A Síndrome de Sheehan (SS) decorre da necrose pituitária devido à hemorragia uterina maciça no parto com hipotensão e choque. Com o avanço dos cuidados obstétricos, tornou-se incomum nos países desenvolvidos. O quadro clínico varia sendo agudo ou crônico, com um hipopituitarismo completo ou parcial. Logo após o parto a mulher pode cursar com falência da lactação e amenorreia. É frequente ocorrer deficiência de hormônio de crescimento (GH), gonadotrofinas (LH e FSH), corticotrofina (ACTH) e hormônio estimulante da tireoide (TSH). As manifestações iniciais são sutis e o diagnóstico inicial difícil, tornando-se tardio: entre 6-30 anos após o evento obstétrico, como no caso clínico a seguir. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso de pan-hipopituitarismo de evolução superior a 20 anos e informar sobre a doença, o que pode contribuir para o diagnóstico de casos semelhantes. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, 59 anos, parda, trabalhadora rural aposentada, internada com queixa de fala e pensamento lentificados, períodos de confusão mental, dificuldade para deambulação há uma semana com piora nos 4 dias anteriores ao internamento. Quadro associado a hiporexia, astenia, fadiga, dois episódios de hipoglicemia há 30 dias e quatro quedas da própria altura no último ano. Antecedente obstétrico de hemorragia no último parto. Ao exame físico apresentava regular estado geral, desorientada no espaço, pensamento e fala lentificados, sonolenta, palidez cutâneo mucosa (3+/4+), hidratada, Glasgow 14, FC: 78 bpm, FR: 18 irpm, PA: 150/90 mmHg, SatO2 85% em AA. Neurológico: reflexos aquileus ausentes bilateralmente e hipoativos nos demais. Sem déficit motor apendicular. Os exames laboratoriais demonstravam hiponatremia (116 mmol/L), anemia normocítica, TSH normal (1,052 UI/ml), T4 livre baixo (0,45 ng/dl), ACTH baixo (7,9 pg/ml), FSH baixo (7,9 mUI/ml) e Cortisol baixo (3,0 mcg/dl). A tomografia computadorizada de crânio se encontrava dentro dos limites da normalidade, a ressonância magnética de crânio é o exame padrão ouro, no entanto não foi realizado devido à não disponibilidade do serviço. Diante do antecedente obstétrico relatado, a principal hipótese para o pan-hipopituitarismo dessa paciente é a SS. A doença é rica em sintomatologia, de apresentação clínica variável a depender do grau de acometimento da adeno-hipófise, devido a isso, seu diagnóstico tende a ser tardio, o que ocasiona muitos prejuízos na saúde da mulher. Dessa forma, o clínico deve estar atento aos sinais e sintomas de deficiência pituitária pós-parto, principalmente, nas mulheres com intercorrências intraparto. O tratamento consiste na reposição adequada de todas os hormônios hipofisários deficientes levando-se em consideração a necessidade de individualização para cada paciente.
Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná
Apresentação
O VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.
O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.
Comissão Organizadora do evento
Coordenação Docente:
Profª. Dra. Juliana Gerhardt
Coordenação Discente:
Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello
Victória Ribeiro de Medeiros
Comissão Científica
Equipe Coordenadora Docente:
Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior
Equipe Coordenadora Discente:
Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata
Equipe Avaliadora Docente:
Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa
Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com
VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com