Introdução: A avaliação nutricional possui papel fundamental na obtenção de dados necessários ao acompanhamento dos pacientes, com o intuito de identificar o estado nutricional para a definição das necessidades energéticas no cuidado nutricional. No processo ensino-aprendizagem as aulas práticas ganham destaque, pois possibilitam a observação e aplicação de conhecimentos técnicos de uma forma que não seria possível esta experiência apenas com a teoria. A antropometria é um dos parâmetros mais indicados para avaliar o estado nutricional, principalmente pela facilidade de obtenção das medidas que podem ser válidas e confiáveis, desde que haja treinamento adequado e as aferições sejam devidamente padronizadas. Tendo em vista o exposto, as aulas práticas e experimentais, podem construir um conhecimento bem mais significativo e possibilitar a aquisição de habilidades profissionais. Objetivo: Relatar a experiência de aulas práticas de antropometria da disciplina de Avaliação Nutricional do Curso de Bacharelado em Nutrição e a percepção da importância dessas práticas pelos acadêmicos. Método: Trata-se de um relato de experiência de duas aulas práticas de antropometria da disciplina de Avaliação Nutricional realizadas com nove discentes do curso de Nutrição do Centro Universitário Uninta Itapipoca. Resultados: A primeira aula prática de antropometria possuiu como conteúdo a realização das técnicas de aferição do peso corpóreo, estatura e medidas de circunferências em adultos. O início da aula transcorreu com a docente da disciplina realizando a apresentação dos equipamentos utilizados para a antropometria aos alunos da disciplina. Em seguida, os alunos receberam um material didático que contemplava a descrição da técnica de cada medida antropométrica. Logo após a professora da disciplina demonstrou cada técnica de antropometria aos alunos que ao final da aula puderam treinar as habilidades antropométricas individualmente. A segunda aula prática de antropometria possuiu como tema a aferição de dobras cutâneas. Inicialmente a professora conduziu a aula realizando a apresentação do equipamento de aferição de dobras cutâneas e entregou para cada aluno o material didático contendo a técnica de aferição das dobras cutâneas em diferentes pontos anatômicos. Em duplas os discentes realizaram a técnica de aferição de dobras cutâneas entre si e simultaneamente a demonstração prática da docente. As aulas práticas duraram em média 90 minutos e foram realizadas no Laboratório de Avaliação Nutricional do Centro Universitário Uninta Itapipoca. A realização das medidas antropométricas em aula prática realizada pelos acadêmicos foi considerada satisfatória no processo de aprendizagem, pois simulou as vivências futuras e possibilitou correções quando pertinentes por parte da professora ao decorrer da aula. A disponibilização de material didático foi também apontada como grande recurso de assistência. Conclusão: Pode-se observar a importância das aulas práticas da disciplina de Avaliação Nutricional no processo formativo do alunos do Curso de Bacharelado em Nutrição como uma ferramenta metodológica exitosa, tendo em vista a participação e a opinião dos alunos sobre as habilidades adquiridas em aulas práticas de antropometria.
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