Comunicar más notícias é uma tarefa muito pertinente ao exercício da medicina. Entretanto, realizar essa tarefa é algo pouco abordado durante a graduação, o que pode levar a dificuldades na atuação desses profissionais em situações como morte, diagnósticos estigmatizantes ou prognósticos de terminalidade. Nesse sentido, a Liga Acadêmica de Espiritualidade, Medicinas e Paliativismo (LAEMP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Francisco Beltrão promoveu um minicurso, de modo a despertar interesse por essa área de estudos e a incentivar a comunicação mais eficaz. Esse relato tem por objetivo demonstrar como foi realizado o Minicurso de Comunicação de Más Notícias, ofertado pela LAEMP. O minicurso foi realizado durante o III Congresso Nacional de
Ciências Aplicadas à Saúde, e contou com a presença de 3 palestrantes, de modo a abordar a comunicação de más notícias de forma global. A primeira parte do módulo consistiu em uma aula teórica que buscou abordar os aspectos da relação médico-paciente envolvidos no processo de comunicação com ênfase em más notícias, fundamentada na teórica cognitiva comportamental da psicologia. Nesse momento, foi apresentada a ferramenta “Protocolo SPIKES”, uma técnica de comunicação utilizada desde o início do século XXI. Na segunda parte do módulo, através de uma simulação, os alunos foram separados em grupos, e receberam a tarefa de comunicar a um paciente, interpretado por um colega, uma notícia “difícil”. Todos as representações foram assistidas, comentadas e discutidas com o suporte da palestrante responsável. Por fim, na terceira parte, foi feito uma nova simulação, em forma de teatro, com a abordagem teórica behaviorista e da Gestalt-terapia, em que há a representação de uma maior variedade de papéis dentro da dinâmica cotidiana desse tipo de comunicação: comunicador, receptor, rede de apoio de ambos e terceiros, após a representação todos foram incentivados a compartilhar suas experiências e interpretações acerca do evento da comunicação. Iniciar o minicurso com informações básicas, desde o mais simples conceito de relação médico-paciente, até a proposta inovadora de colocar o aluno em prática, comunicando uma notícia ruim, mesmo que por meio de simulação, garantiu o bom funcionamento do módulo e a referência de um sentimento de empatia por parte dos participantes. Além disso, nota-se a grande adesão de alunos do primeiro e segundo ano do curso de medicina, o que demonstra o interesse pelo cuidar já desperto no início da graduação. Assim, o minicurso ofertado pela LAEMP contribuiu oferecendo vivências dos alunos, de forma teórica e prática, além de colaborar com o aprendizado das técnicas envolvidas no processo de comunicação de más notícias e de humanização em saúde.
Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná
Apresentação
O VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.
O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.
Comissão Organizadora do evento
Coordenação Docente:
Profª. Dra. Juliana Gerhardt
Coordenação Discente:
Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello
Victória Ribeiro de Medeiros
Comissão Científica
Equipe Coordenadora Docente:
Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior
Equipe Coordenadora Discente:
Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata
Equipe Avaliadora Docente:
Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa
Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com
VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com