Introdução: No filme alemão, “A Onda” (2008), ao propor um experimento de uma
semana para seus alunos em uma escola de ensino básico alemã, o Prof. Rainer Wenger
acabou se tornando o representante de uma massa feroz e alienada de estudantes, fato que
fez com que o experimento extrapolasse a sala de aula. A obra audiovisual mostra o
surgimento de um movimento fascista, desde a ascensão até a queda deste. Utilizando o
livro “Vigiar e Punir: Nascimento da prisão” (1975) do pensador francês, Michel
Foucault, como aporte teórico-analítico nos aspectos que envolvem o nascimento de um
regime disciplinar autoritário. Objetivo: Delinear uma interlocução entre os escritos de
Michel Foucault, em “Vigiar e Punir: Nascimento da prisão” (1975), e o filme de origem
alemã, “A Onda” (2008). Método: O presente estudo trata-se de um estudo qualitativo,
de caráter exploratório, operado por meio de uma análise fílmica. Especificamente, foi
realizada a análise do conteúdo do filme, seguindo as seguintes etapas: Inicialmente, foi
identificada a temática do filme. Posteriormente, foi realizado o resumo da história e a
decomposição do filme em categorias analíticas, considerando a temática destacada na
primeira etapa. Assim, foram realizadas análises do filme, correlacionando com a obra
foucaultiana “Vigiar e Punir: Nascimento da prisão” (2014). Resultados: Em nossas
análises, o filme e a obra de Foucault assemelham-se ao descrever o nascimento de um
movimento disciplinar autoritário e as consequências deste na produção dos modos de
subjetivação dos indivíduos que compartilharam esse contexto. O movimento disparador
para evocar essa problematização no filme foi a resposta dos alunos ao professor sobre o
seguinte questionamento: “O surgimento de outro regime ditatorial seria impossível na
contemporaneidade?”. Conforme Foucault (1975), o desenvolvimento bem-sucedido de
um poder disciplinar está em três instrumentos, que à princípio podem parecer
inofensivos, como a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. O
professor age como o principal instigador do grupo, em três recortes temporais do filme
– “disciplina é poder”, “união é poder” e “ação é poder” – a partir desses recortes,
observa-se a influência desses instrumentos na dinâmica do grupo, que passam a ter suas
individualidades apagadas e tornando-se uma massa alienada. Conclusão: Em síntese, os
pensamentos de Foucault, em “Vigiar e Punir”, se tornam um aporte teórico
imprescindível para um entendimento mais profundo das temáticas apresentadas em “A Onda” (2008). A partir de suas reflexões é possível traçar paralelos entre as cenas do
filme e os conceitos apresentados pelo filósofo francês, nos quais se percebe que, como
no filme, movimentos semelhantes acontecem e se fortalecem sob os olhares da sociedade
contemporânea.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
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Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca