O projeto LOGOS é constituído de docentes e discentes do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, integrantes da Liga Académica de Infectologia da Unioeste. Este projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 2008 em parceria com 3 escolas da rede estadual de ensino da cidade de Cascavel (PR). O nome do projeto baseia-se nos princípios do filosofo Heraclito de Éfeso, o qual criou a frase “a doença faz da saúde algo agradável e bom”; sendo que, a todo este equilíbrio dos contraditórios ele chamava Logos. Sua principal característica é conscientizar os jovens, transmitir-lhes informações, desmistificar e, principalmente, educar sobre temas amplos e polêmicos relacionados à saude sexual, com foco em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), gravidez na adolescência, contracepção segura e preconceitos. Com o objetivo de demonstrar a importância e relevância do tema, reduzir a contaminação pelas ISTs e a gravidez na adolescência, o projeto conta com palestras, instruções e dinâmicas educativas. Para realização do projeto os integrantes participaram de um treinamento em forma de oficina oferecido pelo Centro de doenças infecto-parasitárias (CEDIP) de Cascavel, com duração de 8 horas. A metodologia adotada é promover a comunicação com os jovens estudantes de forma coerente e baseada nas evidências científicas e dados estatísticos atualizados, por meio de gincanas, buscando interagir e sanar duvidas pertinentes ao assunto. É possível perceber que esta metodologia permite criar um dialogo aberto sobre um tema que se demonstra restrito em nossa sociedade, permitindo aos participantes a discussão no meio em que já estão habituados a estar, a sala de aula. Os resultados esperados foram alcançados principalmente no que se refere a atingir populações – cerca de 150 adolescentes em 2019 - com difícil acesso a informações corretas sobre o tema. Para a equipe discente de palestrantes o projeto foi enriquecedor, melhorando a capacidade de comunicação, eloquência de discurso e transmissão de conhecimento. Não foram observadas dificuldades na realização das atividades, visto que os colégios concederam espaço e o público alvo foi bastante receptivo com a proposta do projeto. Com todas as palestras realizadas ficou explicito o grande déficit de educação sexual neste grupo. Conclui-se que a educação sexual pode promover dialogo, troca de experiencias e informações, maior autonomia quanto ao exercício seguro da sexualidade, como pode contribuir positivamente para a saude integral dos adolescentes e favorecer a redução de possíveis consequências indesejáveis advindas das vivencias sexuais.
Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná
Apresentação
O VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.
O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.
Comissão Organizadora do evento
Coordenação Docente:
Profª. Dra. Juliana Gerhardt
Coordenação Discente:
Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello
Victória Ribeiro de Medeiros
Comissão Científica
Equipe Coordenadora Docente:
Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior
Equipe Coordenadora Discente:
Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata
Equipe Avaliadora Docente:
Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa
Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com
VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com