Introdução: O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento com diversas apresentações clínicas que variam de acordo com a sua gravidade, grau I, II e III, de acordo com seu nível de dependência e desenvolvimento e são denominadas transtornos do espectro do autismo. O transtorno do espectro autista tem característica de um desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino. A etiologia do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Objetivo: Descrever os determinantes funcionais em crianças autistas. Método: Trata-se de estudo de revisão integrativa da literatura, com busca de artigos entre os anos de 2016 a 2024, nas bases de dados de estudos publicados Scielo, PUBMED, entre outras fontes, utilizando os seguintes descritores: Autismo; Funcional; Desenvolvimento; Neurodesenvolvimento. Foram utilizadas 4 referências para fazeresse presente trabalho, ambos em português com texto completo. Resultados: Os determinantes funcionais são os fatores que influenciam o seu comportamento e as habilidades. Podendo ter efeitos no desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Em crianças é essencial observar a capacidade funcional pois é uma maneira de identificarse características autística nesse indivíduo. Os impactos em pacientes com autismo são muito variados e tem uma possibilidade de impactar a vida cotidiana social, pois afetam diferentes aspectos do autocuidado, mobilidade, atividades funcionais e função social. Isso porque habilidades básicas, como sentar-se, comer, pegar objetos e andar, permitem que elas aprendam novas experiências e estimulem o aprendizado, considerando também, a possibilidade de alterações no tônus muscular, causando hipotonia, alterações posturais e alterações no padrão da marcha. Algumas crianças com TEA têm uma necessidade maior de auxílio de um cuidador, o que varia de acordo com o déficit funcional, apresentam uma habilidade de autocuidado, mobilidade baixa, tem um comportamento atípico com atividades sociais, apresentam dificuldade de manter/ter contato visual e físico com outros indivíduos. Conclusão: Diante disso, o entendimento sobre os determinantes funcionais em crianças autistas é fundamental, pois é a forma na qual se pode compreender como as experiências, interações sociais e ambiente afetam o seu desenvolvimento, e com isso seja possível criar estratégias e soluções que promovam o bem-estar e o desenvolvimento saudável dessas crianças, para que elas possam ser indivíduos funcionais que podem apesar de apresentar dificuldades em planejar e executar movimentos complexos, mais que consigam evoluir e viver de forma mais independente possível, realizando tarefas cotidiana.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca