribuir para o avanço do ensino e das ciências da saúde no Brasil e no exterior. 

  • Palavras-chave
  • Docente, Pesquisa, Estágio, Saúde Coletiva.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa científica na prática universitária
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