Introdução: a gravidez em adolescentes entre 10 e 19 anos é um fator de risco para a mortalidade materna e está associada a fatores psicossociais que favorecem às complicações na gestação e no parto. Objetivo: descrever o perfil da mortalidade materna de mulheres adolescentes no Brasil. Método: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado por registros no Sistema de Mortalidade (SIM), extraídos do tabnet/DATASUS, disponíveis nos últimos cinco anos (2013 a 2017), no Brasil, a população alvo são mulheres entre 10 e 19 anos. Resultados: a mortalidade materna entre adolescentes prevalece na faixa etária de 15 à 19 anos, por óbitos por causas obstétricas diretas (70% dos óbitos), com destaque nas mulheres de cor parda, principalmente em famílias que se encontram em regiões de menor poder aquisitivo (ressalta-se a região Nordeste com 36% dos casos), menor escolaridade (4 a 7 anos de estudo) com Taxa de Mortalidade Materna (TMM) aproximadamente de 40% e Razão de Mortalidade Materna (RMM) com tendência constante (média de 42,98), demonstrando que o número de óbitos maternos por nascidos vivos (NV) dentro do período de ano estabelecido não teve consideráveis oscilações. Conclusão: vulnerabilidades socioeconômicas dificultam o acesso aos serviços de saúde, além disso a falta de políticas públicas, que englobam educação e saúde, eficazes para os adolescentes favorecem a mortalidade materna. Sendo necessárias ações multissetoriais para preservar a integridade dos direitos à saúde e vida do adolescente.
Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná
Apresentação
O VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.
O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.
Comissão Organizadora do evento
Coordenação Docente:
Profª. Dra. Juliana Gerhardt
Coordenação Discente:
Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello
Victória Ribeiro de Medeiros
Comissão Científica
Equipe Coordenadora Docente:
Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior
Equipe Coordenadora Discente:
Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata
Equipe Avaliadora Docente:
Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa
Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com
VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com