Introdução: As práticas do estágio supervisionado são fundamentais na formação acadêmico-profissional do estudante e, através do Programa Bolsa de Incentivo à Educação (PROENSINO), surge a oportunidade da imersão de discentes no cenário de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro do contexto do SUS, o estágio de nutrição clínica-hospitalar ofertado pelo programa pode proporcionar um novo espaço de aprendizado ao estudante, auxiliando em sua formação. Objetivo: Relatar atividades, vivências e aprendizados no estágio de nutrição clínica do PROENSINO em uma unidade hospitalar de alta complexidade de Fortaleza-CE. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo-qualitativo acerca das vivências de Bolsistas-Estagiários de nutrição do PROENSINO em um hospital especializado em cardiologia e pneumologia de Fortaleza-CE durante 2018 a 2020. Resultados e Discussão: Os estagiários de nutrição clínica desenvolveram e participaram de diversas atividades, seja, na assistência à saúde com a atuação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em equipe multiprofissional, ações no campo interdisciplinar, criação de ferramentas úteis na prática da nutrição clínica. Durante o estágio do PROENSINO, além da aquisição de competências técnicas da área de nutrição foi aprendido a importância da multiprofissionalidade no cuidado ao paciente e o exercício da interdisciplinaridade enquanto acadêmico na área da saúde. Considerações Finais: Observa-se a importância de estágios, na dimensão do PROENSINO como importante mecanismo na formação acadêmico-profissional, permitindo que estudantes desenvolvam autonomia e segurança no exercício da profissão, promovendo novos saberes e contribuindo na formação diferenciada e humanizada do profissional da saúde.
Comissão Organizadora
Unifametro
Alane Nogueira Bezerra
Isadora Nogueira Vasconcelos
Camila Pinheiro Pereira
Leonardo Furtado de Oliveira
Roberta Freitas Celedonio
Comissão Científica