Introdução: A monitoria se faz presente no ensino superior e é de grande importância para o acadêmico monitor, pois contribui para a prática do ato de ensinar, buscando o aprofundamento da temática estudada, além de proporcionar momentos únicos de aprendizados que servirá para a vida acadêmica e profissional. Sendo assim, a biologia celular e molecular possui um papel fundamental nos estudos e na evolução da área da saúde, já que todos os seres vivos são constituídos de células e entender os mecanismos biológicos muitas vezes são complexos e de difícil assimilação. As aulas práticas surgem como alternativa descontraída e instigante como forma de facilitar o aprendizado em Biologia. Objetivo: Demonstrar como é realizado as aulas práticas de biologia celular e molecular, em especifico a prática da célula da mucosa bucal e escrita de relatório prático. Método: Trata-se de um relato de experiência realizado através das vivências do projeto de monitoria da disciplina de Biologia Celular e Molecular no Centro Universitário Inta – Uninta de Itapipoca. Neste relato a aula prática em destaque é sobre as células da mucosa bucal no microscópio. Inicialmente os alunos devem ter uma vestimenta adequada para entrar na sala, para a segurança e o professor responsável irá informar o que deverá ser feito, instruindo todos para a prática ser efetuada. O procedimento prático consiste em raspar swab a parte interna da bochecha, fazer um esfregaço espalhando sobre uma lâmina de vidro o material, no intuito de observar e identificar a membrana plasmática, citoplasma e núcleo da célula. Após a realização do experimento foi repassado e explicado aos discentes o modelo de relatório. Resultados: Constatou-se que as aulas práticas são importantes por ser um momento descontraído e que gera mais curiosidade nos alunos, existindo mais questionamentos e vontade de aprender, mesmo com as dificuldades do manuseio, houve um apoio tanto do docente como a monitora, realizando uma aula satisfatória para todos. A observação da célula foi possível por todos, identificando a membrana, citoplasma e núcleo da mucosa bucal. Verificou-se que os discentes conseguiram realizar o manuseio correto do microscópio, visto que muitos não entendiam o seu funcionamento e importância. Além disso, com o auxílio do monitor foi observado que a qualidade da escrita dos relatórios práticos foram melhorados com o tempo. Conclusão: A monitoria é uma grande ferramenta de aprendizado, tendo em vista que muitos alunos são beneficiados pela execução do monitor, além disso funciona como agente auxiliador do docente. O monitor sai com uma experiência ampla sobre as práticas pedagógicas exercidos durante as aulas realizadas.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca