CÉLULAS DA MUCOSA BUCAL NO MICROSCÓPIO:UM RELATO DE EXPERÊNCIA

  • Autor
  • Kailany Alves de Oliveira
  • Co-autores
  • Leonardo Sobreira Rodrigues
  • Resumo
  • Introdução:  A monitoria se faz presente no ensino superior e é de grande importância para o acadêmico monitor, pois contribui para a prática do ato de ensinar, buscando o aprofundamento da temática estudada, além de proporcionar momentos únicos de aprendizados que servirá para a vida acadêmica e profissional. Sendo assim, a biologia celular e molecular possui um papel fundamental nos estudos e na evolução da área da saúde, já que todos os seres vivos são constituídos de células e entender os mecanismos biológicos muitas vezes são complexos e de difícil assimilação. As aulas práticas surgem como alternativa descontraída e instigante como forma de facilitar o aprendizado em Biologia. Objetivo: Demonstrar como é realizado as aulas práticas de biologia celular e molecular, em especifico a prática da célula da mucosa bucal e escrita de relatório prático. Método: Trata-se de um relato de experiência realizado através das vivências do projeto de monitoria da disciplina de Biologia Celular e Molecular no Centro Universitário IntaUninta de Itapipoca. Neste relato a aula prática em destaque é sobre as células da mucosa bucal no microscópio. Inicialmente os alunos devem ter uma vestimenta adequada para entrar na sala, para a segurança e o professor responsável irá informar o que deverá ser feito, instruindo todos para a prática ser efetuada. O procedimento prático consiste em raspar swab a parte interna da bochecha, fazer um esfregaço espalhando sobre uma lâmina de vidro o material, no intuito de observar e identificar a membrana plasmática, citoplasma e núcleo da célula. Após a realização do experimento foi repassado e explicado aos discentes o modelo de relatório. Resultados: Constatou-se que as aulas práticas são importantes por ser um momento descontraído e que gera mais curiosidade nos alunos, existindo mais questionamentos e vontade de aprender, mesmo com as dificuldades do manuseio, houve um apoio tanto do docente como a monitora, realizando uma aula satisfatória para todos. A observação da célula foi possível por todos, identificando a membrana, citoplasma e núcleo da mucosa bucal. Verificou-se que os discentes conseguiram realizar o manuseio correto do microscópio, visto que muitos não entendiam o seu funcionamento e importância. Além disso, com o auxílio do monitor foi observado que a qualidade da escrita dos relatórios práticos foram melhorados com o tempo. Conclusão: A monitoria é uma grande ferramenta de aprendizado, tendo em vista que muitos alunos são beneficiados pela execução do monitor, além disso funciona como agente auxiliador do docente. O monitor sai com uma experiência ampla sobre as práticas pedagógicas exercidos durante as aulas realizadas.  

  • Palavras-chave
  • Biologia; Monitoria; Mucosa Bucal; Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • IV Mostra de Monitoria
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca