MICROCIRURGIA PARA NEOPLASIA CEREBRAL COM O PACIENTE ACORDADO
Gabriel Baram dos Santos¹, Gabriel Santos de Almeida², Gabriela Zimmermann2, Leticia Marieli Schmitz2, Luiza Cardoso de Lima Passoni2, Marcius Benigno Marques dos Santos3
A microcirurgia para exérese de neoplasia intrínseca cerebral com o paciente em vigília é uma ferramenta que permite, a partir das estimulações elétricas corticais e subcorticais, o mapeamento, em tempo real, sobretudo das áreas envolvidas com a linguagem verbal e não-verbal. Assim, torna-se praticável a remoção máxima ou supramáxima de lesões adjacentes às áreas eloquentes, sem aumentar a morbidade atribuída aos déficits funcionais. Apresentam-se dois casos em que essa técnica foi aplicada. O objetivo desse trabalho foi descrever o emprego da microcirurgia com o paciente acordado em dois casos de neoplasia intracerebral. Caso 1: Homem, 57 anos, com cefaleia, dificuldade para se comunicar e prejuízo da memória há 2 meses. À admissão, estava acordado, com disfasia motora e déficit de memória para fatos recentes. A tomografia computadorizada (TC) de crânio exibiu uma lesão expansiva na região ântero-medial do lobo temporal esquerdo, com realce heterogêneo pelo contraste e edema vasogênico. As imagens por ressonância magnética (RM) confirmaram os achados compatíveis com glioblastoma. O paciente foi submetido à craniotomia e permaneceu acordado apenas durante a etapa microcirúrgica. A neoplasia foi removida radicalmente e não houve novos déficits pós-operatórios. A histopatologia confirmou o glioblastoma. Caso 2: Homem, 31 anos, apresentou crise convulsiva inédita envolvendo o hemicorpo direito, progredindo para crises tônico-clônicas generalizadas e estado de mal convulsivo refratário, necessitando de intubação orotraqueal e sedação contínua. A TC de crânio revelou uma extensa área de hipodensidade frontoparietal esquerda, sugestiva de neoplasia. A RM foi compatível com astrocitoma difuso de baixo grau, envolvendo a área motora suplementar. O paciente foi operado, sendo que a remoção tumoral propriamente dita se deu com ele acordado. Nos primeiros dias pós-operatórios, encontrava-se com disfasia moderada e hemiplegia completa à esquerda, o que se resolveu gradualmente. A histopatologia confirmou o astrocitoma de baixo grau. A RM controle mostrou exérese radical do astrocitoma. Diante dos casos apresentados, haja vista a eloquência das áreas adjacentes, concluiu-se que a máxima remoção tumoral só foi viável pelo mapeamento funcional com os pacientes em vigília.
Palavras-chaves: Craniotomia, glioblastoma, glioma difuso de baixo grau, paciente acordado, mapeamento cerebral.
Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná
Apresentação
O VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.
O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.
Comissão Organizadora do evento
Coordenação Docente:
Profª. Dra. Juliana Gerhardt
Coordenação Discente:
Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello
Victória Ribeiro de Medeiros
Comissão Científica
Equipe Coordenadora Docente:
Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior
Equipe Coordenadora Discente:
Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata
Equipe Avaliadora Docente:
Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa
Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com
VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com