Introdução: A suspensão do calendário acadêmico, devido a pandemia da COVID-19, resultou na portaria n° 343/2020, que permitiu a substituição das aulas presenciais por métodos de ensino remoto, até então não permitidos em cursos de medicina no país. Objetivos: Descrever a experiência de acadêmicas de medicina durante ensino remoto emergencial. Método: Relato de experiência de quatro acadêmicas de medicina de uma universidade federal no sul do país, sobre metodologias ativas associada ao ensino remoto em período de pandemia, de julho a outubro de 2020, as quais foram ministradas através do Microsoft Teams e complementadas por outras ferramentas. Resultados: As aulas englobaram 11 módulos, envolvendo 27 professores distintos, e foram ministradas de forma síncronas e assíncrona, com média de 12 aulas semanais de duas horas/aula. A metodologia para avaliação de conteúdo e presença nas aulas incluiu fóruns com devolutivas diárias, resolução de questionários, seminários, discussões em grupo, casos clínicos, além de produção de materiais em forma de vídeo, outros trabalhos confeccionados a mão e anexados em plataforma própria e realização de consulta remota. É válido ressaltar ainda que as atividades práticas desenvolvidas em ambulatórios, hospitais e unidades básicas de saúde não foram ofertadas durante o período especial. Conclusões: O ensino remoto emergencial vivenciado diferiu de outros ensinos à distância pois manteve o contato entre professor e aluno, possibilitando discussões e esclarecimento de dúvidas em tempo real. As aulas gravadas viabilizaram a revisão dos conteúdos, com possibilidade de flexibilizar o momento de estudo o que foi essencial, uma vez que houve a necessidade de associar a vida pessoal com afazeres domésticos e maternos à rotina acadêmica. O sentimento de baixo rendimento acadêmico, nesse período, reflete as inseguranças dos discentes quanto ao cumprimento fidedigno do cronograma vivenciado em períodos anteriores, ao término do semestre acadêmico, associado ao medo da realidade pandêmica e aos desafios de desvendar novos meios de comunicação. As atividades práticas, ainda suspensas, geram grande debate entre docentes e discentes, logo que, essa vivência tem papel de fixar dos conteúdos teóricos, aperfeiçoar a acurácia diagnóstica, o relacionamento médico e paciente, o feeling investigativo e o desenvolvimento dos sentidos como tato, visão e olfato essenciais na prática médica. A adaptação enfrentada pelos envolvidos não se restringiu ao processo de aprendizado do ensino remoto, mas também englobou o reaprendizado de relacionamento e dinâmica familiar, devido ao retorno das estudantes a casa dos pais, com necessidade de reafirmação de espaços e individualização.
Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná
Apresentação
O VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.
O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.
Comissão Organizadora do evento
Coordenação Docente:
Profª. Dra. Juliana Gerhardt
Coordenação Discente:
Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello
Victória Ribeiro de Medeiros
Comissão Científica
Equipe Coordenadora Docente:
Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior
Equipe Coordenadora Discente:
Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata
Equipe Avaliadora Docente:
Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa
Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com
VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com