PERCEPÇÕES DE USUÁRIOS DE UMA UAPS DE FORTALEZA/CE SOBRE A ATUAÇÃO DO SUS NA SOCIEDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Yatagan Moreira da Rocha
  • Co-autores
  • Karine de Moura Carlos , Natali Lemos Fernandes , Victor Mateus Nogueira Antunes , Anna Clarice de Lima Nogueira , Rute Mattos Dourado Esteves Justa
  • Resumo
  • Introdução: O Sistema Único de Saúde (SUS) abrange serviços de saúde assistenciais médicas, como Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), Unidades de Pronto Atendimento, policlínicas e hospitais especializados, entretanto, o SUS não limita-se somente às práticas clínicas médicas, mas também a ações que visam promover, resguardar e acompanhar tudo relacionado à saúde da população brasileira, tendo como exemplos, ações de vigilância em saúde, controle e fiscalização de gêneros e serviços vinculados à saúde e na criação novas políticas públicas que viabilizem o bem estar social. Deste modo, ações promovidas principalmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde, podem sensibilizar e informar seus usuários sobre os campos de atuação do SUS e seu impacto na sociedade. Objetivo: Relatar a experiência de uma atividade educativa desenvolvida por estagiários de nutrição sobre os campos de atuação do SUS em uma UAPS de Fortaleza/CE. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, de caráter qualitativo, na modalidade de relato de experiência. A atividade foi elaborada por acadêmicos do curso de nutrição, no período vespertino, com os usuários que estivessem aguardando atendimento na sala de espera de uma UAPS localizada em Fortaleza/CE, no dia 10 de novembro de 2020. A atividade iniciava-se com abordagens a grupos de usuários presentes na UAPS mediante convite para a participação da ação educativa, onde começava-se perguntando aos participantes sobre o que eles conheciam a respeito do SUS e se sabiam sobre sua atuação na sociedade. Após esse momento, mostrava-se um painel com 12 ilustrações de locais onde o SUS atua, que eram: Merenda escolar; Campanha de vacinação; Controle de potabilidade da água; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Vigilância sanitária; Postos de saúde; Hospitais públicos; Controle de qualidade dos alimentos; Transplante de órgãos; Transfusão de sangue; Farmácia popular; e Distribuição de preservativos. A partir da visualização desses serviços, era perguntado aos participantes em quais daqueles locais eles consideravam ter atuação do SUS. Para fins de organização da dinâmica e anotação dos dados, o serviço prestado era citado e os participantes levantavam a mão para cada serviço que concordassem pertencer ao SUS. Após esse momento, eram realizadas as devidas elucidações sobre a temática e explicava-se que todos aqueles serviços integravam o SUS de alguma maneira, sendo dada ênfase maior naqueles serviços onde os participantes tinham mais dificuldades em reconhecer sua atuação no SUS, discutindo como era a atuação específica daquele serviço. A atividade teve duração aproximada de duas horas, sendo rotativa para abranger todas as áreas da UAPS, e assim, atingir o maior número de usuários. Posteriormente, as respostas registradas dos usuários para cada serviço perguntado foram calculadas para a obtenção da frequência simples e porcentagem. Resultados: Participaram da ação educativa 25 usuários da UAPS, com faixa etária de 20 a 60 anos, sendo a maioria (88%; n=22) pertencente ao sexo feminino. Durante a condução da atividade, o tema SUS era abordado de diversas formas, seja com uma pergunta introdutória ou com um exemplo de sua atuação na sociedade, em seguida os participantes foram estimulados a discutir a temática, relatando algum tipo de dúvida ou situação que vivenciaram como usuários do SUS. Após a apresentação do painel de ilustrações, os usuários mostraram-se participativos, comentando entre si os itens presentes no painel, procurando associar cada serviço citado com alguma vivência pessoal ou outrora referida por terceiros acerca da atuação do SUS naquela problemática. Em relação às repostas dos participantes acerca da dinâmica dos serviços que “atuam ou não no SUS”, os itens que obtiveram maior desconhecimento e não foram classificados como serviços do sistema, segundo os participantes, foram: Merenda escolar (64%), Controle de potabilidade da água (40%) e Controle de qualidade dos alimentos  (40%), enquanto que, Vacinação, Postos de saúde, Hospitais públicos e Distribuição de preservativos obtiveram concordância geral dos participantes (100%) em pertencer ao sistema. Observou-se a falta de conhecimento por parte dos usuários de alguns serviços em que o SUS atua, porém aqueles vinculados a assistência médica frequentemente foram indicados como um serviço prestado pelo sistema, mostrando a desinformação dos usuários que muitas vezes utilizam serviços em que o SUS esteja presente fora da assistência médica e não têm o conhecimento disso, principalmente os serviços vinculados à água, alimentação e nutrição, diretamente associados ao estado de saúde de uma população. Conclusão: A atividade educativa foi realizada com êxito. Observou-se que serviços relacionados a água e alimentação foram os menos apontados como de responsabilidade do SUS, sendo constatado que o assistencialismo médico prestado nos centros de saúde (UAPS/hospitais) ainda é visto como referência no cuidado à saúde, bem como, a falta de informação e conhecimento sobre a pluralidade acerca dos serviços prestados pelo SUS por parte de seus usuários. Destaca-se a necessidade de abordagens voltadas para esta temática em UAPS, com intuito de proporcionar o empoderamento dos usuários a respeito do sistema que utilizam.

  • Palavras-chave
  • Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Comunidade.
  • Área Temática
  • Saúde Coletiva
Voltar Download
  • Alimentação Coletiva
  • Alimentos e Nutrição
  • Saúde Coletiva
  • Nutrição Clínica
  • Nutrição Esportiva

Comissão Organizadora

Unifametro
Alane Nogueira Bezerra
Isadora Nogueira Vasconcelos
Camila Pinheiro Pereira
Leonardo Furtado de Oliveira
Roberta Freitas Celedonio

Comissão Científica