BOAS PRÁTICAS DE MANEJO NA ORDENHA PARA A SUBSTITUIÇÃO DO USO DA OCITOCINA EXÓGENA

  • Autor
  • Samantha Antunes Teixeira
  • Co-autores
  • André Curty Moreira de Carvalho , Breno Mourão de Sousa , Gustavo Henrique Ferreira Abreu Moreira
  • Resumo
  •  

    1ALVES, Bruna Gomes; SILVA, Thiago Henrique da. Manejo de Ordenha. Orientador: Maurício Scoton Igarasi. 2013. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlância, PUBVET, Londrina, 2013. Disponível em: https://www.pubvet.com.br/uploads/5e709565c001e7c4b2fabc304474bbef.pdf. Acesso em: 27 fev. 2021.

     

    2 BARROS, Janne Paula Neres. Aspectos clínicos, comportamentais e metabólicos de vacas e novilhas ao uso de ocitocina exógena. Orientador: Rita de Cássia Campbell Machado Botteon. 2013. 111 p. Dissertação (Mestrado em Ciências) - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE VETERINÁRIA, Seropédica, RJ, 2013. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2487. Acesso em: 28 fev. 2021.

     

    ³BOVINOCULTURA de Leite: Princípios da Ordenha. In: INSTITUTO BABCOCK PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA LEITEIRA INTERNACIONAL. Bovinocultura de Leite: Princípios da Ordenha. Paraná: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), 5 out. 2013. Disponível em: https://referenciabibliografica.net/a/pt-br/ref/abnt. Acesso em: 28 fev. 2021.

    4MACEDO, Susana Nori de; SANTOS, Marcos Veiga dos. Uso de oxitocina em vacas leiteiras. In: MACEDO, Susana Nori de; SANTOS, Marcos Veiga dos. Uso de oxitocina em vacas leiteiras. FEV-13. ed. Piracicaba, SP: Revista leite integral, 1 fev. 2013. Disponível em: https://www.revistaleiteintegral.com.br/noticia/uso-de-oxitocina-em-vacas-leiteiras. Acesso em: 2 mar. 2021.

     

    5MESQUITA, Alan Andrade. OCITOCINA NA PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO DO LEITE. Orientador: Prof. Dr. Kleber Pelícia. 2012. 49 p. Dissertação (Mestre Profissional em Sistemas de Produção na Agropecuária.) - UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO, Alfenas, MG, 2012. Disponível em: http://tede2.unifenas.br:8080/jspui/handle/jspui/62. Acesso em: 2 mar. 2021.

     

    6SPÉZIA, João Paulo Silva et al. Efeito de diferentes doses de ocitocina sobre a produção leiteira de fêmeas bovina. Ocitocina, Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 9, ed. 2, p. 215-222, 2015. Disponível em: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/247. Acesso em: 1 mar. 2021.

     

  • Palavras-chave
  • Ocitocina exógena, produção leiteira, processo de ordenha, boas práticas de manejo, fisiologia do úbere.
  • Área Temática
  • Zootecnia e Produção Animal
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A primeira edição, conhecida como Colóquio Técnico e Científico da Medicina Veterinária do UniBH, foi um evento institucional organizado pelo Núcleo Docente Estruturante da Medicina Veterinária representado pelo até então coordenador Prof. Bruno Antunes Soares junto aos até então professores Prof. Prhiscylla Sadana Pires, Prof. Breno Mourão de Sousa, Profa. Fabrizia Portes Cury Lima e Profa. Camila Stefanie Fonseca de Oliveira. O evento teve como objetivo a divulgação e apresentação de resultados relevantes dos trabalhos interdisciplinares, pesquisas de campo, atividades de extensão, relatos de casos e projetos de pesquisas realizados pelos acadêmicos de Medicina Veterinária desta e de outras instituições de ensino.

Atualmente, o evento leva o nome de Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente e ainda segue os mesmos princípios, porém com equipe atualizada. Assim, a sétima edição do evento teve sua Comissão Organizadora composta por alunos de Medicina Veterinária das diversas Instituições de Ensino do Grupo Ânima Educação, sob a o orientação de Prof. Prhiscylla Sadana Pires, Prof. Gabriel Almeida Dutra, M.V. Luisa Andrade Azevedo, M.V. Vinicius Santos Moura, Prof. Breno Mourão de Sousa e Prof. Gabriel Dias Costa. 

Alunos e Instituições de Ensino envolvidas:

  • Bruna Pereira da Silva, Larissa Chyara Macclawd Vieira, Giovanna Caroline Albergaria Silva, Estéfany Gabrielly Lima Mendes, Isabela Assunção Martins - Centro Universitário de Belo Horizonte UniBH
  • Maria Luíza Andrade Quites Salazar Diniz, Fernanda Martins de Souza Leite - Centro Universitário Una Uberlândia
  • Giovana Alcantara Garcia - Universidade São Judas Tadeu (Campus Unimonte)
  • Thays Francielle Ferreira Silva, Míriam Cristina Alves de Oliveira Campos - Centro Universitário Una Contagem
  • Larissa Araújo Godoy - Médica veterinária autônoma

A Comissão Organizadora do VII Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente torna público os Anais do Evento.

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS - 2021/1

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO

A Comissão Organizadora do VII Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente torna público o presente edital de submissão de trabalhos científicos, visando a seleção de trabalhos para serem apresentados no evento, que ocorrerá entre os dias 21 A 25 DE JUNHO DE 2021.

Qualquer contato com a Comissão Organizadora deve ser realizado pelo primeiro autor utilizando o e-mail v.coloquio.vet@gmail.com. É importante que o título do resumo e nome do autor seja informado no e-mail enviado, caso contrário este não será respondido. Informações e lembretes importantes sobre datas, erratas de edital e palestras e oficinas realizadas pela organização do evento podem ser acessadas pelo Instagram @colóquio.scm.

 


 

1. INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO

1.1 Todos os interessados podem participar do processo de submissão de resumos, no entanto os trabalhos devem ser inéditos nas áreas de saúde única, ciências agrárias e meio ambiente.

1.2 Os resumos dos trabalhos devem ser enviados para avaliação exclusivamente através da plataforma Doity, sendo que a INSCRIÇÃO deverá ser realizada até o dia 02 de abril de 2021 e a SUBMISSÃO do trabalho deve ser feita até o dia 10 de abril de 2021.

1.3 A inscrição deverá ser realizada pelo primeiro autor, não sendo necessário que os coautores se inscrevam.

1.3.1 No momento da inscrição, será cobrada uma taxa de R$10,00 (dez reais) por trabalho. Esse investimento será convertido nas oficinas e palestras de orientação aos autores e na premiação desta edição do evento. Além disso, o valor arrecadado será convertido na manutenção da plataforma escolhida para a submissão e publicação dos resumos.

1.4 A submissão deverá, também, ser realizada pelo primeiro autor. O preenchimento incorreto do formulário de submissão pode acarretar na rejeição do resumo.

1.4.1 No campo “DADO(S) DO(S) AUTOR(ES)” é obrigatório que seja informado o nome de todos os autores (autor principal e co-autores) responsáveis pelo resumo. A ordem de indicação dos autores no momento de submissão do trabalho deve ser a mesma que está disposta no resumo e será a mesma a ser emitida no certificado de apresentação do trabalho. Clique em “+ADICIONAR CO-AUTOR” para preencher o nome de todos os envolvidos, incluindo os orientadores.

1.4.2 Fica sob responsabilidade do primeiro autor incluir o nome de todos os co-autores (incluindo os orientadores) do resumo no momento da submissão. Caso o trabalho seja aprovado, a emissão do certificado será feita de acordo com os dados preenchidos no momento da submissão, não havendo possibilidade de correção desse certificado.

1.4.4 O eixo temático do trabalho deve ser indicado no momento da submissão, seguindo o item 2.1 previsto neste edital.

1.4.5 O tipo de resumo deve ser indicado no momento da submissão, podendo ser relato de caso, revisão literária ou relato de resultados de pesquisa e/ou projeto de extensão.

1.4.6 As referências bibliográficas devem ser listadas no momento da submissão no campo “Referências bibliográficas”, seguindo as normas ABNT, em ordem alfabética de autores e numeradas.

1.4.7 Todos os resumos de mesmo título com o mesmo autor enviados repetidamente serão automaticamente REJEITADOS, assim só serão aceitos trabalhos submetidos uma única vez.

1.4.8 O arquivo do resumo a ser submetido deve ser exclusivamente em Documento Word.

1.5 Os resumos aceitos e apresentados implicam, por parte dos autores, na autorização para que estes sejam publicados nos Anais: Resumos Expandidos do VII Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente e em outros meios que a Comissão Organizadora possa determinar, de forma que as informações nele contida e direitos autorais são de única responsabilidade de seus autores.

1.5.1 Caso o trabalho aprovado e apresentado não tenha sido publicado nos Anais: Resumos Expandidos do VII Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, o primeiro autor terá o prazo de 15 dias após a publicação dos Anais para entrar em contato recorrendo à decisão.

1.6 Qualquer intercorrência ou disparidade presente em algum trabalho será julgada pela Comissão Organizadora do evento.

 

2. EIXOS DOS TRABALHOS

2.1. Serão aceitos, independente da categoria escolhida, trabalhos nos seguintes eixos temáticos:

I – Anatomia e Histologia Veterinária

V – Clínica e Cirurgia Veterinária

IX – Manejo e conservação de solos

XIII – Saúde Única

II – Fisiologia e Farmacologia Veterinária

VI – Reprodução e Biotecnologia Animal

X – Botânica e fisiologia vegetal

XIV – Agronegócio

III – Patologia animal

VII – Zootecnia e Produção Animal

XI – Nutrição mineral de plantas

XV – Ciências Agrárias

IV – Medicina veterinária preventiva

VIII – Inspeção e Tecnologia de produtos de origem animal

XII – Meio ambiente

XVI – Geologia

2.2. Não serão aceitos trabalhos do tipo:

2.2.1 Descrição de projetos de pesquisa e/ou outras atividades que não apresentem resultados.

2.2.2 Resumo sem revisão gramatical, ortográfica, de digitação e de conteúdo.

2.2.3 Trabalhos que não se adequarem às normas pré-estabelecidas neste edital.

2.2.4 Trabalhos que não sigam os modelos de resumo expandido disponibilizado pela Comissão Organizadora, disponíveis no item 3.1. deste edital.

 

3. REGRAS PARA ESTRUTURAÇÃO DOS RESUMOS

3.1 Os modelos do resumo expandido podem ser baixados no drive do VII Colóquio pelo link abaixo, podendo ser relato de caso, revisão literária ou relato de resultados de pesquisa e/ou projeto de extensão. Atenção: o autor deve acessar o documento em PDF de INSTRUÇÕES PARA USO DOS MODELOS DE RESUMO para melhor uso dos modelos disponibilizados.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DRIVE COM OS MODELOS DE RESUMO

3.1.1 O resumo deverá ser submetido exclusivamente em documento Word. Serão rejeitados trabalhos submetidos como qualquer outro tipo de arquivo.

3.1.2 Serão rejeitados resumos que apresentem elementos gráficos fora do padrão previsto neste edital, bem como aqueles que possuem elementos (figuras e tabelas) não autorais sem fonte referenciada no texto, como mostra nos modelos de resumo previstos no item 3.1 deste edital.

3.1.3 Três tipos de resumo podem ser submetidos: relato de caso, revisão literária ou resultados de pesquisa e/ou projeto de extensão.

3.1.4 Qualquer intercorrência ou disparidade presente em algum trabalho será julgada pela Comissão Organizadora do evento.

3.2 O resumo deverá ser redigido em português do Brasil, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor.

3.3 Autoria dos resumos.

3.3.1 Cada participante inscrito poderá ser primeiro autor em até dois trabalhos, exceto na modalidade revisão literária, onde será limitado a apenas uma submissão. Não existe limite de participação como coautor.

3.3.2 Cada trabalho pode ter no máximo sete integrantes: sendo um autor principal e seis co-autores.

3.3.3 É recomendado que o resumo tenha pelo menos um orientador que seja professor e/ou mestre e/ou doutor, podendo este ser de qualquer Instituição de ensino superior.

3.3.4 O resumo deve conter o endereço de contato (e-mail) do primeiro autor, como está exemplificado no modelo previsto no item 3.1 deste edital.

3.3.5 A submissão do resumo e qualquer tipo de comunicação com a Comissão Organizadora do evento fica sob responsabilidade exclusiva do primeiro autor e deve ser feita exclusivamente pelos meios de comunicação previstos neste edital.

3.4 O resumo deve ser submetido exclusivamente como Documento Word, com o limite máximo de uma (1) página e os elementos textuais devem ser distribuídos em duas colunas, seguindo o modelo previsto no item 3.1 deste edital.

3.4.1 Documentos submetidos contendo comentários de autores e/ou orientadores serão rejeitados.

3.5 Elementos obrigatórios em qualquer modalidade de resumo.

Deve ser utilizada margem de 1,27 cm nas margens superior e inferior e de 0,75 cm nas margens laterais do texto. O resumo expandido deverá conter os elementos abaixo, seguindo o modelo previsto no item 3.1 deste edital e a tabela a seguir:

• Cabeçalho (seguir o modelo previsto no item 3.1 deste edital): fonte Arial Rounded MT, tamanho 14, centralizado. A logo do Colóquio deve estar lateralizada à direita e em.

• Título do resumo: deve ser o mais breve e objetivo possível, utilizando no máximo 120 caracteres (contando os espaçamentos);

• Autores: no máximo sete integrantes;

• Introdução e conclusão: espaçamento simples entre as linhas, com espaçamento de 2pt entre parágrafos;

ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS

A FONTE ARIAL DEVE SER UTILIZADA DURANTE TODO RESUMO

(EXCETO NO CABEÇALHO, QUE DEVE SER ARIAL ROUNDED MT BOLD)

TÍTULO DO RESUMO

Tamanho 11 em negrito, caixa alta, justificado e centralizado (com no máximo 120 caracteres, contando os espaçamentos)

AUTORES

Tamanho 10 em negrito e centralizado

Exemplo: Karen Machado Magalhães¹*, Bruna Pereira da Silva¹, Luisa Andrade Azevedo² e Gabriel Almeida Dutra³.

VÍNCULOS INSTITUCIONAIS

Tamanho 7 em itálico e centralizado

Exemplo: ¹Graduando em Medicina Veterinária – UniBH – Belo Horizonte/MG – Brasil – *Contato: karen@mail.com

²Médica Veterinária autônoma (colocar vínculo com clínica, se for o caso)

³Professor de Medicina Veterinária – UniBH – Belo Horizonte/MG – Brasil

CORPO DO TEXTO

Tamanho 9, com os títulos em negrito, caixa alta e justificado

*Os exemplos estão em itálico para destacá-los na tabela.

A não inclusão, retirada e/ou alteração de qualquer elemento obrigatório no texto será punida com a rejeição do trabalho.

3.6 Elementos obrigatórios do resumo de relato de resultados de pesquisa (devem ser inseridos entre a introdução e a conclusão).

• Material e Métodos e Resultados e Discussão: espaçamento simples entre as linhas, com espaçamento de 2pt entre parágrafos, seguindo o modelo previsto no item 3.1 deste edital.

3.7 Elementos obrigatórios do relato de caso (devem ser inseridos entre a introdução e a conclusão).

• Relato de caso e discussão: espaçamento simples entre as linhas, com espaçamento de 2pt entre parágrafos, seguindo o modelo previsto no item 3.1 deste edital.

3.8 Elementos obrigatórios da revisão de literatura (devem ser inseridos entre a introdução e a conclusão).

• Material e Métodos e Revisão de literatura: espaçamento simples entre as linhas, com espaçamento de 2pt entre parágrafos, seguindo o modelo previsto no item 3.1 deste edital.

3.9 Elementos opcionais em qualquer modalidade de resumo

• Figuras, tabelas e outros elementos gráficos: devem ser citados no corpo do texto pelo menos uma vez e estar o mais próximo possível dessa citação. Devem estar sempre centralizados com a coluna onde se localizam e possuir um título breve (fonte Arial, tamanho 9) e autoexplicativo, centralizado com a figura e separado do parágrafo anterior por um enter, seguindo o exemplo apresentado nos modelos previstos no item 3.1 deste edital.

• Apoio: nome(s) ou imagem(ns)/logomarcas dos apoiadores, caso se aplique. Deve vir após o tópico de referências bibliográficas (título e texto em caixa alta, fonte Arial tamanho 7, em negrito e centralizado).

3.10 As referências bibliográficas devem ser listadas e numeradas em ordem alfabética no momento da submissão do trabalho, sendo inseridas no campo “Referências bibliográficas”. O mínimo de referências exigidas por trabalho são quatro e o máximo são dez. O autor deve dar preferência a artigos científicos atuais (últimos dez anos) com indexação, sendo que as demais referências poderão ser julgadas pela banca como válidas ou não. Trabalhos submetidos sem referências serão rejeitados imediatamente pela Comissão Organizadora.

Exemplo:

1. ALACS, E.A.; GEORGES, N.N. DNA detective: a review of molecular approaches to wildlife forensics. Forensics Science, Medicine, and Pathology 6: 180-194, 2009.

2. BUTLER, J.M. Mitochondrial DNA analysis In Forensic DNA typing: biology, technology, and genetics of STR markers. 2ed. Elsevier, Capítulo 10, p.376-389, 2010.

3. GARRIDO, R.G.; RODRIGUES, E.L. Contribuições da biologia molecular para a proteção animal e a investigação dos crimes contra a fauna. Revista Semioses, V11, n.04, 2017.

3.11 As pesquisas com seres humanos ou animais devem ser aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa, respeitando a resolução 466/2012 do Ministério da Saúde. Tal aprovação deve ser explicitada no tópico “Material e métodos” do resumo.

3.12 Frases ou palavras com letras maiúsculas ou qualquer outro tipo de destaque não devem estar presentes no corpo do resumo, à exceção de gênero e/ou espécie de seres vivos, que devem estar grafados conforme normas internacionais.

3.13 O uso de abreviaturas será permitido apenas após sua identificação, por extenso, em algum ponto anterior no resumo.

 

4. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

4.1 Trabalhos que não seguirem os critérios estabelecidos na Seção 3 deste Edital serão rejeitados.

4.2 Os resumos serão avaliados por uma Comissão Científica formada por professores universitários, médicos veterinários e outros profissionais de áreas agrárias e afins, definida pela Comissão Organizadora do evento.

4.3 Correção de resumos:

4.3.1 Caso julgue pertinente, a Comissão Científica poderá devolver o trabalho aos autores para que os mesmos façam adequações para publicação do trabalho.

4.3.2 A correção realizada pela Comissão Científica será feita através de comentários no documento Word, podendo estes serem em formato de sugestão ou modificação obrigatória. O autor não é obrigado a modificar o texto caso receba uma correção em formato de sugestão, mas é mandatório que seja feita a modificação obrigatória.

4.3.3 Cada trabalho poderá receber no máximo uma correção. Trabalhos que não sejam adequados dentro dessa correção serão imediatamente rejeitados.

4.3.4 O autor poderá questionar a modificação obrigatória, caso seja pertinente, por meio de comentários no texto, estando ciente que, o trabalho poderá ser rejeitado caso a banca não concorde com o questionamento.

4.3.5 Após realizar a correção do resumo, o autor fica responsável por reenviar o trabalho para banca através da plataforma Doity. A versão final do trabalho deve estar sem nenhuma caixa de comentário.

4.4 Como critério de avaliação dos resumos, será levado em consideração os seguintes quesitos (dando notas de 0,0 a 5,0):

  • Originalidade
  • Relevância
  • Coerência entre tópicos apresentados
  • Estrutura gramatical
  • Atende às normas do edital

 

5. RESULTADOS

5.1 Até o dia 16 de maio de 2021, os autores serão comunicados por e-mail sobre a aprovação ou reprovação de seus trabalhos.

5.2 As datas, horários e link de acesso às apresentações dos trabalhos aprovados serão enviados por e-mail para os autores.

5.3 Qualquer intercorrência ou disparidade será julgada pela Comissão Organizadora do evento.

 

6. APRESENTAÇÃO NA CATEGORIA “PÔSTER”

6.1. Os trabalhos aceitos serão apresentados de forma 100% online em formato de pôster durante o evento, devendo pelo menos um dos autores estar online durante a apresentação do pôster.

6.1.1 A apresentação deve estar em PDF e possuir apenas uma páginaO modelo de design para o pôster é livre e deverá ser definido pelos autores, podendo ser utilizados programas como PowerPoint, Word ou similares para montagem deste. Os autores devem seguir as regras apresentadas no item 6.11 do presente edital para montagem do pôster.

6.2 Será enviado um e-mail para o autor principal contendo as datas e horários de apresentação.

6.3 Cada apresentador terá 10 minutos de apresentação e 10 minutos de arguição com a banca.

6.4 É necessário que a câmera e o microfone do apresentador sejam habilitados no momento da apresentação.

6.5 O resumo deve ser projetado na tela para a banca avaliadora.

6.6 Membros da Comissão Organizadora estarão disponíveis na sala para auxiliar os apresentadores. O tempo gasto projetando o resumo na tela não será descontado no tempo da apresentação.

6.7 Caso aconteça algum imprevisto julgado pela Comissão Organizadora como não prejudicial para a apresentação, o apresentador não terá seu tempo prejudicado.

6.8 Cada trabalho apresentado receberá a certificação de apresentação e será publicado nos Anais do VII Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente. Caso o trabalho não seja apresentado, ele não será publicado nos anais do evento. Não haverá certificado para a publicação nos Anais do evento.

6.9 Os resumos concorrem à premiação de Relevância Acadêmica e Menção Honrosa do VII Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente e serão apresentados em uma banca especial definida pela Comissão Organizadora.

6.10 Não será permitido apresentar em horário diferente do selecionado pela Comissão Organizadora.

6.11 O pôster deve ser preparado de acordo com as seguintes normas:

  • O título do pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado.
  • Abaixo do título e em letra menor deverá conter o nome dos autores (de acordo com a ordem indicada na submissão) separados por ponto e vírgula, com as respectivas instituições indicadas.
  • O nome do apresentador deve estar sublinhado.
  • As referências devem estar presentes no resumo durante a apresentação, podendo estar listadas como no momento da submissão do trabalho ou vinculadas a um QR Code que poderá ser scaneado pela banca no momanto da apresentação.
  • O pôster deve estar na orientação “retrato”.

6.12 Após a escolha do autor apresentador, fica expressamente proibida a manifestação dos demais autores durante e após a apresentação do trabalho.

 

7. CERTIFICAÇÃO

7.1 Cada trabalho apresentado receberá um certificado de apresentação no VII Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente na forma de resumo expandido e pôster.

7.2 Os certificados serão enviados por e-mail para o primeiro autor do trabalho após a apresentação do pôster e é de responsabilidade dele enviar para os coautores.

7.3 Será fornecido apenas um certificado por trabalho, especificando os autores e co-autores na ordem indicada no resumo submetido.

7.4 Será emitido o certificado apenas uma vez para cada trabalho, salvo em casos de erros na diagramação ou digitação vindo de parte da Comissão Organizadora. A emissão do certificado será feita de acordo com os dados preenchidos no momento da submissão, não havendo possibilidade de correção de erros cometidos pelos autores durante a submissão do trabalho.

7.4.1 Autores com problemas no certificado devem entrar em contato com a Comissão Organizadora do VII Colóquio em até 15 dias após o envio deste.

 

8. PREMIAÇÃO: RELEVÂNCIA ACADÊMICA E MENÇÃO HONROSA

8.1 Dentre os trabalhos aceitos para apresentação no VII Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, será feita uma seleção pela Comissão Científica e Organizadora dos melhores trabalhos.

8.2 Essa seleção será baseada nas notas dadas para os trabalhos (item 4.4) no momento da avaliação do resumo através da plataforma.

8.3 Os trabalhos selecionados serão apresentados para uma banca avaliadora especial para concorrerem à certificação ilustre do VII Colóquio. Após essa apresentação para a banca avaliadora, os trabalhos receberão um certificado de Relevância Acadêmica.

8.4 Além disso, serão premiados com um certificado de Menção Honrosa e um prêmio (a definir) 2 trabalhos de cada modalidade (revisão literária, relato de caso e resultado de pesquisa). Essa segunda premiação será baseada na apresentação dos resumos para a banca especial.

8.5 Para a seleção dos trabalhos que seguirão para a apresentação em banca será utilizado como método de avaliação a média das notas dos quesitos a seguir (serão atribuídas notas de 0,0 a 5,0 pela Comissão Científica):

  • Originalidade
  • Relevância
  • Coerência entre tópicos apresentados
  • Estrutura gramatical
  • Atende às normas do edital

8.6 Para a seleção dos 6 melhores trabalhos apresentados para a banca especial será utilizado como método de avaliação a média das notas dos quesitos a seguir (serão atribuídas notas de 0,0 a 5,0 pela banca avaliadora especial):

  • Organização do banner: apresentação, organização e didática
  • Objetividade e clareza na apresentação
  • Segurança e conhecimento do assunto
  • Empenho e desenvoltura do apresentador

8.7 Após a escolha do autor apresentador, fica expressamente proibida a manifestação dos demais autores durante e após a apresentação do trabalho para a banca especial.

8.8 Os trabalhos contemplados com o certificado de Menção Honrosa receberão, também, uma premiação em dinheiro no valor de R$350,00.

8.9 A premiação será divulgada pelo Instagram @coloquio.scm e acontecerá no dia 02 de julho de 2021.

 

9. PREMIAÇÃO: DESIGN DE PÔSTER

9.1 Dentre os trabalhos apresentados durante o VII Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, serão premiados os três melhores pôsteres desenvolvidos para a apresentação.

9.2 Para concorrer à premiação de melhor design de pôster, o autor deverá se inscrever através do formulário a seguir, completando os dados e anexando o arquivo em PDF do pôster utilizado na apresentação do trabalho. O formulário se encerra no dia 28 de junho de 2021, às 13h.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO

9.3 A Comissão Organizadora selecionará 15 pôsteres dentre os submetidos através do formulário para uma votação popular (aberta até 30 de junho de 2021, às 23h59), onde os três primeiros colocados serão premiados.

9.4 A votação será divulgada pelo Instagram @coloquio.scm após a data das apresentações.

9.5 Os responsáveis pelos três melhores pôsteres serão premiados com uma inscrição gratuita para a próxima edição do Colóquio.

9.6 Os trabalhos vencedores serão utilizados como exemplo durante as oficinas realizadas pela Comissão Organizadora.

9.7 A premiação será divulgada pelo Instagram @coloquio.scm e acontecerá no dia 02 de julho de 2021.

 

Belo Horizonte, 26 de fevereiro de 2021.

 

 

APOIO:

 

PRHISCYLLA SADANÃ PIRES
Coordenadora Regional MG/GO de Ciências Agrárias e Meio Ambiente

BRENO MOURÃO DE SOUSA
Coordenador de Curso no Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH

GABRIEL ALMEIDA DUTRA
Coordenador de Curso no Centro Universitário Una – Bom Despacho

GABRIEL DIAS COSTA
Coordenador de Curso no Centro Universitário Una – Contagem

  • Anatomia e Histologia Veterinária
  • Fisiologia ou Farmacologia Veterinária
  • Patologia animal
  • Medicina veterinária preventiva
  • Clínica e Cirurgia Veterinária
  • Reprodução e Biotecnologia Animal
  • Zootecnia e Produção Animal
  • Inspeção e Tecnologia de produtos de origem animal
  • Manejo e conservação de solos
  • Botânica e fisiologia vegetal
  • Nutrição mineral de plantas
  • Meio ambiente
  • Saúde Única
  • Agronegócio
  • Ciências Agrárias
  • Geologia

E-mail: v.coloquio.vet@gmail.com

Instagram: @coloquio.scm

Os anais das edições anteriores do Colóquio podem ser acessados através dos links abaixo:

 

I Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente(CSCM) - Vol. 1, 2018

II Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente(CSCM) - Vol. 2, 2018

III Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente(CSCM) - Vol. 3, 2019

IV Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente(CSCM) - Vol. 4, 2019

V Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente(CSCM) - Vol. 5, 2020

VI Colóquio Técnico Científico de Saúde Única, Ciências Agrárias e Meio Ambiente(CSCM) - Vol. 6, 2020