Introdução: Segundo a Lei n° 9.394/1996 - artigo 84, fica estabelecido que os discentes da educação superior poderão ser inseridos em tarefas de ensino e pesquisa pelas instituições na qual estão matriculados, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos. Dentre as matérias que os discentes podem optar para realizar a monitoria, está a disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, que tem como objetivo proporcionar um método sistemático e objetivo para a investigação, a fim de produzir conhecimento científico verificável e confiável. Objetivo: Relatar a experiência vivida nos semestres 2023.2 e 2024.1 sendo monitor da disciplina de metodologia da pesquisa científica. Método: Trata-se de um relato de experiência, oriundo das vivências enquanto monitor na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, das turmas de 1° semestre de enfermagem (2023.2) e 1° semestre de fisioterapia (2024.1). Foram realizadas monitorias, onde o intuito seria revisar os conteúdos que os professores passaram na aula, e tirar qualquer dúvida que os alunos pudessem apresentar, também foi realizado auxílios ao professor, no decorrer das aulas e nas provas, e por último foi realizado uma aula onde estive a frente, com a temática de criação de currículo lattes. Durante a disciplina, também foram realizados momentos em laboratório de informática, onde os alunos puderam de forma prática, vivenciar a busca de dados, nas principais bases de dados para uso na saúde. Resultados: Os momentos que estive com as turmas foram de grande aprendizado tanto para os alunos como para mim, estive obtendo mais confiança, perdendo minha timidez, e comecei a me expressar de maneira mais objetiva, comecei a entender mais sobre a responsabilidade da docência. As monitorias realizadas com as turmas, mostraram como os monitores podem auxiliar os alunos da disciplina a tirarem dúvidas em relação a matéria, e com a monitoria, além de conseguirmos rever um conteúdo tão importante, conseguimos ter mais domínio sobre o assunto, e de forma prática nos encaminha para a docência, traçando novos rumos e perspectivas dentro da formação acadêmica do estudante. A oportunidade que recebemos de ministrar uma aula nos mostra que os professores responsáveis pela disciplina e a universidade na qual estamos inseridos, confiam nos monitores para o repasse, sendo essa prática capaz de ajudar os alunos matriculados na disciplina e também auxiliando no desenvolvimento do monitor. A prática dos monitores, também exerce função importante sobre a criação de textos e relatos de experiências, e ajuda de forma prática a serem responsáveis por ministrar uma aula, auxiliando tanto no desenvolvimento profissional, como científico, que futuramente irá diferenciar os alunos no mercado de trabalho. Conclusão: A monitoria, auxilia tanto os alunos que estão vivenciando a matéria no momento, como também os alunos que já passaram por ela, a prática da monitoria abre portas para novas descobertas, como vocação para docência, ou para outras áreas na qual o aluno vai descobrindo com base no que irá viver na monitoria.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca