“EMERGÊNCIAS NA PEDIATRIA, SUPORTE BÁSICO DE VIDA, O QUE FAZER?”, RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA DA UFPR TOLEDO

  • Autor
  • Bianca de Carvalho Rojo
  • Co-autores
  • Amanda Alencar dos Anjos , Barbara Louise Ferreira , Carolina de Lima Silva , Victória Gimenes Freitas , Renata Bragato Futagami
  • Resumo
  •  

    Uma emergência pediátrica é a situação na qual uma criança está com a vida em perigo imediato. O reconhecimento precoce e a primeira abordagem adequada implicam diretamente no prognóstico do paciente. Frente a isso, a educação em saúde de Suporte Básico de Vida (SBV) é uma demanda importante que impacta positivamente tanto a vítima, com aumento de sobrevida e diminuição de sequelas, quanto a comunidade. O objetivo do presente trabalho é relatar como foi o desenvolvimento dos cursos de emergências pediátricas ministrados em 2018 pela Liga Acadêmica de Pediatria (LAP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus Toledo, bem como salientar seus ganhos sociais. Em 2018, a LAP, um projeto de extensão com acadêmicos e docentes de Medicina da UFPR de Toledo, realizou cursos de “Emergências na Pediatria, Suporte Básico de Vida, o que fazer?”, com o objetivo de capacitar profissionais de educação infantil frente às emergências pediátricas. No total, os cursos tiveram participação de 30 profissionais, de cinco escolas do município de Toledo. Foram ministradas aulas teórico-práticas, aplicação de um mesmo questionário antes e depois do treinamento e distribuição de uma cartilha com condutas em SBV de elaboração própria de membros da liga. Os temas abordados no curso, e que constam na cartilha foram: parada respiratória e cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, queimaduras, intoxicações, traumatismo cranioencefálico, afogamentos, fraturas e hemorragias. O treinamento mostrou-se efetivo, visto que, de 10 questões presentes no questionário, a média de acertos antes do treinamento foi de 5,9, passando para 8,15 após a capacitação, o que demonstra um aproveitamento de 72,4%. Ademais, foi evidente o crescimento profissional dos discentes, os quais demonstraram autonomia e domínio do assunto a cada treinamento, características importantes para futuros profissionais. O curso de emergências pediátricas proporcionou a inserção dos alunos da LAP na comunidade, com desenvolvimento de relações interpessoais, de habilidades comunicativas e consolidação do aprendizado científico. A atuação dos acadêmicos como propagadores de informação viabiliza maior segurança aos cuidadores em caso de necessidade de atendimento de crianças, o que modifica os determinantes sociais de saúde da população e corrobora com o objetivo de uma atividade de extensão universitária. Além disso, a abordagem de tal temática aos servidores torna possível a disseminação de conhecimento de forma exponencial, visto que, eles podem transmitir o conhecimento a outros professores e assim sucessivamente. 

  • Palavras-chave
  • Capacitação de recursos humanos em saúde, emergências, pediatria, suporte básico de vida
  • Área Temática
  • Relato de experiência
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Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná

Apresentação

VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.

O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.

  • Pesquisa
  • Relato de caso
  • Relato de experiência

Comissão Organizadora do evento

Coordenação Docente:

Profª. Dra. Juliana Gerhardt

Coordenação Discente:

Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello

Victória Ribeiro de Medeiros

Comissão Científica

Equipe Coordenadora Docente:

Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior

Equipe Coordenadora Discente:

Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata

Equipe Avaliadora Docente:

Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa

Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com

VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com