“A ONDA” E O CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE FÍLMICA FOUCAULTIANA SOBRE O PODER DISCIPLINAR

  • Autor
  • Ana Juliana de Freitas Gomes
  • Co-autores
  • Rochelly Rodrigues Holanda
  • Resumo
  • Introdução: No filme alemão, “A Onda” (2008), ao propor um experimento de uma 

    semana para seus alunos em uma escola de ensino básico alemã, o Prof. Rainer Wenger 

    acabou se tornando o representante de uma massa feroz e alienada de estudantes, fato que 

    fez com que o experimento extrapolasse a sala de aula. A obra audiovisual mostra o 

    surgimento de um movimento fascista, desde a ascensão até a queda deste. Utilizando o 

    livro “Vigiar e Punir: Nascimento da prisão” (1975) do pensador francês, Michel 

    Foucault, como aporte teórico-analítico nos aspectos que envolvem o nascimento de um 

    regime disciplinar autoritário. Objetivo: Delinear uma interlocução entre os escritos de 

    Michel Foucault, em “Vigiar e Punir: Nascimento da prisão” (1975), e o filme de origem 

    alemã, “A Onda” (2008). Método: O presente estudo trata-se de um estudo qualitativo, 

    de caráter exploratório, operado por meio de uma análise fílmica. Especificamente, foi 

    realizada a análise do conteúdo do filme, seguindo as seguintes etapas: Inicialmente, foi 

    identificada a temática do filme. Posteriormente, foi realizado o resumo da história e a 

    decomposição do filme em categorias analíticas, considerando a temática destacada na 

    primeira etapa. Assim, foram realizadas análises do filme, correlacionando com a obra 

    foucaultiana “Vigiar e Punir: Nascimento da prisão” (2014). Resultados: Em nossas 

    análises, o filme e a obra de Foucault assemelham-se ao descrever o nascimento de um 

    movimento disciplinar autoritário e as consequências deste na produção dos modos de 

    subjetivação dos indivíduos que compartilharam esse contexto. O movimento disparador 

    para evocar essa problematização no filme foi a resposta dos alunos ao professor sobre o 

    seguinte questionamento: “O surgimento de outro regime ditatorial seria impossível na 

    contemporaneidade?”. Conforme Foucault (1975), o desenvolvimento bem-sucedido de 

    um poder disciplinar está em três instrumentos, que à princípio podem parecer 

    inofensivos, como a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. O 

    professor age como o principal instigador do grupo, em três recortes temporais do filme 

    – “disciplina é poder”, “união é poder” e “ação é poder” – a partir desses recortes, 

    observa-se a influência desses instrumentos na dinâmica do grupo, que passam a ter suas 

    individualidades apagadas e tornando-se uma massa alienada. Conclusão: Em síntese, os 

    pensamentos de Foucault, em “Vigiar e Punir”, se tornam um aporte teórico 

    imprescindível para um entendimento mais profundo das temáticas apresentadas em “A Onda” (2008). A partir de suas reflexões é possível traçar paralelos entre as cenas do

    filme e os conceitos apresentados pelo filósofo francês, nos quais se percebe que, como

    no filme, movimentos semelhantes acontecem e se fortalecem sob os olhares da sociedade

    contemporânea.

  • Palavras-chave
  • Análise fílmica, Foucault, Poder disciplinar.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • I Mostra Científica de Pesquisa
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