SELF SERVICE NUTRICIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Introdução: As estratégias de educação alimentar e nutricional entram com o objetivo de contribuir para a escolha de hábitos saudáveis para a obtenção de uma vida sadia e ativa. É fato que os hábitos alimentares inadequados podem causar o aumento das doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, hipertensão e diabetes e, na vida universitária, se alimentar de forma adequada pode ser um desafio, já que o fatores como horários e ambiente dificultam o consumo de alimentos ricos em nutrientes que agregam à saúde, tanto para os alunos quanto para os funcionários das instituições. Essa falta de tempo para comer, fazer preparações saudáveis e praticar atividades físicas acarretam uma alta incidência de hábitos alimentares inadequados e alterações no estado nutricional Objetivo: Apresentar, através de uma atividade educativa, formas corretas e adequadas de escolhas alimentares para discentes e docentes da Faculdade Uninta Itapipoca. Método: Trata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo do tipo relato de experiência que foi realizada por acadêmicas do 4° semestre do curso de nutrição da Faculdade Uninta Itapipoca, que consistiu em um “Self Service Nutricional”, onde foi montado de forma lúdica a representação de um balcão térmico com imagens de alimentos, onde os participantes da ação , docentes e discentes da Instituição, foram convidados para montarem seus pratos. Nos alimentos disponíveis haviam alimentos considerados saudáveis e alimentos com um elevado valor calórico, que possivelmente não seria a melhor escolha para o cotidiano das refeições. O s participantes ficaram livres para realizar suas escolhas. Após a montagem dos partos gerou-se um momento de discussão e compartilhamento de informações sobre alimentação saudável. Resultados: A atividade educativa proposta analisou que a maioria dos participantes consomem alimentos com alto teor calórico, fontes principalmente de açúcares e gorduras, resultando em uma alimentação prejudicial para a saúde. Já a pequena proporção restante relatou o consumo frequente de alimentos mais saudáveis, como saladas e frutas. As discentes, presentes na ação, abordaram e informaram novas formas de consumo, sempre optando por opções mais saudáveis e ricas nutricionalmente. Conclusão: Constatou-se que a porcentagem do público que consumia frequentemente alimentos nutritivos já tinham consciência da maioria das informações citadas, participando da conversação de forma ativa e proveitosa. E a porção do público que participou da ação que não fazia o consumo diário de alimentos saudáveis demonstrou bastante interesse nas informações abordadas, se propondo, assim, a mudar alguns hábitos alimentares. Com esse estudo há uma demonstração da relevância da educação alimentar e nutricional para o fortalecimento das ações de nutrição, auxiliando no empoderamento dos indivíduos e no desenvolvimento da autonomia diante de suas escolhas alimentares.
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Pesquisa Uninta Itapipoca
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