Introdução: A prática da Fisioterapia na reabilitação de pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) veio cooperar para a prevenção e diminuição dos efeitos de imobilismo, redução da permanência dos pacientes no leito e na ventilação mecânica, trazendo uma melhor qualidade de vida para esses pacientes. Em 2011, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconheceu a especialidade de Fisioterapia em Terapia Intensiva, através da Resolução nº 402/2011. O conselho estabeleceu que a função do fisioterapeuta que trabalha nas UTIS é a de realizar avalição fisioterapêutica, mobilizar pacientes críticos, promover treinamento muscular respiratório, fazer remoção de secreção, realizar técnicas de expansão pulmonar e também monitorar a ventilação mecânica invasiva e não invasiva. Objetivo: Revisar na literatura científica a atuação da Fisioterapia frente aos pacientes internados na unidade de terapia intensiva e sua contribuição para a diminuição de tempo no leito aumentando sua qualidade de vida. Método: Este estudo trata-se de uma Revisão de literatura, a pesquisa foi realizada em Abril de 2024, em uma busca online na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), foram usados 3 descritores para a pesquisa: Importância, Fisioterapia, UTI, publicado nos últimos 5 anos. Dos 19 artigos encontrados foram selecionados 4 para a construção da pesquisa. Foram excluídos todos os artigos que não estavam disponíveis na integra. Resultados: A intervenção fisioterapêutica apresenta diversos métodos que são utilizados na UTI para a prevenção e tratamento do paciente, com resultados positivos e de acordo com a literatura encontrada. Conclusão: Através de artigos estudados, foi possível comprovar a importância da Fisioterapia em pacientes internados na unidade de terapia intensiva. Desta forma, a Fisioterapia é essencial, pois atua dentro da unidade tanto na prevenção de doenças como no tratamento contribuindo para alta precoce do paciente
Descritores: Fisioterapia, UTI, pacientes.
Referências
Silva, A. B., et al. (2020). "Impacto da fisioterapia respiratória na redução da incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica em pacientes de UTI: Revisão sistemática." Revista Brasileira de Fisioterapia, 24(2), 117-125.
Santos, C. D., et al. (2019). "Efeitos da mobilização precoce na funcionalidade muscular de pacientes em ventilação mecânica na UTI: Ensaio clínico randomizado." Revista de Fisioterapia do Brasil, 22(4), 321-330.
Oliveira, L. M., et al. (2018). "Avaliação do impacto da fisioterapia motora precoce na redução do tempo de internação em pacientes de UTI: Estudo de coorte." Revista de Fisioterapia Aplicada, 15(3), 210-218.
Lima, F. S., et al. (2017). "Efeitos do posicionamento adequado na prevenção de úlceras de pressão em pacientes de UTI: Revisão integrativa." Fisioterapia em Terapia Intensiva, 10(1), 45-52.
O desenvolvimento de atividades de cunho científico-acadêmico no Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca possibilita contextualizar o ensino superior em meio aos diversos discursos que se constroem na atualidade, mostrando sua identidade, originalidade e contribuição para as ciências e a sociedade entre as diversas instituições que compõem o cenário acadêmico cearense. Para tanto, a VII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA (UNINTA) CAMPUS ITAPIPOCA visa promover debates relacionados à relação entre Conhecimento e Prática, bem como divulgar as produções científicas da comunidade acadêmica da referida IES e áreas afins das cidades circunvizinhas de Itapipoca.
Realização: Coordenação de Pesquisa do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca
Apoio: Direção do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca