Introdução: A escoliose idiopática é uma deformidade da coluna vertebral que é diagnosticada no adolescente com idade igual ou superior a 10 anos. O diagnóstico é dado por uma possivel curvatura da coluna vertebral superior. Fazendo radiografias simples para ter um diagnóstico completo e sensato. Essa doença possui como características clínicas: deformidades torácicas, posturas assimétricas e disfunção proprioceptiva, entretanto em crianças e adolescentes são frequentemente encontradas alterações posturais decorrentes das modificações que a coluna sofre em relação às mudanças do próprio corpo, o tratamento depende da gravidade da curvatura. Objetivo: Descrever a influência da funcionalidade na realização da avaliação em pacientes com escoliose idiopática. Metodologia: Essa pesquisa é uma revisão integrativa, que iniciou através do levantamento bibliográfico para escolha de múltiplas referências sobre o tema, utilizando a BVS, encontrando os artigos na seguinte base de dado: LILACS, identificando 18 artigos. Ao se aplicar os critérios de inclusão: texto completo, em lingua portuguesa, nos últimos 5 anos, finalizando com 3 artigos. Resultados: O papel do fisioterapeuta na avaliação da escoliose idiopática no acompanhamento do adolescente acontece através da avaliação da postura estática e dinâmica do paciente, sendo analisado através do teste de adams, que poderá identificar se o paciente tem alguma elevação considerável de um lado do tronco. também pode ser utilizado o escoliometro, um equipamento capaz de medir em graus a rotação do tronco, medir os membros inferiores e detectar diferenças no tamanho dos membros. Conclusão: De acordo com os dados obtidos nos presentes artigos, conclui-se que existe vários métodos de técnicas de avaliação que proporcionam um melhor diagnóstico, para assim refletir e adquirir um bom resultado aos pacientes que possuíram devidas alterações no equilibrio, na coordenação e nas lesões que causaram dores. Podendo ser utilizados no tratamento para a escoliose idiopática fisioterapia, órtese (como, colete e palmilhas), RPG (reeducação postural globalizada) e em alguns casos, se necessário fazendo também a utilização de medicamentos, como: analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca