Introdução: A disciplina de Introdução ao Estudo do Direito fornece ao acadêmico recém ingresso no curso de direito conhecimentos basilares e gerais, bem como noções fundamentais acerca do conceito de direito para melhor compressão do fenômeno jurídico. A monitoria acadêmica permite que o monitor auxilie o professor a ter um melhor contato com os alunos, possibilitando ao monitor também viver a experiência como um início da docência. O monitor é fundamental para construir um elo de comunicação entre o professor e os alunos. Objetivo: Auxiliar o professor e alunos, possibilitando uma maior conexão entre estes, levando até o professor os principais estorvos enfrentados pela a turma na disciplina, além de pretender sanar as dúvidas dos acadêmicos que surgirem no que diz respeito ao conteúdo da disciplina. Resultados: A monitoria acadêmica tem a possibilidade de mostrar como é a realidade de um professor universitário, propiciando um contato entre alunos e o monitor, permitindo que se tenha uma imersão na iniciação à docência além de ser uma excelente ferramenta para praticar a oratória, a pesquisa e o desenvolvimento de materiais de estudo. Conclusão: É de fundamental importância que o acadêmico de direito que queira exercer a docência realize a monitoria acadêmica, para um conhecimento mais amplo dos objetivos da disciplina, os percalços encontrados pelos estudantes na hora de assimilar o conteúdo, o monitor tem grande relevância, pois este se torna um mediador entre professor e os alunos. O monitor também é responsável por sanar as dúvidas sobre a disciplina, orientar os alunos nas atividades propostas pelo professor em sala de aula, tornando a convivência entre professor e aluno mais harmoniosa e próxima.
Comissão Organizadora
Pesquisa Uninta Itapipoca
Comissão Científica