Introdução: O presente trabalho discutea importância da utilização de recursos lúdicos para a psicoterapia infantil. Para tanto, será apresentado um relato de experiência sobre a construção de uma ferramenta que poderá servir como auxílio para trabalhar as emoções de forma lúdica e acessível com a criança, afim de ajudá-la a reconhecer, conversar e validar suas emoções através de atividades facilitadoras. Prette e Prette (2013) afirmam que identificar as emoções, em si e nos outros, e a adequada leitura dos sinais sociais do ambiente, como momento, contexto e prováveis consequências, são condições necessárias para que a criança decida controlar ou expressar de forma adequada uma emoção. Objetivo: Apresentar um recurso lúdico que auxiliará no trabalho das emoções com crianças a partir de seis anos na psicoterapia infantil. Método: Se trata de um estudo qualitativo, por meio de um relato de experiência, no qual são apresentadas reflexões teórico-práticas sobre a construção de um recurso lúdico voltado à Ludoterapia e a psicoterapia infantil, que foi produzido pelas autoras como etapa avaliativa da disciplina de Psicologia e Práticas Ludoterápicas. Resultados: Com esta produção, almejamos contribuir metodologicamente com o processo Ludoterapêutico, fomentando possibilidades para que crianças possam identificar em si e nos outros, por meio de expressões e diálogos, sentimentos e emoções, aspectos que facilitem o autocontrole e a construção de relações sociais saudáveis. Conclusão: Conclui-se que esse recurso ludoterápico pode impactar positivamente o desenvolvimento interpessoal da criança e auxiliá-la em demandas cotidianas relacionadas aos aspectos emocionais e subjetivos.
Descritores: Emoções; Ludoterapia; Recurso Ludoterápico
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Pesquisa Uninta Itapipoca
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