TRANSPLANTE RENAL E COVID-19

  • Autor
  • Eduardo Augusto Schutz
  • Co-autores
  • Luísa Manfredin Vila , Rubia Bethania Biela Boaretto , Juliana Gerhardt Moroni
  • Resumo
  •  

     

    Com início em dezembro de 2019, o surto do coronavírus SARS-Cov-2 (COVID-19) atingiu profundamente a comunidade global e, desde então, há um grande esforço em desvendar suas relações com a saúde humana. Apesar de conhecidos os efeitos de dano alveolar no pulmão e insuficiência respiratória aguda, ainda há muito que se explorar no envolvimento de outros órgãos e sistemas. Uma das maiores preocupações se trata dos indivíduos imunossuprimidos, dentre os quais estão os pacientes transplantados renais, dialíticos e doentes renais crônicos. Alguns estudos têm demonstrado que há aumento de lesão renal aguda entre os casos mais graves de COVID-19, sugerindo que o prognóstico seria pior em relação àqueles sem envolvimento renal. Contudo, os estudos sobre a COVID-19 nessa população ainda são escassos e sua relação permanece incerta: enquanto alguns estudos sugerem curso clínico semelhante à população não transplantada, outros sugerem maior mortalidade. Este trabalho tem por objetivo relatar dois casos de COVID-19 em transplantados renais, ambos tendo hipertensão arterial como única comorbidade, com síndrome respiratória aguda evoluindo para internamento em UTI e óbito como desfecho. O paciente 1, masculino, 34 anos, COVID-19 positivo, transplantado renal há 6 anos, foi admitido na UTI já intubado, por motivo de insuficiência respiratória aguda, com história de diarreia, náuseas, vômitos, febre, dispneia, além de insuficiência renal anúrica (diurese 100mL/dia_. Os exames complementares: 10 mL/dL de creatinina e 84 mL/dL de ureia. Ele evoluiu com derrame pleural, choque hipovolêmico, anúria total, piora séptica e sangramento no sistema nervoso central, evoluindo a óbito. Na biópsia renal observou-se dano alveolar difuso de fase aguda e trombo de fibrina em microcirculação. O paciente 2, masculino, 29 anos, COVID-19 positivo, transplantado renal há 7 anos, foi admitido em enfermaria devido queixas de piora importante de dispneia, cefaleia, náuseas e febre, com boa diurese (1200mL/dia). Nos exames complementares, apresentou insuficiência renal (4,2 mL/dL de creatinina e 144 mL/dL de ureia) com transferência para UTI devido evolução para insuficiência respiratória aguda e agudização da doença renal crônica com perda de enxerto, além de acidose e linfopenia grave secundária ao imunossupressor e anemia pela disfunção renal, com posterior infecção de corrente sanguínea, intubação e choque séptico, culminando em óbito. Na biópsia renal: glomerulonefrite aguda focal, com alterações degenerativas e regenerativas com nefrite túbulo-intersticial. O curso clínico grave dos pacientes permite hipotetizar sobre maiores influências que a imunossupressão, decorrente da condição de transplantados e doentes renais crônicos, teve sobre os desfechos desfavoráveis, porém as evidências ainda são limitadas para tecer certezas.

     

Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná

Apresentação

VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.

O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.

  • Pesquisa
  • Relato de caso
  • Relato de experiência

Comissão Organizadora do evento

Coordenação Docente:

Profª. Dra. Juliana Gerhardt

Coordenação Discente:

Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello

Victória Ribeiro de Medeiros

Comissão Científica

Equipe Coordenadora Docente:

Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior

Equipe Coordenadora Discente:

Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata

Equipe Avaliadora Docente:

Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa

Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com

VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com