Infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são complicações frequentes que acometem pacientes durante o internamento hospitalar e estão relacionadas a prolongamento do tempo de internação, à maior morbimortalidade, bem como a piores desfechos. Stenotrophomonas maltophilia é um bacilo aeróbico gram-negativo, divulgado globalmente como um patógeno humano oportunista, responsável por infecções nosocomiais e que gera preocupação pela sua resistência a múltiplos agentes antimicrobianos. O objetivo deste trabalho consistiu em identificar as características clínicas, epidemiológicas e laboratoriais da população acometida por infecções por S. maltophilia em um hospital terciário de ensino, analisando-se os fatores relacionados à mortalidade desta população. Tratou-se de um estudo quantitativo, descritivo, longitudinal e retrospectivo, desenvolvido por meio do levantamento das culturas positivas para S. maltophilia realizadas no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), entre janeiro de 2012 e maio de 2019, com consequente revisão dos prontuários eletrônicos dos pacientes selecionados. Foram obtidas 82 culturas positivas para S. maltophilia no período analisado. Dentre elas, 46 foram excluídas da amostra por não preencherem critérios para IRAS, sendo classificadas como colonização. Do total, 36 culturas foram classificadas como infecções por S. maltophilia, seguindo-se com análise dos prontuários desses pacientes. A maioria deles era do sexo masculino e havia sido internada por trauma neurológico. A comparação do grupo alta hospitalar versus o grupo com evolução para óbito evidenciou que idade mais avançada e causa clínica de internação hospitalar relacionaram-se, significativamente, a pior desfecho. A maior frequência de doenças crônicas nos pacientes com idade mais avançada e internados por condições clínicas pode justificar a maior mortalidade nesses grupos. Dada a restrita amostragem, outras relações não foram estatisticamente significativas, embora houve uma tendência em se observar pior desfecho naqueles tratados previamente com carbapenêmicos e aminoglicosídeos. Novos estudos, com amostragem mais ampla e maior diversidade de fatores analisados podem contribuir para um maior conhecimento epidemiológico dos pacientes acometidos por infecção por S. maltophilia e auxiliar no melhor manejo desses indivíduos, visando à redução da morbimortalidade causada por esse agente.
Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná
Apresentação
O VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.
O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.
Comissão Organizadora do evento
Coordenação Docente:
Profª. Dra. Juliana Gerhardt
Coordenação Discente:
Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello
Victória Ribeiro de Medeiros
Comissão Científica
Equipe Coordenadora Docente:
Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior
Equipe Coordenadora Discente:
Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata
Equipe Avaliadora Docente:
Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa
Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com
VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com