PROPAGAÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE MEDICINA INTEGRATIVA APLICADA A PACIENTES ONCOLÓGICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Denise Doarte Guimarães
  • Co-autores
  • Felipe Aparecido Vendrame Macedo , Júlia Vanso Becker , Luiz Felipe Amorim Macedo , Thalita Stein Rocha , Caroline Rodrigues de Almeida
  • Resumo
  • Introdução: As práticas integrativas visam um sistema de prevenção e controle terapêutico. No contexto do câncer, a utilização dessas práticas vem contribuindo com a melhora do quadro do paciente. Por ser uma doença com alta morbimortalidade estudos vêm sendo desenvolvidos a fim de trazer melhora a qualidade de vida dos pacientes. Deste modo, a Oncologia Integrativa mostra-se como uma prática complementar para medicina convencional. São diversas técnicas relacionadas com mente e corpo, práticas energéticas, medicina tradicional e remédios naturais, permitindo ao indivíduo um tratamento além da doença, para que seja visto como um todo, propulsionando a interação entre o médico e o paciente. Objetivos: Relatar a experiência dos acadêmicos de medicina  sobre a promoção e propagação de conhecimentos quanto à prática da Oncologia Integrativa durante o evento Medicina Integrativa aplicada a pacientes oncológicos. Método: Em agosto de 2020, de forma remota,  foi realizado o evento Medicina Integrativa na Oncologia, contando com a participação de 160 acadêmicos da área da saúde. Durante a palestra foram abordadas a importância e as recomendações das práticas integrativas em pacientes oncológicos. Discutiu-se sobre o contexto mundial da medicina humanizada, centrada no paciente e que deve proporcionar a saúde além da cura. Também discorreu que a medicina integrativa deve possuir atenção plena no indivíduo, entendendo sua trajetória, intervenções externas e focar na prevenção, em mudanças de hábitos e do estilo de vida. Por isso, é importante que o médico explore todos os aspectos psicossociais do paciente. A atividade também evidenciou os tratamentos integrativos no paciente oncológico, incluindo a prática regular de exercícios físicos, a melhora na dieta e no tratamento da fadiga. Já na terapêutica de dor crônica, o acolhimento emocional foi retratado como fundamental, além de massagem, mindfulness, terapias de relaxamento, hipnose e acupuntura, todos com evidência científica. A importância da abordagem sobre a espiritualidade durante a consulta também mostrou-se eficaz. Resultados: Por meio do evento foi possível disseminar o conhecimento sobre a prática da Medicina Integrativa aplicada em pacientes oncológicos, fortalecer a importância  da relação médico-paciente e do tratamento holístico. Foi possível também demonstrar, baseando-se em dados científicos, como os sintomas podem melhorar com um correto acolhimento emocional e com a prática das atividades integrativas, como meditação e musicoterapia. Por fim, demonstrou-se a relevância da empatia e da solidariedade do profissional de saúde com o paciente e sua família no processo saúde-doença. Conclusões: Conclui-se que o evento proporcionou reflexão sobre a integralidade, complexidade e sobre a importância da prática integrativa aplicada à pacientes oncológicos, sendo fundamental para formação do profissional médico.

  • Palavras-chave
  • Medicina Integrativa, Oncologia Integrativa, Câncer, Integralidade em Saúde
  • Área Temática
  • Relato de experiência
Voltar Download

Anais do VI Congresso Médico do Oeste do Paraná

Apresentação

VI COMOP, através de suas apresentações - palestras, apresentações de trabalhos e submissões - se propôs a informar e atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre a arte de cuidar e as áreas de informação, comunicação e tecnologia; divulgar trabalhos científicos e estimular a participação de jovens pesquisadores. Este evento científico, voltado para estudantes e profissionais da área da Saúde, ocorre na região oeste do Paraná e atrai estudantes e profissionais de diversas regiões do país. É organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves (CAMPOA), centro acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Cascavel.

O evento ocorreu entre os dias 04 a 07 de novembro de 2020, e teve como tema: “A arte de cuidar: informação, comunicação e tecnologia”.

  • Pesquisa
  • Relato de caso
  • Relato de experiência

Comissão Organizadora do evento

Coordenação Docente:

Profª. Dra. Juliana Gerhardt

Coordenação Discente:

Gabriel Yudi Higashi Braga
João Otávio Assis Lopes
Nicole Jansen Rabello
Sthefanny Josephine Klein Ottoni Guedes
Thais de Oliveira Busarello

Victória Ribeiro de Medeiros

Comissão Científica

Equipe Coordenadora Docente:

Profa Dra. Graziela Braun
Prof. Dr. Erwin Solina Junior

Equipe Coordenadora Discente:

Nicole Jansen Rabello
Eduardo Waldir Rothbarth
Elaine Moi
Eline da Rós Moro
Monique Evelyn Venturin
Sarah Regina Farina
Taynara Cristine da Paixão
Thaís Kaori Katsumata

Equipe Avaliadora Docente:

Prof. Dr. Abenor Moreira Minare Filho
Prof. Dr. Ademar Dantas da Cunha Junior
Prof. Dr. André Pereira Westphalen
Prof. Dr. Cássio Franco
Profª. Dra. Célia Cristina Leme Beu
Prof. Dr. Fabiano Sandrini
Profª. Dra. Gisele Toyama
Profª. Dra. Ligia Aline Centenaro
Prof. Dr Marcos Antonio da Silva Cristovam
Prof. Dr. Paulo Carrilho
Profª. Dra. Phallcha Luízar Obregón
Profª. Dra. Rafaela Maria Moresco
Profª. Dra. Rose Meire Costa

Centro Acadêmico de Medicina Professor Orival Alves: unioestecampoa@gmail.com

VI Congresso Médico do Oeste do Paraná: unioestecomop@gmail.com