MONITORIA DE BIOQUÍMICA BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Autor
  • Douglas Rodrigo Cursino dos Santos
  • Co-autores
  • Francisco Claudemir da Cruz
  • Resumo
  • Introdução: A monitoria tem se caracterizado como incentivadora para a formação de professores. As diversas atividades atribuídas ao estudante-monitor permitem que o mesmo tenha uma experiência pedagógica diante das teorias e práticas dos componentes curriculares acompanhados em sala de aula, contribuindo para a formação crítica na graduação, além de despertar no formando o interesse pela docência na educação superior, a atividade de monitoria é uma prática de apoio pedagógico que busca apoiar os alunos interessados em aprofundar-se nos conteúdos vistos em sala de aula, bem como auxiliá-los na resolução de exercícios e trabalhos acadêmicos. E que tem como finalidade a articulação da prática com a teoria estudada ao longo da disciplina, que foi realizada no intuito de promover o acompanhamento dos cursos de enfermagem e nutrição do segundo semestre, na disciplina de Bioquímica Básica, com o propósito de fornecer informações, esclarecimentos de dúvidas e acompanhamento dos alunos em conteúdo que os mesmos tinham dúvidas. Buscando dar suporte e segurança para os alunos monitorados, tendo auxilio nas atividades realizadas tanto em sala de aula quanto no laboratório, em suas aulas práticas, com o apoio em processos químicos e manuseio de vidrarias, toda a monitoria foi assessorada e acompanhada pelo professor discente. Objetivo: Relatar as vivências e experiências na disciplina de bioquímica básica. Método: Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa de natureza descritiva, sobre a importância das orientações de construção do conhecimento do processo de monitoria, realizado pelo docente que direcionou o acadêmico monitor, onde foi desenvolvendo sua monitoria no Curso de Bacharelado em Nutrição sendo relatado em suas falas que as orientações nos proporcionam o aprofundamento de leituras em relação aos conteúdos abordados em todo o semestre de 2021.Resultados: O aluno-monitor realizou o atendimento de forma presencial, onde durante o atendimento ocorre a explicação e tira dúvidas dos conteúdos estudados em sala de aula e resolução de listas de exercícios junto aos discentes. A preparação de bancadas para atividade prática ocorrem no Laboratório de Bioquímica ou no Laboratório de Bromatologia, onde além de organizar as vidrarias, é realizada a preparação de soluções a serem utilizadas na prática. As atividades e orientações e das conversas entre monitor e monitorando facilitou o processo de construção do conhecimento, onde os acadêmicos puderam realizar consultas posteriores para esclarecer dúvidas, verificar as recomendações do orientador. Isso foi fundamental e trouxe boas experiências e conhecimento para os alunos, facilitando as atividades ocorridas ao decorrer da disciplina de bioquímica básica e melhorando os seus desempenhos nas avaliações parciais, proporcionando um melhor rendimento dos alunos. Conclusão: A importância da monitoria de bioquímica básica é de extrema importância para a manutenção da satisfação dos acadêmicos e não pode ser apenas um apoio e sim um atendimento personalizado e permeado pela afetividade; cabe ao monitor apoiar, instigar e despertar no aluno o interesse e a curiosidade em prosseguir e ir além do que lhe é apresentado, orientando a aprendizagem dos acadêmicos e tirando suas possíveis dúvidas e indagações, isso sempre com a orientação do professor da disciplina.

  • Palavras-chave
  • monitoria, bioquímica básica, docente, discente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisa científica na prática universitária
Voltar Download
  • Ensino na integração entre pesquisa e extensão
  • Pesquisa científica na prática universitária
  • Extensão no serviço e comunidade
  • Estratégias de inovação nos processos educacionais
  • Relato de Experiência

Comissão Organizadora

Pesquisa Uninta Itapipoca

Comissão Científica