Eficácia do tratamento cinesioterapêutico em pacientes com fratura de maléolo lateral e equilíbrio reduzido

  • Autor
  • Ingrid Ribeiro Viana de Souza
  • Resumo
  • Introdução: A fratura de maléolo lateral refere-se também a fratura de tornozelo, e o índice desta lesão está cada vez mais comum na atualidade, visto que essa região é responsável por fornecer firmeza e equilíbrio para todo o corpo. É comumente provocada por torção ou impacto por trauma direto, como por exemplo, em acidentes automobilístico. A cinesioterapia trata-se do uso do movimento do corpo como forma de tratamento fisioterapêutico e é de fundamental importância na reabilitação do paciente pós trauma, dando-se início logo após o período de imobilização, com o principal objetivo devolver a função e mobilidade do membro acometido para atividades diárias. Durante o estágio supervisionado I pude experienciar um caso de trauma ortopédico, em específico, fratura de maléolo lateral e como em busca do equilíbrio do mesmo, utilizamos de forma pontual a cinesioterapia. Objetivo: Relatar a importância das vivências práticas no estágio supervisionado e a importância da fisioterapia no tratamento cinesioterapêutico para o equilíbrio do paciente acometido por fratura de maléolo lateral. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado na Clínica Escola Universitária (CEU), localizada no município de Itapipoca no Estado do Ceará, no período de 04 de Março de 2024 a 15 de Maio de 2024. O paciente do sexo masculino, 57 anos de idade, é acompanhado pela instituição desde Outubro de 2022. O primeiro contato com o paciente foi dia 04 de Março, juntamente com a preceptora. Após avaliar a ficha de anamnese do mesmo, foi elaborado um plano de tratamento com exercícios ativo resistido específicos, bipodal, unipodal, treino de marcha, fortalecimento dos membros inferiores em prol equilíbrio, com uma frequência de atendimento em duas sessões semanais, com duração de 40 minutos cada, nos dias de segunda-feira e quarta-feira. Ao final de cada atendimento é feita a evolução para mensurar os ganhos e a evolução do paciente. Resultados: Pude observar uma evolução significativa e relatada pelo paciente em relação ao equilíbrio e fortalecimento, sendo possível conhecer mais sobre a patologia e praticar atividades vistas em sala de aula. Conclusão: A cinesioterapia, especificamente, mostrou-se eficaz no tratamento de reabilitação pós fratura de maléolo lateral, pois proporcionou ao paciente uma evolução rápida no equilíbrio, independente das intervenções fisioterapêuticas realizadas anteriormente.


    Palavras-chave: Cinesioterapia; Fisioterapia; Equilíbrio; Tratamento.

  • Palavras-chave
  • Cinesioterapia, Fisioterapia, Equilíbrio, Tratamento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • II Mostra Institucional de Estágios
Voltar Download

O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca  possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.

  1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
    • Destacamos que estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor, pois qualquer inobservância às normas acarretará na reprovação do resumo enviado.
    • Poderão inscrever resumos os docentes, discentes e demais profissionais de todos os cursos tanto do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca como das demais Instituições de Ensino Superior.
    • É permitida a submissão de trabalhos aos autores de quaisquer áreas do conhecimento conquanto seu resumo contemple o tema do evento.
    • Modificações no conteúdo do resumo, nomes de orientadores, autores, coautores e apresentadores não serão permitidas. Portanto, atenção as informações inseridas no ato da submissão, antes de finalizar verifique se realmente está tudo correto;
    • Há limitação no número de autores por trabalho: 06 (seis), sendo pelo menos um deles professor de instituição de ensino superior (IES) ou profissional com diploma de nível superior(orientador). Portanto, a presença de um professor ou profissional entre os coautores é obrigatória.
    • A apresentação oral é individual e deverá ser realizada, prioritariamente, pelo autor principal do resumo.

 

  • II Mostra Institucional de Estágios
  • IV Mostra de Monitoria
  • II Mostra de Extensão
  • I Mostra Científica de Pesquisa

Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca

Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca