Introdução: Com o passar dos anos, o processo de ensino-aprendizagem tem sido bastante modificado. O modelo tradicional de ensino, que se baseia na transferência de informação do docente para o discente de forma unidirecional, está sendo substituído por um modelo de ensino horizontalizado, no qual há um troca de conhecimento. O discente torna-se cada vez mais protagonista nesse processo, com isso, há uma necessidade de colocar em prática o uso desse conhecimento, fazendo assim, a construção singular do saber-fazer, as quais são de extrema importância durante o Programa de Monitoria Acadêmica, possuindo um papel educativo ativo, estimulando a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento das competências desejáveis no profissional da saúde, como também despertar o interesse pela área da docência. Ressalta-se aqui a importância das aulas práticas como ferramenta primordial nesse processo. Na aula prática o aluno tem a possibilidade de desenvolver habilidades experimentais ligadas ao processo científico, possibilitando também uma ampliação da sua visão quanto sua atuação no campo prático da fisioterapia aquática. A atividade da monitoria é uma chance para o estudante produzir habilidades direcionadas à docência, para aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o desenvolvimento de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados (MATOSO 2013). O ganho de experiência ofertado aos alunos aprovados nos programas de monitoria torna-se essencial para a descoberta da vocação. O curso de Fisioterapia do Centro Universitário uninta Itapipoca, oferta à disciplina de Fisioterapia Aquática (FA), com carga horária de 60 horas aula, na qual, visa preparar o aluno à aprender, compreender, analisar, discutir e explorar os recursos hidrocinesioterapêuticos, tornando-o capaz de utilizar a fisioterapia aquática em cada um dos seus métodos de aplicação, por meio de bases teóricas e práticas, nas diversas áreas da reabilitação aquática (VIEIRA, R. G. S. ; VIGOLVINO, L. P. ;SOUSA, C. O. 2017). A monitoria de acadêmica visa proporcionar a interdisciplinaridade e aliare toria e prática durante as atividades aplicadas, colaborar com o docente, facilitar e potencializar o aprendizado dos alunos, fazendoc om que seja despertado o interesse sobre a importância da disciplina na trajetóriaa cadêmica, além de inserir o monitor na prática docente. Assim, destaca-se a criatividade, habilidade manual, boa comunicação e outros atributos que são imprescindíveis para uma apropriada conduta profissional (FIGUEIREDESS, T. C. ;FRIGO, L. F. 2013). Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos nas aulas práticas durante a monitoria de fisioterapia aquática de uma instituição de ensino superior em Itapipoca-Ce. Método: Trata-se de um estudo retrospectivo e descritivo, do tipo relato de experiência. As aulas práticas da disciplina acontecem na piscina da clínica escola da Faculdade Uninta de Itapipoca, ofertada ao 5° semestre do curso de graduação em Fisioterapia. Diante disso, as didáticas pedagógicas de criação dos formulários e questionários de revisão para as avaliações parciais, como materiais de fixação para estudo das aulas teóricas. Nas aulas práticas os alunos eram divididos em duplas onde colocaram em prática o que foi repassado na sala de aula como: as técnicas de cinesioterapia, posicionamento do paciente na piscina, posicionamento do fisioterapeuta, o trabalho de força e mobilidade
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