Rinofima: opção cirúrgica como tratamento

  • Autor
  • Ana Laura Marto de Andrade
  • Co-autores
  • Ana Beatriz Vieira Vilela , Elson Taveira Adorno Filho , Giovana Alcino Carneiro , Guilherme Pazinato Ritter
  • Resumo
  •  

    Resumo: Rinofima é uma lesão de pele benigna, de crescimento lento e potencialmente desfigurante, que acomete o nariz; levando a um estado de hiperemia, telangiectasias, dilatação dos poros pilossebáceos, aumento do volume e formações nodulares na região. Essas alterações podem culminar com a deformação completa do nariz, gerando consequências funcionais, estéticas e psicológicas aos pacientes. O grupo de pacientes mais acometidos é o de homens de meia idade e idosos com histórico de alcoolismo, e/ou acne rosácea. A patogênese da rinofima é decorrente do aumento progressivo do tecido conjuntivo, glândulas sebáceas hiperplasiadas, ectasia de vasos na derme e inflamação crônica profunda, que acontece no decorrer dos anos. O estudo teve como objetivo relatar um caso de paciente submetido a cirurgia como tratamento para rinofima utilizada no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Base de Porto Velho, RO. Paciente sexo masculino, 62 anos procurou atendimento no Serviço de Cirurgia Plástica no Hospital de Base de Porto Velho por queixa de crescimento progressivo em região nasal associado à deformidade com 5 anos de evolução. O paciente relatou exposição solar importante, referiu tabagismo e etilismo de vinho de longa data, sem outras comorbidades. Ao exame físico, aumento considerável do volume nasal, telangiectasias, eritema, espessamento cutâneo, nodulações e dilatação dos poros pilossebáceos. O procedimento cirúrgico foi realizado com o paciente sob anestesia geral. Foi ressecada toda a área acometida na região nasal com bisturi frio, preservando cartilagem e seguido de cauterização com eletrocautério. Não se realizou enxertia e cicatrização por segunda intenção foi uma opção. O paciente apresentou boa evolução do quadro com melhora funcional e estética e sem complicações. A importância da reparação da rinofima se deve além do caráter estético, tendo em vista a possibilidade de coexistência de câncer, como carcinomas basocelular e espinocelular, no mesmo sítio anatômico. É válido destacar também que o diagnóstico diferencial deve ser feito com leucemia (lesões específicas de pele), lúpus eritematoso sistêmico, micose fungoide e acne rosácea graus 1 e 2. O tratamento cirúrgico é um procedimento simples e com excelentes resultados. Dessa forma, a rinofima é uma doença estigmatizante com potencial de malignização, porém possui tratamento simples e eficaz. Portanto, apesar dos grandes avanços tecnológicos atuais, a retirada da lesão por bisturi frio ainda demonstra ser eficaz, assim, o tratamento da rinofima traz grande satisfação aos pacientes, além de quebrar os estigmas da doença melhorando qualidade de vida.

  • Palavras-chave
  • rinofima, doenças nasais, nariz, cirurgia plástica
  • Área Temática
  • Relato de caso
Voltar Download

Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná

Apresentação

VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.

O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.

  • Pesquisa
  • Relato de caso
  • Relato de experiência

Comissão Organizadora do evento

Coordenação Docente:

Profª. Dra. Juliana Gerhardt

Coordenação Discente:

Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello

Victória Ribeiro de Medeiros

Comissão Científica

Equipe Coordenadora Docente:

Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior

Equipe Coordenadora Discente:

Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata

Equipe Avaliadora Docente:

Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa

Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com

VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com