OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO RASTREAMENTO DE CÂNCER DE MAMA NO ESTADO DO PARANÁ

  • Autor
  • Dyayne Carla Banovski
  • Co-autores
  • Lara Frangiotto Lopes , Larissa Panatta , Morgana Pereira , Ana Paula Carneiro Brandalize
  • Resumo
  •  

    O câncer de mama, neoplasia maligna mais incidente em mulheres, é a principal causa de morte oncológica no sexo feminino. A mamografia é o método preconizado para rastreamento deste tipo de tumor, utilizando a classificação BIRADS (do inglês, Breast Imaging Reporting and Data System), que demonstrou ser eficaz na redução da mortalidade. No entanto, com o atual cenário provocado pela pandemia do novo coronavírus, o rastreio e consequente diagnóstico de câncer de mama foram retardados em nosso país. Este trabalho teve como objetivo analisar a frequência de exames de mamografia realizados no estado do Paraná, no período de janeiro a setembro dos anos de 2019 e 2020, suas principais características, associando-os aos efeitos da pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com análise retrospectiva do número de mamografias registradas no Sistema de Informação do Câncer - SISCAN, segundo dados do Ministério da Saúde. As informações foram tabuladas e analisadas com base em estatística descritiva. Observou-se que durante o período estudado foram realizados 358.317 exames. Foi identificada uma redução de 51,28% no número de mamografias no ano de 2020, quando comparados ao mesmo período de 2019. Quanto a classificação de BIRADS, quando somadas, as categorias 4,5 e 6 tiveram um aumento da incidência de 27,31% no ano de 2020 em relação a 2019. Tal redução na frequência de realização de exames de mamografia evidenciada no estudo pode estar relacionada, em parte, aos efeitos da pandemia. Esta associação pode ocorrer tanto em relação as respostas psicológicas negativas associadas ao medo da contaminação pelo vírus, quanto pela realocação de recursos (humanos, físicos e monetários) dos centros de atenção à saúde que realizam tais exames. Esta evidência é corroborada pelo fato de que durante os 9 meses de 2020 não foram realizados nem 50% dos exames de mamografia efetuados no ano de 2019 e que, provavelmente, esses índices não serão alcançados até o final do ano. Os efeitos da pandemia levaram ao atraso do diagnóstico de câncer de mama, visto que houve um aumento da gravidade dos casos categorizados no BIRADS (4,5 e 6), com pior prognóstico e sobrevida dos pacientes. Estes resultados também foram relatados em estudos similares realizados em outros países. Assim, apesar das dificuldades encontradas, é importante que seja ponderado o risco/benefício da realização da mamografia em tempos de pandemia, uma vez que o diagnóstico precoce tem importante impacto na redução de mortalidade, podendo chegar a 30% dos pacientes com câncer de mama.

     

  • Palavras-chave
  • COVID-19, Câncer de mama, Mamografia, Diagnóstico Precoce
  • Área Temática
  • Pesquisa
Voltar Download

Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná

Apresentação

VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.

O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.

  • Pesquisa
  • Relato de caso
  • Relato de experiência

Comissão Organizadora do evento

Coordenação Docente:

Profª. Dra. Juliana Gerhardt

Coordenação Discente:

Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello

Victória Ribeiro de Medeiros

Comissão Científica

Equipe Coordenadora Docente:

Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior

Equipe Coordenadora Discente:

Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata

Equipe Avaliadora Docente:

Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa

Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com

VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com