O portfólio acadêmico é uma ferramenta didática na qual o aluno documenta suas atividades educacionais vivenciadas, evidenciando seu aprendizado por meio de um discurso narrativo contínuo e reflexivo. Sua aplicação como método avaliativo fundamenta-se nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina de 2014, as quais recomendam o uso de metodologias que privilegiam a participação ativa do aluno na construção do conhecimento. Nesse sentido, seu uso foi instituído na cadeira de Saúde Coletiva I dos alunos do primeiro ano de um curso de graduação em medicina. Esse relato busca retratar a experiência de um discente introduzido à metodologia de aprendizagem proporcionada pelo portfólio acadêmico, relatando os desafios e os benefícios proporcionados pelo instrumento. O portfólio acadêmico possuía um roteiro previamente estabelecido. Na introdução, o discente deveria escrever sobre sua trajetória de vida até seu momento atual, colocando em perspectiva os próprios objetivos e expectativas para com a matéria e o curso, de modo a planejar os meios que utilizaria para atingi-los. Em seguida, havia o diário de aulas, composto por resumos dos conteúdos passados em aula, e o diário de leituras, composto por relatos de textos, livros e artigos, pesquisados durante o mês e considerados relevantes ao aprendizado. No diário de atividades, eram descritas as atividades extracurriculares ou práticas especiais vivenciadas, evidenciando os conhecimentos adquiridos nas experiências. Ademais, a seção de autoavaliação exigia uma reflexão acerca do aproveitamento final da disciplina, enquanto a seção de avaliação construtiva pedia uma crítica construtiva em relação à matéria e à própria universidade. O processo de construção do portfólio era trabalhoso, principalmente no início, devido à dificuldade de adaptação à ferramenta antes desconhecida. As seções dos diários, preenchidos com relatos de experiências didáticas e resumos das matérias do curso, eram as mais demoradas, mas funcionavam bem para posteriores revisões e estudos, além de estimularem a leitura e a construção de textos. Ademais, o portfólio mostrou-se um catalisador de mudança na forma como o aluno enxerga o próprio aprendizado, uma vez que exigia uma autoavaliação por parte discente, o que proporcionava o reconhecimento dos próprios erros e a futura correção dos mesmos. O portfólio acadêmico proporciona a participação ativa do aluno na construção do próprio conhecimento. Sua elaboração é trabalhosa e demorada, contudo, é satisfatório possuir um relato detalhado de tudo o que foi realizado durante uma disciplina e poder acompanhar a própria evolução, o que serve como motivação e também estimula o raciocínio e a capacidade autorreflexiva do graduando quanto à efetividade de seus métodos de estudo, o que nem sempre é bem-vindo, mas é essencial para o desenvolvimento pessoal.
Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná
Apresentação
O VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.
O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.
Comissão Organizadora do evento
Coordenação Docente:
Profª. Dra. Juliana Gerhardt
Coordenação Discente:
Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello
Victória Ribeiro de Medeiros
Comissão Científica
Equipe Coordenadora Docente:
Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior
Equipe Coordenadora Discente:
Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata
Equipe Avaliadora Docente:
Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa
Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com
VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com