APLICATIVOS DE SMARTPHONE SÃO EFICAZES NA AFERIÇÃO DA FREQUÊNCIA CARDÍACA?

  • Autor
  • Anderson Dillmann Groto
  • Co-autores
  • Juliane Luana Buzanello , Alvino Camilo da Silva , Kádima Nayara Teixeira
  • Resumo
  •  

    Resumo: A determinação da frequência de pulso (FP) é muito utilizada nos serviços de triagem dos sistemas de saúde, pois valores muito elevados ou reduzidos de pulsações são sinais de alerta para emergências clínicas (GUEDES et al, 2017; TEIXEIRA et al, 2015). Além disso, treinadores de esportistas utilizam a FP para determinar o grau de esforço do atleta ao realizar determinada atividade física com base na FP máxima atingida (MORTIMER et al, 2006; BALASSIANO & ARAÚJO, 2013). A FP é frequentemente mensurada pela contagem de pulsos da artéria radial em um minuto, mas também pode ser mensurada via oxímetro de pulso (TEIXEIRA et al, 2015; NUNES, BIANCHINI & CUNHA, 2019). Além destas formas, surgiram nas lojas virtuais de smartphone aplicativos que prometem aferir a FP.  Dessa forma, o objetivo deste estudo é avaliar a eficácia na determinação da frequência de pulso em aplicativo de smartphone.  Para tal, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da UFPR (CAAE: 98757718.1.0000.0102), foi aferida a frequência de pulso dos participantes da pesquisa pelo método tradicional, via pulsação da artéria radial, e por meio do aplicativo de smartphone iCare Monitor de Saúde. Os dados obtidos foram tabelados e analisados via estatística inferencial com o software RStudio pelo teste T-Student. Também foram analisados os valores médios das frequências de pulso via palpação da artéria radial e pelo aplicativo de smartphone. O valor médio da FP via pulso da artéria radial foi 92,3 batimentos por minuto (bpm) e pelo aplicativo de smartphone foi 84,6 bpm. A FP mostrou-se estatisticamente inferior nos aplicativos (p=0,036) na comparação com a palpação da artéria radial. A determinação da FP pelo smartphone não se mostrou acurada neste estudo. Dessa maneira, a substituição do método tradicional de aferição via artéria radial por este recurso tecnológico não é recomendável, pois pode submensurar frequências elevadas em serviços de emergência e subavaliar o esforço de atletas em atividades físicas. Além disso, a grande disponibilidade destes aplicativos pode apresentar resultados inacurados à população leiga que utiliza estes serviços para avaliar a atividade física.

     

  • Palavras-chave
  • Determinação da Frequência Cardíaca, Controle da Frequência Cardíaca, Frequência de Pulso, Frequência de Pulsação, Determinação do Pulso
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download

Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná

Apresentação

VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.

O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.

  • Pesquisa
  • Relato de caso
  • Relato de experiência

Comissão Organizadora do evento

Coordenação Docente:

Profª. Dra. Juliana Gerhardt

Coordenação Discente:

Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello

Victória Ribeiro de Medeiros

Comissão Científica

Equipe Coordenadora Docente:

Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior

Equipe Coordenadora Discente:

Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata

Equipe Avaliadora Docente:

Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa

Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com

VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com